SEMIC E SEMITI Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SEMIC E SEMITI

    Sobre o SEMIC/SEMITI

    Seminário de Iniciação Cientifica (SEMIC)

    O Seminário de Iniciação Cientifica (SEMIC) é uma atividade anual da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização que tem a finalidade de divulgar as pesquisas em andamento e possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores (docentes e discentes) das diversas áreas de conhecimento da Universidade Federal do Maranhão.

    Para UFMA, é um desafio institucional e um símbolo da resistência dos pesquisadores que apesar dos graduais e significativos cortes nos investimentos na pesquisa brasileira nos últimos anos, acreditam que a partir da formação científica seja possível formar uma sociedade mais justa, igualitária e ética.

    O SEMIC, constitui-se de um momento de interação entre discentes e docentes da UFMA e de outras instituições do estado, por meio de apresentações de trabalhos, minicursos e palestras, de forma a contribuir para a formação dos jovens pesquisadores e de recursos humanos qualificados, estimulando o desenvolvimento da pesquisa e iniciação científica no Maranhão.

     LIVROS ANTERIORES DO SEMIC/CARDENOS DE RESUMOS

    (Clique para baixar)

     

    1988

    2009

    2010

    2011

    2012

    2013

    2014

    2015

    2016

    2017

    2018

    2019

    2020

     

     Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação da UFMA

    O Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação da UFMA ocorre por demanda do CNPq quando do convênio com a UFMA para repasse de bolsas de iniciação tecnológica. Neste evento, os bolsistas e seus respectivos orientadores têm a oportunidade de apresentar em público os resultados dos trabalhos, promovendo, portanto, a interação com a sociedade e permitindo que esta obtenha retorno de seus investimentos. Este formato de apresentação oral foi iniciado no evento de 2014 e foi de grande sucesso, tanto pelo lado do bolsista, que pôde mostrar os resultados a comunidade, como para a universidade, que pôde tomar conhecimento da sua produção tecnológica. Além disso, nesta edição, será promovida a participação de membros da comunidade/indústria para participar da avaliação dos trabalhos.

    CADERNOS DE RESUMO DO SEMITI

    (Clique para baixar)

    2017 2018 2019
    Fim do conteúdo da página