Notícias da DIN Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Notícias da DIN

    * Bolsa Santander Idiomas - English to Boost your Career 2022

    O Banco Santander e a Universidade da Pensilvânia oferecem 1.000 bolsas de estudo por meio de um programa online de proficiência em inglês para aqueles interessados em avançar em suas carreiras profissionais em um mercado de trabalho global.

    Você terá a oportunidade de melhorar suas habilidades no idioma inglês para atingir seus objetivos profissionais, escolhendo um dos três cursos: Inglês para Desenvolvimento Profissional, Inglês para Negócios e Empreendedorismo e Inglês para STEM.

    O curso é 100% online e não tem custo para os beneficiários. Não é necessário ter diploma universitário ou ser cliente do Banco Santander. Os requisitos para se candidatar ao programa são:

    - Candidatos maiores de 18 anos de idade no momento da inscrição no programa.

    - Residentes na Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, México, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai.

    - Nível de Inglês (recomendado Intermediário Inferior - normalmente equivalente a B1)

    Inscrições e mais informações: acesse aqui!

     

    OFERTA COLETIVA GRATUITA DE CURSOS DE IDIOMAS PELA REDE ANDIFES ISF


    A Rede Andifes IsF está promovendo uma oferta coletiva de cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês – para toda a comunidade (discentes, docentes e técnico-administrativos) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA ,bem como para toda a comunidade das instituições credenciadas à Rede IsF. 

    São 1900 vagas distribuídas entre os 6 idiomas. Cada turma ofertada terá 25 vagas e 10 em lista de espera. É necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, assim como comprovante de proficiência para cursos que exigem comprovação (conferir edital).  

    Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. A Rede IsF segue sendo a primeira a ofertar cursos de idiomas de forma aberta, gratuita e com a qualidade que o IsF sempre imprimiu em seus cursos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar de 1 mês (cursos de 16h) a 2 meses (32h) em dois encontros semanais de 2 horas cada um ou em um único encontro semanal de 4 horas (com intervalo). Os horários indicados são horários de Brasília. Só é permitida a inscrição em um único idioma por CPF. 

    Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários e elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328

    Link para o Edital: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2022/09/EDITAL-OFERTA-COLETIVA_2SEM2022-1.pdf 

    As inscrições se iniciam no dia 22 de setembro (quinta-feira), ao meio-dia e serão finalizadas no dia 26 de setembro (segunda-feira) ao meio-dia (horário de Brasília). Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga! 

    Aproveite esta oportunidade! São cursos de curta duração: 16h (1 mês) ou 32h (2 meses). O início das aulas será na semana do dia 03 a 08 de outubro (a depender do dia da semana em que o curso aconteça) e o término para os cursos de 16h será na semana de 24 a 29 de outubro e os de 32h na semana de 21 a 26 de novembro. Inscreva-se somente se puder cumprir com esta agenda. 

    Fique atento(a) aos posts das nossas redes sociais! 


    * Inicia hoje, 19/09/2022, Curso de Inglês Técnico para Redação de Artigos Científicos

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEFUMA), por meio da Diretoria de Internacionalização, informa o segundo minicurso de Inglês Técnico para redação de artigos científicos para discentes de Programas de Pós-Graduação da UFMA.

    O curso terá participação de 48 discentes, com duração de 12 horas e será ministrado remotamente pela plataforma Google Meet no período de 19 a 21 de setembro de 2022.

    O objetivo do curso é proporcionar ao aluno o embasamento técnico em redação de um artigo científico na língua inglesa de modo que o leitor tenha facilidade de percepção e entendimento dos elementos textuais do artigo.

     

    * Clarendon: bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford

    Inscrições até 10/01/2023

    A bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford é integral e cobre todas as taxas de matrícula e custos de vida do selecionado. O valor anual do benefício costuma ser de pelo menos 15 mil libras para cursos de dedicação integral.
    Embora também sejam isentos das taxas universitárias, os alunos com dedicação parcial recebem um valor de subsídio menor. Normalmente, a duração do programa é igual ao período total do curso no qual o aluno estiver matriculado.

    A candidatura para fazer mestrado ou doutorado em Oxford tem deadlines que variam, mas encerram ao longo do mês de dezembro (dia 9) e janeiro —a maioria no dia 6 ou 10 deste mês. Alguns cursos podem ter datas anteriores, então, é fundamental que você se informe na página do seu curso. Para aplicar para um mestrado ou doutorado na Universidade de Oxford o candidato precisa enviar documentos como: Carta de motivação, Cartas de recomendação, Histórico escolar, Diploma, Traduções juramentadas dos documentos escolares, Comprovação de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), Projeto de pesquisa (em alguns cursos).

    Candidatura às bolsas Clarendon de pós-graduação em Oxoford
    Ao aplicar para um mestrado ou doutorado na instituição britânica, o candidato é automaticamente considerado para o processo seletivo das bolsas Clarendon. No entanto, é preciso ficar atento ao período de inscrições. Para concorrer à bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford, é obrigatório se candidatar antes dos prazos de inscrição dos cursos.
    Lembrando que não é necessário submeter nenhum documento adicional especificamente para o programa. Não há, portanto, como na maior parte dos casos, um formulário de candidatura separado para a bolsa de estudos. Vale lembrar que se você quer estudar em Oxford com tudo pago também vale considerar se candidatar pra bolsa Chevening que oferece bolsa para mestrado em qualquer universidade do Reino Unido.

    Inscrições e informações no site: Bolsa Chevening

     

    DAAD dá bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha em parceria com a Capes

    A CAPES e o DAAD estão com chamada aberta para o Programa Conjunto de Bolsas pra doutorado sanduíche na Alemanha. O objetivo da parceria é oferecer financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para viabilizar doutorado sanduíche na Alemanha. A primeira chamada se encerra em 30 de setembro de 2022. O programa é voltado a docentes e pesquisadores de alto nível e visa consolidar a cooperação científica entre os dois países.

