Departamento de Pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Departamento de Pesquisa

    A UFMA apresenta hoje uma rica diversidade em pesquisa científica e tecnológica, abrangendo todas as áreas do conhecimento, com mais de uma centena de grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq e um grande número de projetos com parceria do setor produtivo local. Como instituição executora, é responsável pela ampla maioria dos projetos financiados pelo CNPq no Estado, alcançando 76% dos projetos aprovados, 86% das bolsas de produtividade e 70% das bolsas de iniciação científica destinadas ao Maranhão pelo CNPq*.

    O setor responsável pelo desenvolvimento de políticas de gestão, expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica é o DPq (Departamento de Pesquisa) da PPPGI. Neste setor, são cadastrados e acompanhados projetos, grupos e núcleos de pesquisa, através da DIADP (Divisão de Acompanhamento e Divulgação de Projetos). Também através do DPq, a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) gerencia cerca de 500 bolsas destinadas a alunos de graduação, financiadas pelo CNPQ, FAPEMA e pela própria UFMA, como contrapartida. O PIBIC também é o responsável por organizar o SEMIC (Seminário de Iniciação Científica) através do qual jovens bolsistas de iniciação científica socializam suas pesquisas junto à comunidade acadêmica.

    Finalmente, O DPq também responde por políticas de gestão da Revista Cadernos de Pesquisa, periódico destinado à divulgação de pesquisas científicas.

    São atribuições do Departamento de Pesquisa:

    i) Estimular as atividades de pesquisa;

    ii) Identificar e estabelecer linhas de pesquisa prioritárias para a UFMA, considerando os cenários regional, nacional e internacional;

    iii) Incentivar a formação de novos grupos e núcleos de pesquisa;

    iv) Contribuir para a consolidação dos grupos e núcleos de pesquisa já existentes;

    v) Articular as atividades de pesquisa com as atividades de ensino e extensão;

    vi) Auxiliar pesquisadores na elaboração de projetos visando a captação de recursos financeiros;

    vii) Divulgar as atividades de pesquisas científicas e tecnológicas da UFMA.

    Fim do conteúdo da página