Diretoria de Internacionalização (DIN) Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretoria de Internacionalização (DIN)

           A DIRETORIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (DIN) é um órgão assessor vinculado à Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), que propõe e coordena as ações institucionais voltadas à internacionalização da UFMA, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

             A DIN/AGEUFMA, em 2022, aprovou sua Política de Internacionalização por meio da Resolução nº 2.444, de 25 de Janeiro de 2022 . Em 2023, aprovou e instituiu a Política Linguística da UFMA com a Resolução Nº 3.050-CONSEPE em 27 de junho de 2023, que define as diretrizes, objetivos e valores da diversificação linguística e interculturalidade na UFMA. O objetivo é promover uma formação que abrange língua materna, Libras e línguas adicionais e estrangeiras, valorizando as relações internacionais e a inclusão social.

            A Diretoria articula contatos com outras instituições de excelência, incentivando seus  discentes, docentes e/ou pesquisadores a participarem em programas de mobilidade acadêmica, proporcionando a oportunidade de qualificarem seu conhecimento cognitivo e de expandirem sua conscientização cultural. Não obstante, centraliza, coordena e administra os processos de Cooperação Internacional e Interinstitucional, sempre incentivando o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, são atribuições da DIN:

    I - promover a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre a UFMA e as instituições estrangeiras  que possuam programas de interesse comum, de forma a viabilizar o intercâmbio e a permuta de conhecimento e experiências;

    II - estimular e apoiar as ações necessárias para que se realizem programas de intercâmbio universitário e cooperação científica, tendo em vista a mobilidade internacional dos discentes, docentes, servidores técnico-administrativos;

    III - oferecer suporte para recepção e acolhimento de discentes, docentes e demais visitantes estrangeiros;

    IV - aprimorar e consolidar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação por meio do estabelecimento de parcerias, redes, convênios ou acordos internacionais;

    V - incentivar a internacionalização de currículos dos cursos de graduação e pós-graduação;

    VI - viabilizar ações que permitam e promovam atividades acadêmicas em idiomas estrangeiros e de língua portuguesa para estrangeiros; e

    VII - incentivar e capacitar discentes, docentes e servidores técnico-administrativos no estudo de línguas e da cultura de outros países.

            Para tanto, a estrutura administrativa da DIN compreende a Diretoria Geral (DG), cargo pelo qual é responsável o Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfrônio - Diretor Geral (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5984945942545807), à qual se encontram vinculadas a Secretaria da Diretoria, as representações em cada campi da UFMA, o Comitê de Internacionalização (COINTER) e duas coordenações, a citar: Coordenação de Convênios e Parcerias Internacionais (CCPI) - Prof. Dr. Wendel Silva dos Santos, e a Coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência (CMAP) - Prof.ª Dra. Francimary Macêdo Martins

           Vale observar que, atualmente, a UFMA faz parte de diferentes associações para a promoção das políticas de internacionalização com o objetivo de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular a constante melhoria da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. Dentre estas podem ser destacadas: GCUB e FAUBAI.

           O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários, sendo composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras. 

           Trata-se da única entidade do gênero que congrega, num foro predominantemente acadêmico, o conjunto representativo de instituições de conhecimento que, no Brasil, podem reivindicar, de modo legítimo, o estatuto histórico-institucional de Universidade. No caso da UFMA, sua participação no GCUB possibilita que seus alunos, professores e pesquisadores possam exercer mobilidade academia em diferentes intuições estrangeiras, bem como receber equivalente em nossa instituição.

           Já a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais, promovendo a integração e a capacitação dos gestores da área através de seminários, workshops, reuniões regionais e nacionais e de sua Conferência Anual. A FAUBAI atua também na divulgação da diversidade e das potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

    Informações, dúvidas ou quaisquer outras orientações podem ser encaminhadas ao e-mail ageufma.secretariadin@ufma.br, ageufma.din@ufma.br.

    Atualizações em NOTÍCIAS: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/pagina_estatica.jsf?id=1437

     

    Fim do conteúdo da página