    Serão concedidas bolsas de dois a seis meses para estudantes de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da Capes). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

    O que a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha inclui:
    Os benefícios oferecidos pelo DAAD para a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha incluem: pagamento mensal de 650 euros, seguro saúde e passagens aéreas. A bolsa de doutorado sanduíche pode ter duração de dois a seis meses e não pode ser renovada.

    Requisitos para participar do programa:
    Para concorrer a uma das bolsas de doutorado na Alemanha, é preciso ser bolsista de doutorado da Capes ou de uma das fundações participantes no Brasil e apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha. Outro detalhe importante a ser levado em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode estar morando na Alemanha há mais de 15 meses.

    Além disso, os candidatos não podem ter se formado há mais de seis anos no momento da inscrição. Também não podem ter iniciado o doutorado há mais de três anos. É necessário ainda se candidatar no prazo correto das bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha, que é 30 de setembro de 2022 para estadias de pesquisa entre abril de 2023 e janeiro de 2024.

    As inscrições para as bolsas de doutorado na Alemanha devem ser feitas pelo site do DAAD.

    Site e informações: Site do DAAD

    * Programa Seleciona Professores para dar Aulas de Português no Exterior

    Inscrições até 30/09/2022

    O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores para dar aulas de português no Exterior em 17 países com bolsa. Neste edital, os países participantes são: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Uruguai.

    Os selecionados para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.

    O programa tem início previsto para março de 2023. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

    Requisitos para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior:

    ● Possuir nacionalidade brasileira;
    ● Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
    ● Ter aptidão física e mental para exercer as atividades pretendidas;
    ● Possuir graduação na área de licenciatura em linguística ou em letras;
    ● Ter experiência em ensino de português;
    ● Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) nas áreas de linguística ou letras e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
    ● Não acumular bolsa ou benefício financeiro de qualquer natureza concedido por agência pública federal durante o programa;
    ● Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior.

    As inscrições para o programa precisam ser feitas online até 30 de setembro de 2022. A divulgação final dos selecionados para dar aula de português no Exterior deve ser feita até dezembro de 2022.

    Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para: inscricao.leitorado@capes.gov.br.

     

    * Programa do Governo dá bolsas para Estudar na Eslováquia

    Inscrições até 31/10/2022

    Requisitos das bolsas do programa de bolsa na Eslováquia. Para cada tipo de bolsa há requisitos específicos.

    Bolsas para mestrado sanduíche na Eslováquia:
    ● Ser estudante universitário de um mestrado em uma instituição estrangeira;
    ● Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, para mobilidade
    acadêmica.

    Bolsas para doutorado sanduíche na Eslováquia:
    ● Estar fazendo um doutorado fora da Eslováquia;
    ● Ser aceito por uma universidade eslovaca, pública ou privada, ou por uma instituição
    de pesquisa para uma mobilidade para conduzir uma investigação ou fazer uma
    estadia artística.

    As candidaturas devem ser enviadas pelo site em eslovaco ou inglês. É preciso preencher o formulário online e fazer o upload de todos os documentos exigidos pelo programa.

    Em caso de dúvidas, é possível contatar o coordenador do programa (Ondrej Aradský)
    através do e-mail nsp-foreign@saia.sk.

    Site e mais informações: https://www.scholarships.sk/ 

     

    * INSCRIÇÕES ABERTAS - 3ª Edição do PROLAC/2022

    Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (ProLac/2022).

    Esta edição está sendo promovidA pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB em parceria com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL, a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), o Consejo Superior Universitario Centroamericano (CSUCA) e a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES), e conta com o apoio do Instituto Internacional da UNESCO para Educação Superior na América Latina e Caribe – UNESCO-IESALC.

    O Programa disponibiliza vagas de MESTRADOS e DOUTORADOS em mobilidade acadêmica internacional In e Out. O público-alvo engloba professores efetivos das Instituições participantes e os candidatos devem, obrigatoriamente, realizar a mobilidade fora de seu país de origem, com opção por até dois países e ou programas de pós-graduação.

    Serão concedidas 227 vagas e 119 bolsas, para cursos de Doutorado vinculados a 21 universidades associadas ao GCUB ou à UDUAL.

    Para os docentes da UFMA estão sendo ofertadas vagas de mestrado e doutorado em 12 universidades latinas (Ver Tabela de Programas Elegíveis em https://www.gcub.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Tabla-de-cursos-de-Maestria-y-Doctorado-del-ProLAC-3o-Edicion-1.pdf)

     Para maiores informações de como se inscrever, acesse: https://www.gcub.org.br/destaque/inscricoes-abertas-para-a-3a-edicao-do-programa-de-formacao-de-professores-de-educacao-superior-para-a-america-latina-e-o-caribe-prolac/


    * Bolsas Fulbright com Inscrições Abertas

    Fulbright oferece bolsas de estudos nos EUA para Brasileiros.
     
    Comissão Fulbright no Brasil está com inscrições abertas para diversos programas de bolsa de estudos para brasileiros nos Estados Unidos. Doze programas diferentes estão com inscrições abertas.
     
    Para mais informações: clique aqui!
     
     

    Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes - Lista de Junho de 2022

    Informamos que a lista de junho encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

    Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.

    Os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o Setor de Relações Internacionais da universidade associada ao GCUB e solicitar a inclusão de seus dados.



    * OPORTUNIDADE: Convocação para Candidatura - Bolsas de pós-doutorado para brasileiros no Instituto Weizmann de Ciências

    O Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program, realizado no Instituto Weizmann de Ciências (WIS), está oferecendo bolsas integrais para candidatos brasileiros altamente qualificados.

    O acordo firmado pela Iniciativa Ciência Pioneira e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) – instituição sem fins lucrativos de ciências, educação e inovação na área da saúde – visa apoiar o ingresso de talentos brasileiros no programa de pós-doutorado do Instituto Weizmann de Ciências.

