Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST)

    Diretoria de Gestão de Inovação e Serviços Tecnológicos

    A Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) tem como objetivo promover a prospecção, aceleração, acompanhamento e difusão da inovação e dos serviços tecnológicos que a Universidade Federal do Maranhão pode ofertar a sociedade, e conta com o professor Shigeaki Lima na sua direção.

    Essa diretoria estabelece mecanismos de monitoramento e prospecção de projetos de inovação, além dos serviços tecnológicos, por meio dos laboratórios e profissionais especializados em várias áreas do conhecimento, incluindo o compartilhamento de atividades com a iniciativa público/privada, como laudos, consultorias, acompanhamento e demais serviços.

    Essas ações são operacionalizadas por meio das coordenações de Prospecção e Aceleração de Inovação (CPIN) e de Projetos de Inovação e Prestação de Serviços (CPPS), e também da Divisão de Acompanhamento e Difusão (DAD) da DIST. 

    Diretor: Shigeaki Lima

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (2005), mestrado e doutorado em Sistemas de Energia (2008 e 2013 respectivamente). As áreas de interesse: técnicas inteligentes aplicadas a sistemas de potência, conversão de energia, microrredes inteligentes conectadas/isoladas, internet das coisas, geração distribuída com fonte eólica, solar, oceânicas e fluviais.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1754927233855300

    E-mail: ageufma.dist@ufma.br

    E-mail pessoal: shigeaki.lima@ufma.br


    Coordenações: 

    Coordenação de Prospecção e Aceleração de Inovação (CPIN/AGEUFMA)

    A Coordenação de Prospecção e Aceleração de Inovação (CPIN) tem como objetivo dar suporte aos docentes e discentes que necessitem de orientação e esclarecimentos sobre os mecanismos de inovação e de aceleração, além da constante prospecção acerca de servidores, equipamentos e laboratórios que possam fornecer serviços tecnológicos e de inovação para a sociedade.

    Coordenador: Samuel Caldas Carvalho de Lima

    Lattes: 

    E-mail: ageufma.cpin@ufma.br

    E-mail pessoal: samuel.carvalho@ufma.br

     

    Coord. de Projetos de Inovação e Prestação de Serviços (CPPS/AGEUFMA)

    A Coordenação de Projetos de Inovação e Prestação de Serviços (CPPS) tem o objetivo de dar suporte aos docentes que necessitem de orientação e esclarecimentos sobre o desenvolvimento de projetos de inovação e da prestação de serviços tecnológicos, além de realizar a coordenação dos projetos de inovação e de prestação de serviços submetidos por meio do sistema SIG à DIST em todas as etapas, da submissão, contrato e execução. Outras ações envolvem o desenvolvimento de procedimentos e mecanismos que viabilizem/incentivem o desenvolvimento de projetos de inovação, bem como na prestação de serviços tecnológicos no âmbito da UFMA.

    Coordenador: Alex Oliveira Barradas Filho

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4766794669249883

    E-mail: ageufma.cpps@ufma.br

    E-mail pessoal: alex.barradas@ufma.br


    Divisão de Acompanhamento e Difusão (DAD/AGEUFMA)

    A Divisão de Acompanhamento e Difusão (DAD) tem o objetivo de realizar o acompanhamento e a difusão dos projetos de inovação e de prestação de serviço cadastrados no sistema SIG à DIST, de forma a dar visibilidade a sociedade da qualidade e dos serviços promovidos pelos profissionais, pesquisadores e laboratórios existentes na instituição.

    E-mail: ageufma.dad@ufma.br

    Fim do conteúdo da página