Sobre a DEMP/AGEUFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre a DEMP/AGEUFMA

    Difusão do Empreendedorismo
    A Divisão de Difusão do Empreendedorismo busca disseminar aspectos do empreendedorismo por todos os câmpus da UFMA através da inclusão diferentes formas de ensino-aprendizagem que possam contribuir efetivamente na formação de uma cultura empreendedora e de inovação. Diversas ações estão sendo realizadas com o objetivo de difundir os conceitos de empreendedorismo e inovação, além de buscar apoiar empreendimentos criados dentro da ambiente universitário e que apoiem a comunidade local.
     
    Empresas Juniores
    A Divisão de Empresas Juniores tem como objetivo fomentar a criação de empresas juniores no âmbito dos cursos de graduação da UFMA, propondo e implementando política de desenvolvimento, atuação e funcionamento destas empresas na Universidade. Visa incentivar e promover o movimento de empresas juniores de forma a impulsionar o empreendedorismo no ambiente universitário.
     
    Incubação de Empresas
    A Divisão de Incubação de Empresas visa estimular a formação da cultura empreendedora através do movimento de incubação de empreendimentos planejados e focados em resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Propicia condições favoráveis para o desenvolvimento de novos negócios por meio de processos de incubação nos setores social, cultural e tecnológico, concebendo e adotando políticas focadas na formação de empresas capazes de enfrentar desafios da sociedade, contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento econômico e social.
     

    Descubra mais sobre o Centro de Empreendedorismo da UFMA

    A geração de novos empreendimentos é responsável por contribuir com a produção de riquezas e desenvolvimento econômico e social. Não à toa, as nações têm investido um significativo esforço na implementação de políticas públicas voltadas ao estímulo de práticas empreendedoras, principalmente com o intuito de incrementar as taxas de empreendedorismo por oportunidade.

    Nesse contexto, as Universidades apresentam um papel fundamental, visto que constituem centros de excelência na geração de ciência e tecnologia. Para promover uma maior aproximação entre as Universidades e o setor produtivo, estimulando, desse modo, novos sistemas de inovação, são necessárias ações que estimulem e fortaleçam a cultura empreendedora dentro da comunidade universitária, contribuindo para inserir essas instituições dentro de um ecossistema favorável de inovação e empreendedorismo.

    Com o intuito de contribuir com esses objetivos a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criou o Centro de Empreendedorismo da UFMA (CEU), administrado pelo Departamento de Empreendedorismo e Inovação (DEMI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (PROEXCE). O CEU foi concebido como um espaço de interação entre a academia e o setor produtivo, estimulando ações que proporcionem a geração de novos empreendimentos, de fomento à cultura empreendedora e da execução de projetos que liguem a academia ao mercado.

    O Centro de Empreendedorismo da UFMA (CEU) foi inaugurado em novembro de 2014 e conta com 38 salas distribuídas em dois pavimentos, que abrigam diversas Empresas Juniores e Empresas em processo de incubação. No CEU ficam localizados ainda o Departamento de Empreendedorismo e Inovação (DEMI/PROEXCE) e a Incubadora de Base Tecnológica do Maranhão (INCUBEM).

    Fim do conteúdo da página