    Os candidatos aprovados receberão oportunidades competitivas no Brasil e terão acesso à infraestrutura de excelência mundial do IDOR e/ou de seus laboratórios parceiros em outras instituições de pesquisa brasileiras, além de financiamento local para impulsionar suas pesquisas e ajudá-los a manter colaborações produtivas em níveis nacional e internacional.

    O prazo para as inscrições termina em 04 de julho de 2022.

    Para maiores informações, acesse: https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/convocacao-para-candidatura-bolsas-de-pos-doutorado-para-brasileiros-no-instituto-weizmann-de-ciencias/?fbclid=PAAaZjKBSyykmheSR-gaK6YcIwpGCXRoT3UGpc_jmPoDIAj8SKVJe38PyO-oI


    * BECAS SANTANDER UNIVERSIDADES e HARVARD oferecem 5.000 bolsas de estudo.

    Cada curso da Harvard Business School tem nove semanas de duração e oferece certificado.

    O programa Santander Universidades está com inscrições abertas para bolsas de estudo em cursos online profissionalizantes oferecidos pela Harvard Business School. O objetivo das especializações é que os estudantes, ao final dos cursos, adquiram “novos conceitos e habilidades para desenvolver a carreira profissional”.

    As inscrições ficam disponíveis até o dia 28 de setembro de 2022. Antes, os interessados devem se registrar na plataforma Santander Universidades e ir até a página de programa dos cursos. Após esta etapa,  um formulário será enviado ao e-mail dos inscritos para complementar as informações. Só é permitida a inscrição em uma das três opções.

    Ao todo são 5 mil vagas com 100% de desconto nos cursos “Fundamentos de Negócios”, “Preparação para a carreira profissional” e “Gestão de si mesmo”.

    Apesar dos cursos serem oferecidos por uma instituição internacional, a Harvard Business School, as aulas podem ser assistidas nos idiomas inglês, espanhol ou português.

    Para maiores informações, acesse:

    https://catracalivre.com.br/educacao/santander-e-harvard-oferecem-5000-bolsas-de-estudo/

    https://app.becas-santander.com/pt/program/becas-santander-skills-business-for-all-harvard-business-school-publishing

     

     



    * BECAS SANTANDER UNIVERSIDADES oferece 1.000 bolsas para curso 100% online na Universidade de Cambridge, sobre Sustentabilidade.

    O programa “Green Transition” tem foco internacional, duração de seis semanas e é oferecido pela Cambridge Judge Business School Executive Education, a Escola de Negócios da universidade.

    Tem por objetivo fornecer “uma visão global de problemas e desafios ambientais, abordando temas como a perda de biodiversidade, desmatamento, energia renovável, economia circular e, também, mostrando quais são as habilidades de liderança necessárias para realizar a necessária transição energética”.

    Podem se inscrever pessoas que tenham mais de 18 anos.

    Inscrição até 6 de junho de 2022

    Maiores informações: https://app.becas-santander.com/pt/program/becas-santander-sustainability-skills-for-the-green-transition-cambridge-judge-business-school  

    Obs: não é necessário saber falar inglês ou espanhol para participar.


    * INSCREVA-SE NO Edital para o Processo Seletivo para Concessão de Cartas de Anuência para candidaturas de Bolsistas de Mobilidade Estudantil Internacional do âmbito do Programa de Bolsas da XIII Edição do Programa de Fortalecimento da Fundação Pública na América Latina - FUNDAÇÃO BOTÍN (2022)

    É até dia 29 de abril de 2022

    Para maiores Informações acesse o Edital: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/pagina_estatica.jsf?id=1519

     

    * Aquisição de Voucher de 15% de Desconto no Exame TOEFL iBT - Parceria GCUB-ETS - Mês ABRIL

    Inscrições até 30 de abril de 2022.

    O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.

    Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/220945330598663.

    - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

    - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
     
    Dados para a transferência bancária:
     
    Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
    CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
    Banco do Brasil
    Agência: 2727-8
    Conta Corrente: 32576-7.
     
    Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.
     
     
     

    * Inscrições Abertas para o Curso de Introdução à Cultura Chinesa - 2ª Edição (ministrado em Inglês)

    O Curso é fruto da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, o Instituto Confucius, da Universidade Federal Fluminense e a Universidade Normal de Hebei. Ele será ministrado em Inglês pelo Professor Hou Lizhi, e terá início no dia 31 de Março de 2022.

    Objetivo: Proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre a cultura chinesa, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.

    Datas e Horários das aulas: Quintas-feiras, de 19h30 às 21h30.

    Data limite para inscrição: 27 de Março de 2022, até às 23:59 (BRT).

    Carga-horária: 30h.

    Periodicidade: Uma aula semanal, com duas horas de duração.

    Modalidade: Virtual

    Plataforma: Voov Meeting.

    Número máximo de participantes: 100 vagas.

    Público-alvo: Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

    Seleção: Serão selecionados os 100 primeiros inscritos que comprovarem proficiência em inglês (Nível B2), observando o número máximo de 2 estudantes por universidade.

    Serão emitidos certificados de conclusão do curso apenas para os participantes que finalizarem o curso com pelo menos 90% de presença. 
    As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/220746178153659

    Por gentileza, acesse o programa do curso por meio do seguinte link: https://www.gcub.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Programa-Curso-de-Cultura-Chinesa-1.pdf

     

     

     

     

    * Publicado Edital para o Processo Seletivo para Concessão de Cartas de Anuência para candidaturas de Bolsistas de Mobilidade Estudantil Internacional do âmbito do Programa de Bolsas da XIII Edição do Programa de Fortalecimento da Fundação Pública na América Latina - FUNDAÇÃO BOTÍN (2022)

     

    Maiores Informações acesse o Edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/uKscNSxujFb0sP1.pdf

     

     

     

     

    * Sessão informativa – Exame DELErealizada no âmbito da parceria entre o Instituto Cervantes e o GCUB - Dia 23 de março de 2022, das 16h às 17h (horário de Brasília-DF).


    A Sessão Informativa é gratuita e será transmitida ao vivo por meio do canal do GCUB no Youtube.

    Data limite para inscrições: 22 de março de 2022até às 23:59 (horário de Brasília-DF).
    Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
    Número de vagas disponíveis: Não há limite de vagas.
    As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário: https://form.jotform.com/220723963945665




    * BOLSA FUNDACIÓN BOTIN 2022 - Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín.

    Estão abertas as inscrições para a 13ª Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina - 2022, da Fundação Botín. O programa oferece a estudantes universitários de toda América Latina a oportunidade de participar de atividades de formação que estão programadas para acontecer em Bogotá, Colômbia, na Espanha (Madrid, Santander, Salamanca e Santiago de Compostela) e no Brasil (Rio de Janeiro). 

    As inscrições iniciaram-se no dia 03 de março e encerram-se no dia 16 de maio de 2022.

    O objetivo do Programa é desenvolver a vocação ao serviço público através da formação de conhecimentos, aptidões e competências necessárias ao bom exercício da função pública. O programa de formação inicia em 17 de outubro de 2022, na Universidad de los Andes, em Bogotá, e termina em 1º de dezembro de 2022, no Rio de Janeiro. Todos os gastos de matrícula, viagem e estadia dos estudantes selecionados serão assumidos pela Fundação Botín.

    Para maiores informações sobre a Convocatória, acesse o link do Programa:  https://fundacionbotin.org/programas/fortalecimiento-funcion-publica-america-latina/programa/convocatoriaxiii/

     

     

     

    INSCRIÇÕES ABERTAS: Propell Workshop de Capacitação de Professores de Língua Inglesa para o TOEFL iBT

    As inscrições deverão ser realizadas por meio do formulário: https://form.jotform.com/220723866245660
     
    ATENÇÃO:
     
    1. O workshop será gratuito.
    2. Não há limite de vagas.
    3. A inscrição é válida para as 3 sessões. 
    4. Os certificados serão emitidos e enviados apenas para os participantes que estiverem presentes em pelo menos 2 das 3 sessões oferecidas.
    5. O(a) participante receberá o link para acesso 24 horas antes de cada sessão, pelo e-mail informado no formulário de inscrição.




    * Inscrições abertas! Voucher de 15% de Desconto no Exame TOEFL iBT - Parceria GCUB-ETS


    Temos o prazer de informar que o GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), abriu nova oportunidade para solicitação de voucher de desconto de 15% para o Exame TOEFL iBT. Esta oportunidade é oferecida exclusivamente para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB. 
    O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.
     
    - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/220676531069660.
    - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.
    - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
     
    ATENÇÃO!
     
    1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23:59 do dia 30 de março de 2022.
    2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
    3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
    4. Não haverá devolução do valor transferido em caso de desistência por parte do interessado.
    5. A conversão deverá ser realizada exclusivamente por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
     
    Dados para a transferência bancária:
     
    Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
    CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
    Banco do Brasil
    Agência: 2727-8
    Conta Corrente: 32576-7.
     
     
    Faça a sua inscrição até 30 de março de 2022 e garanta este desconto especial oferecido pela ETS à comunidade acadêmica do GCUB!
      
             Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.
     
     
     
     

    * ATENÇÃO! Hoje, 09 de Março de 2022, encerram-se as inscrições para o Curso sobre Histório e Filosofia do Ensino Superior na África

     

     

    Informamos que hoje, 09 de março de 2022, é a data limite para as inscrições do Curso História e Filosofia do Ensino Superior na África, a ser ministrado pelo Professor Doutor Jamisse Taimo.

    O curso tem como objetivo, situar a África no debate sobre a Educação Superior. Especificamente o curso pretende aprofundar questões sobre  quatro grandes temas: i) a gênese da universidade na África, ii) Pesquisa e Ensino Superior no continente, iii) Governança, Políticas e Gestão das universidades, e iv) Educação Superior, Internacionalização e Globalização.

    As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/212503888413658

     

     


    * Retificação do Cronograma de Execução do Edital BRAFITEC/2022

     

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam públicas a RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO do Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    Download da Retificação do Edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/B95hw1lXiYOA87e.pdf

     



    * Publicado o Edital BRAFITEC/2022

    Início das Inscrições: 16 de fevereiro de 2022.

    Para maiores informações, acesse o Edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/eY6emMw2I4Vclxa.pdf

     

     

     

    * Participe do ELAP 2022/2023 - Inscrições Abertas

    Até 22 de março de 2022.

    O Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP) é um programa do governo canadense que seleciona estudantes da América Latina para realizarem mobilidade acadêmica no Canadá.

    O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna para terminar o estudos no Brasil.

    As bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá tem duração de quatro ou seis meses. As bolsas de quatro meses serão de 8.200 dólares canadenses, enquanto as de seis serão de 11.100 dólares canadenses, para custeio de passagem área, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia.

    Os documentos solicitados para inscrição incluem: documento de identidade, comprovante de vínculo com a UFMA, carta de intenção do candidato, carta de recomendação da instituição, cópia assinada de declaração de privacidade e formulário de inscrição preenchida. Para estudantes de pós-graduação é solicitado, ainda, uma carta-convite de um professor canadense (que irá supervisionar a pesquisa realizada).

    Os interessados devem acessar o site do ELAP e fazer sua inscrição, e atentar para o prazo estipulado. Deve entrar em contato com a universidade de interesse e ser aceito para a nomeação Os documentos que a UFMA deverá fornecer ao estudante inscrito deve ser solicitado com bastante antecedência.

    Para saber mais informações, acesse o site do programa. https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng




    Inscrições abertas para o Webinar informativo sobre o exame TOEFL  Essentials.


    Webinar informativo sobre o exame TOEFL Essentials, realizado no âmbito da parceria entre a Educational Testing Service- ETS e o GCUB. 

    PALESTRANTE:
    Professora Adiane BLUM - Diretora da ETS no Brasil
     
    DATA E HORÁRIO: 
    TOEFL Essentials: 15/02, terça-feira, de 16:30-17:30h (horário de Brasília-DF).
    Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
    O webinar é gratuito e será transmitido por meio do canal do GCUB no Youtube.
    1. Data limite para inscrições: 11 de fevereiro de 2022até às 23:59 (horário de Brasília-DF).
    2. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
    3. Número de vagas disponíveis: não há limites de vagas.
    4. As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário abaixo. Pedimos, gentilmente, que divulguem o link com sua comunidade acadêmica: https://form.jotform.com/220345501082645
     
     
     

    * UEMA oferta 30 vagas para Curso de Relações Internacionais

    A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2022), com 30 vagas ofertadas para o curso de Relações Internacionais Bacharelado. As inscrições iniciam dia 7 de fevereiro e serão encerradas dia 4 de março. A taxa do PAES 2022 será de 85 reais. No total, a UEMA oferta 3.370 vagas para os cursos de graduação.

    Esta é a primeira vez que o curso de Relações Internacionais é ofertado por instituição pública no Maranhão. Com vagas para o Campus Paulo VI, em São Luís, o curso está focado em três vertentes: Diplomacia Pública, Comércio Internacional e Diplomacia Acadêmica.

    Saiba mais: https://youtu.be/hQBnBhKTi7Y

     

     

     

     

    NOVA OPORTUNIDADE! Desconto na realização do Exame TOEFL iBT - Parceria GCUB-ETS

    O GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), abriu nova oportunidade para solicitação de voucher de desconto de 15% para o Exame TOEFL iBT. Esta oportunidade é oferecida exclusivamente para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.

    O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.

           - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/220324300945647.

            - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

           - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
     
    ATENÇÃO!
    1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23:59 do dia 25 de fevereiro de 2022.
    2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
    3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
    4. Não haverá devolução do valor transferido em caso de desistência por parte do interessado.
    5. A conversão deverá ser realizada exclusivamente por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
    Dados para a transferência bancária:
     
    Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
    CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
    Banco do Brasil
    Agência: 2727-8
    Conta Corrente: 32576-7.
     
    Faça a sua inscrição até 25 de fevereiro de 2022 e garanta este desconto especial oferecido pela ETS à comunidade acadêmica do GCUB!




    Bolsas de estudos para graduação plena - Universidade de Chipre

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB divulgar a abertura de 13 bolsas de estudos para estrangeiros interessados em realizar graduação, em todas as áreas, com exceção de Medicina, durante o ano acadêmico 2022-2023, em programas oferecidos pela Universidade de Chipre.
     
     As bolsas destinam-se a estudantes não-europeus e cobrem 50% dos custos ("tuition fees") por quatro anos.
     
    O ano acadêmico no Chipre inicia-se no mês de setembro. A oferta compreende oportunidades ministaradas em grego. Estudantes que não dominem o idioma deverão participar de curso de língua preparatório, com duração de um ano, até que obtenham certificado de nível B2.
     
    A seguir os links com informações adicionais:
     
     
     
     
     
     

    Oportunidades para Alunos Internacionais em Programas de Graduação e Pós Graduação na ADA University

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem divulgar programas de graduação e pós graduação oferecidos pela ADA University, localizada no Azerbaijão.
     
    Além de contar com uma grande variedade de cursos ministrados completamente em inglês, a ADA University também oferece opções de bolsas integrais, auxílios e financiamentos.
     
    Os links com as informações específicas encontram-se logo abaixo:
     
    Informações sobre Cursos e Processos e Prazos para Admissão
     
     

    Auxílios e Financiamentos
     
     
     
     
     
     

    Inscrições abertas para o Curso de Língua Chinesa Nível 1

     

    O Curso tem por objetivo capacitar o aluno a falar o idioma chinês no nível elementar e reconhecer os seus ideogramas, possibilitando a compreensão da língua e cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia.

    Data limite para inscrição: até as 23:59 do dia 28 de fevereiro de 2022, horário de Brasília.

    Veja informações complementares sobre o curso: https://www.gcub.org.br/destaque/inscricoes-abertas-para-o-curso-de-lingua-chinesa-nivel-1/





    * III Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA - SINTA

     

     

     

    *Curso Internacional sobre Competências Digitais e Criação de Materiais Didáticos para o Ensino On-Line

    Curso Internacional sobre Competências Digitais e Criação de Materiais Didáticos para o Ensino OnLine, ministrado pelo grupo PROEDUCA, no âmbito da parceria com a OEI.

    • Carga horária: 125h
    • Data de início do curso: 25 de abril
    • Modalidade: online assíncrono e síncrono (matutino)
    • Idioma: espanhol 
     
     
     
     

    Inscrições abertas para a série de Webinars informativos sobre os exames TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL Essentials.

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB Brasil, divulgar a série de Webinars informativos sobre os exames TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL Essentials, realizados no âmbito da parceria entre a Educational Testing Service- ETS e o GCUB. 

    PALESTRANTES:

    Professora Adiane BLUM - Diretora da ETS no Brasil

    Professor Edson Canela - Diretor da ETS no Brasil 

     DATAS E HORÁRIOS: 

    1º WEBINAR: 01/12, 16:00-17:00h: Webinar sobre o TOEFL Essentials e recursos preparatórios para o teste.

    2º WEBINAR: 02/12, 10:00-11:00h: Webinar sobre o TOEFL iBT Paper Edition e recursos preparatórios para o teste.

           Seguem informações adicionais e orientações sobre os eventos:

    1. Os webinars são gratuitos e serão ministrados por Diretores da ETS e transmitidos por meio do canal do GCUB no Youtube.
       
    2. Data limite para inscrições: 29 de novembro de 2021até às 17:00 (horário de Brasília-DF).
       
    3. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
       
    4. Número de vagas disponíveis: não há limites de vagas.

     

    Inscrições e mais informações: https://form.jotform.com/213196549115660

     

     

     

    * Workshop TOELF iBT - Inscrições abertas

    Estão abertas as Inscrições para o Skill-Based Workshop for the Toefl IBT Test

    Data limite para inscrições: 22 de novembro de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).
     
    Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.

    Maiores informações: https://www.instagram.com/p/CWLIKd-lEdm/?utm_source=ig_web_copy_link




    Inscrições para a Oficina Virtual: Estudos da Língua Portuguesa no Brasil e em Goa, Intercâmbio de Experiências.

    Convidamos professores (as), pesquisadores (as) e, estudantes de língua portuguesa em geral de sua renomada instituição para participar da Oficina Virtual: Estudos da Língua Portuguesa no Brasil e em Goa, Intercâmbio de Experiências.

    O evento realizar-se-á em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Mumbai - Índia, a Lusophone Society of Goa – LSG, da Índia, a University of Goa, o Instituto Camões e contará com a ilustre participação do Embaixador Guilherme de Aguiar Patriota.

     A seguir informações adicionais sobre a Oficina Virtual:

    DATA: 11 de novembro de 2021.

    HORÁRIO: 10h00min AM ás 11h30min AM (BRT).

    A Oficina Virtual será gratuita e transmitida por meio do canal do GCUB no Youtube.




    2ª Edição do ProLac/2021 - Vigente

    Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (ProLac/2021).

    Esta edição está sendo realizada por meio de uma parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB e a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL.

    O Programa disponibiliza vagas de doutorados e pós-graduação na mobilidade acadêmica internacional In e Out. O público-alvo engloba professores efetivos das Instituições participantes e os candidatos devem, obrigatoriamente, realizar a mobilidade fora de seu país de origem, com opção por até dois países e ou programas de pós-graduação.

    Serão concedidas 519 vagas, e 47 bolsas mensais, para cursos de Doutorado vinculados a 33 universidades associadas ao GCUB ou à UDUAL.

    Para os docentes da UFMA estão sendo ofertadas vagas de doutoramento na Universidade Peruana Cayetano Heredia - UPCH, nos cursos de: Ciencias con Mención en Bioquímica y Biología Molecular; Ciencias de la Vida; Estomatología; e Doctorado en Medicina.

    Para maiores informações, acesse: https://www.gcub.org.br/programas/inscricoes-abertas-para-a-2a-edicao-do-programa-de-formacao-de-professores-de-educacao-superior-para-a-america-latina-e-o-caribe-prolac/

     

     

     

    * BOLSA EIFFEL - 2022-2023

    Instituições têm até 7 de janeiro de 2022 para enviar as candidaturas ao Campus France Paris

    Estão abertas as candidaturas para o programa Eiffel de bolsas de excelência, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado em instituições francesas.

    O Programa tem como objetivo formar futuros líderes internacionais para atuar nos setores público e privado, contemplando as seguintes áreas de estudo:

    Biologia e saúde, Transição ecológica, Matemática e digital, Ciências da engenharia, História, língua e civilização francesa, Direito e Ciências políticas, Economia e gestão.

    Para maiores informações, acesse o link: https://www.bresil.campusfrance.org/bolsa-eiffel-2022-2023 

     

     

     

    * Feira Virtual Estudar na Espanha para o Brasil e países Lusófonos 2021

    Aproveitamos para lhe convidar o evento mais importante do ano de promoção do ensino superior espanhol no Brasil: a Feira Virtual Estudar na Espanha.

    O evento acontecerá durante os dias 27 e 28 de outubro em horário das 13h00 às 18h00 horas (horário de Brasília) e contaremos com a presença de 19 universidades espanholas e várias instituições como a Fundación Carolina, o Instituto Cervantes e muitas mais com ofertas de bolsas, dicas de estudos na Espanha...

    A inscrição é gratuita e os interessados podem fazê-la no seguinte link:

    https://bit.ly/EstudiarEnEspanaConsejeriarrss 

    Também podem se inscrever pelo site:

    https://estudiarenespana-brasilafricalusofona.easyvirtualfair.com

    Neste site encontrarão todas as informações sobre as universidades participantes, bem como sua ampla oferta acadêmica.

    Esperamos contar com vocês na feira, com o intuito de compartilhar as oportunidades de estudos, pesquisa e intercâmbio académico entre as instituições brasileiras e as espanholas.

     

     

     

    * Prorrogadas Inscrições para o curso sobre História e Filosofia do Ensino Superior na África.

    Promovido pela Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, o curso tem como objetivo, situar a África no debate sobre a Educação Superior. Especificamente o curso pretende aprofundar questões sobre quatro grandes temas: i) a gênese da universidade na África, ii) Pesquisa e Ensino Superior no continente, iii) Governança, Políticas e Gestão das universidades, e iv) Educação Superior, Internacionalização e Globalização.

    1- Período de Inscrição: até 24 de fevereiro de 2022.

    2- Período das aulas: 11 de março a 29 de abril de 2022.

    3- Horário das Aulas: 8 às 12 horas (sextas-feiras).

    4- Carga-horária total: 45 horas, assim distribuídas: 28 horas de aulas virtuais e 17 horas de atividades extras.

    5- Idioma das aulas: Português.

    6- Modalidade: Virtual, por meio da palataforma Zoom.

    7- Número máximo de participantes: 75.

    8-Público-alvo: Professores Universitários e Gestores que atuam no setor de Relações Internacionais ou interessados no tema.

    9. Serão emitidos certificados de participação.

    As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/212503888413658

    Para maiores informações: https://www.gcub.org.br/eventos/atencao-nova-data-de-inicio-para-o-curso-historia-e-filosofia-do-ensino-superior-na-africa/

     

     

     

    * Oferta de Vagas com insenção de taxa de inscrição para estudantes de graduação - Curso Diálogo Intercultural

    O curso é promovido pelo GCUB em parceria com o Instituto pelo Diálogo Intercultural e será ministrado pelos Professores Mustafa Goktepe, Ahmet Inanç Içen e Fatih Saribas.

             As atividades serão desenvolvidas na modalidade virtual, no período de 14 de outubro a 18 de novembro de 2021, todas as quintas-feiras, das 16h30 às 18h30 (horário de Brasília), totalizando 20h. Ao final do curso, serão emitidos certificados

     

     

     

    * Fundación Lengua: Bolsa para estudar espanhol na Espanha

    Inscrições até 31/10/2021

    Site para inscrição: https://www.fundacionlengua.com/

    A Fundación Lengua está com seu edital de bolsas de estudos abertos. As bolsas são para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.

    Como solicitar bolsa para estudar espanhol na Espanha

    Para solicitar a bolsa para estudar espanhol na Espanha da Fundación Lengua é necessário preencher um formulário com informações básicas como: nome, data de nascimento, telefone e e-mail. Além disso, no formulário também é necessário escrever uma carta de motivação dizendo porque você acredita ser merecedor da bolsa de estudos para o curso de Espanhol na Espanha.

    O que a bolsa da Fundação Lengua cobre

    bolsa para estudar espanhol na Espanha da Fundación Lengua cobre somente o custo do curso de duas semanas (equivalente a 510 euros). Gastos com passagem, alimentação, acomodação não estão incluídos. Além disso, ainda há uma taxa de matrícula de 100 euros para garantir a vaga no curso.

    Requisitos para da bolsa para estudar Espanhol na Espanha

    • Ser estudante de espanhol de qualquer parte do mundo, menos da Espanha (as bolsas não são válidas para estrangeiros que moram na Espanha).
    • Ter mais de 18 anos
    • Ou preencher as condições para se inscrever mesmo sendo menor (consultar no site)
    • Ter qualquer nível de espanhol (de iniciante até avançado)
    • Ter interesse no curso de duas semanas

    Caso você tenha interesse em combinar a bolsa para estudar espanhol na Espanha com cursos mais longos, isso é possível, porém a Fundação deixa claro que a bolsa cobre apenas as duas semanas de curso.  A Fundação Lengua, inclusive, já disponibilizou o edital de solicitação de bolsas para 2021.

     

     

     

    * Universidade de Melbourne oferece bolsas para estudar na Austrália na área de direitos humanos

    Human Rights Scholarship é um programa da Universidade de Melbourne que beneficia estudantes interessados em realizar pós-graduação na área dos direitos humanos. As bolsas para estudar na Austrália têm duração de até dois anos para mestrado e até três anos e meio para doutorado.

    O programa disponibiliza duas bolsas por ano. Elas incluem: pagamento de um subsídio de $36.200 dólares australianos por ano para subsistência durante os estudos, auxílio para despesas com mudança, passagens áreas e seguro saúde. O programa não cobre as taxas de matrícula para estudantes internacionais.

    Requisitos e inscrições para as bolsas para estudar na Austrália.

    O interessado deve fazer a inscrição no curso escolhido no site da universidade (https://www.unimelb.edu.au/) e indicar o interesse na bolsa. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. A seleção é baseada no compromisso com os direitos humanos, no desempenho acadêmico e na documentação enviada pelo candidato (cartas de recomendação, motivação, proficiência em inglês etc.).

    Para se inscrever para concorrer a uma das bolsas para estudar na Austrália em uma pós-graduação em direitos humanos, é preciso cumprir os requisitos do curso de mestrado ou doutorado escolhido. Além de desejar realizar pesquisas de pós-graduação na área dos direitos humanos, os candidatos devem se mostrar engajados em causas relativas a essa área também fora do âmbito acadêmico. Não é possível se candidatar para uma bolsa de mestrado se você já fez mestrado, e o mesmo vale para o doutorado.

     

     

     

    * Fellowship para Profissionais Experientes do Wilson Center nos EUA 

    Até o dia 1º de outubro, é possível se candidatar para o programa internacional de bolsas do instituto e concorrer a uma vaga para uma experiência de aprimoramento em Washington, capital dos Estados Unidos.

    Woodrow Wilson International Center for Scholars é uma renomada instituição dedicada à pesquisa e ao diálogo aberto e aprofundado com o intuito de difundir ideias sobre questões globais.

    Sobre o programa de fellowship para profissionais experientes

    As fellowships para profissionais experientes têm duração de nove meses. O programa seleciona candidatos para uma residência em pesquisa na sua área de interesse. São aceitas propostas sobre questões políticas relevantes relacionadas aos principais desafios enfrentados pelos EUA e pelo mundo na atualidade.

    Jornalistas, advogados, cientistas políticos, pesquisadores, administradores públicos, intelectuais e candidatos de outras áreas estão convidados a participar. Ter experiência profissional relevante é, no entanto, um requisito fundamental.

    Requisitos para concorrer

    Podem participar da seleção da fellowship para profissionais experientes candidatos provenientes de qualquer país (exceto dos EUA). É preciso ter passaporte válido e possibilidade de obtenção de visto J1.

    Os interessados devem ter capacidade e experiência relevantes. Exige-se, por exemplo, que pesquisadores estejam no nível de pós-doutorado e tenham outras publicações além da tese. Os candidatos que atuam em outras áreas devem ter um nível equivalente de realização profissional.

    Ter proficiência em inglês também é um requisito, visto que a ideia do programa é promover o intercâmbio de ideias entre os bolsistas. A dedicação à fellowship para profissionais experientes deverá ser em regime integral.

    As bolsas do Wilson Center

    O Wilson Center costuma oferecer de 15 a 20 vagas para fellowship para profissionais experientes anualmente. A bolsa é de 90 mil dólares para uma duração de 9 meses.

    Como se candidatar à fellowship para profissionais experientes

    A candidatura à fellowship para profissionais experientes deve ser enviada de forma online. A documentação deve ser enviada em inglês e é composta por:

    • Formulário de candidatura;
    • Currículo (máximo 3 páginas);
    • Lista de publicações;
    • Proposta de projeto (máximo 5 páginas);
    • Bibliografia para a realização da pesquisa;
    • Duas cartas de recomendação.

    No site, há detalhes sobre o formato do projeto e o modelo da carta de recomendação que devem ser enviados.

    Não é necessário ter alguma ligação institucional para se candidatar. Em caso de dúvidas sobre a sua qualificação ou adequação do projeto, é possível entrar em contato por e-mail: fellowships@wilsoncenter.org.

     

     

     

    Lançamento do curso sobre História e Filosofia do Ensino Superior na África - GCUB Brasil.

    O curso tem como objetivo, situar a África no debate sobre a Educação Superior. Especificamente o curso pretende aprofundar questões sobre quatro grandes temas:

    I) A gênese da universidade na África,

    II) Pesquisa e Ensino Superior no continente,

    III) Governança, Políticas e Gestão das universidades, e

    IV) Educação Superior, Internacionalização e Globalização.

    Período de Inscrição: 9 de setembro a 4 de outubro de 2021.

    Período das aulas: 7 de outubro a 26 de novembro de 2021.

    Horário das Aulas: 14h00 às 16h00 (terças e quintas-feiras).

    Carga-horária total: 45 horas, assim distribuídas: 30 horas de aulas virtuais e 15 horas de atividades extras.

    Idioma das aulas: Português.

    Modalidade: Virtual.

    Número máximo de participantes: 75.

    Público-alvo: Professores Universitários e Gestores que atuam no setor de Relações Internacionais ou interessados no tema.

    Taxa de inscrição:

     - Representantes de universidades associadas ao GCUB: U$ 75.

     - Representantes de instituições não-associadas ao GCUB: U$ 150

    Serão emitidos certificados de participação.

    As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/212503888413658

    Clique aqui para acessar o programa com informações adicionais sobre o curso. 




    As Inscrições para a segunda edição da Academia para Mulheres Empreendedoras (AWE) estão abertas!

    Essa iniciativa totalmente gratuita da Embaixada e Consulados dos EUA, em parceria com o +Unidos é voltada para empreendedoras que desejam ampliar seus negócios e já ajudou mais de 7 mil mulheres de 50 países no crescimento de suas empresas.

    Serão disponibilizadas 90 vagas para empreendedoras brasileiras com idade mínima de 25 anos, que tenham de 2 a 5 funcionários e um negócio estabelecido por pelo menos 2 anos.

    Faça a sua inscrição até o dia 26 de setembro e não se esqueça de compartilhar essa oportunidade com suas amigas empreendedoras!

    Sobre a Academy for Women Entrepreneurs (AWE)

    Academia Para Mulheres Empreendedoras (AWE) é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos voltado para empreendedoras que estão buscando oportunidades para ampliar os seus negócios.

    Em sua primeira versão, a AWE Brasil recebeu inscrições de mulheres de todo o Brasil.

    Essa formação visa oferecer às participantes uma programação focada em estratégias para alavancar o potencial econômico, a criação de condições propícias para maior estabilidade, segurança e prosperidade do negócio de mulheres empreendedoras.

    A AWE baseia-se em um programa de educação empresarial online que permitiu que mais de 10.000 mulheres apresentassem um crescimento comercial duradouro.

     

     

     

    * Staff Week 2021 - Universidad Nacional de Colombia - Sede Bogotá

    Convite especial para Staff Week 2021 – Universidad Nacional de Colombia – Sede Bogotá, que acontecerá de 20 a 24 de setembro de 2021, virtualmente e é dirigida a Diretores e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.

    Staff Week 2021 é um encontro que visa criar um espaço de intercâmbio e conversação entre um dos programas de pós-graduação da Universidade Nacional da Colômbia – Sede de Bogotá e o programa de pós-graduação de seu prestigioso programa acadêmico, para criar e/ou fortalecer laços de cooperação e compartilhar experiências e boas práticas em questões de currículo, pesquisa, extensão e mobilidade com foco na América Latina e no Caribe.

     

     

     

    * Cursos Online de Universidades da Austrália

    A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) divulgou cursos da Austrália 100% online de curta duração e focados nos seguintes temas:

    1. Business & Inovation

    2. Education, Arts & Social Sciences

    3. Science, Technology, Engineering & Math (STEM)

    4. Environment & Sustainability

    Para informações sobre os cursos online clique aqui!




    * Curso: Ferramentas Digitais para Educadores – Summer School | Leiria Business School

    Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Verão promovido pela Leiria Business School do Politécnico de Leiria.

    Curso:Ferramentas Digitais Para Educadores

    Início: 07 de setembro de 2021
    Duração: 21 horas (Online)
    Valor do Investimento: 260€ Propina + 50€ Taxa de Candidatura (valores isentos de IVA)

    Candidaturas até: 02 de setembro de 2021

    Para acessar mais informação do Curso, clique aqui!

    Acesse aqui para se inscrever: https://www.leiriabschool.com/cursos/ferramentas-digitais-para-educadores

     

     

     

    * Programa de Ensino de Língua Árabe online gratuito oferecido pela Saudi Electronic University

    Saudi Electronic University oferece um programa de ensino do idioma árabe online e gratuito que visa fornecer o ensino necessário aos estudantes de todo o mundo, em seus esforços pessoais para a fluência do árabe.

    O programa Árabe Online foi aprovado pela organização UNESCO e busca tornar mais preparados os que desejam cumprir o objetivo de se tornar um falante fluente da língua árabe.

    O programa é totalmente gratuito! Leia o programa em português aqui!

    Para mais informações acesse o site: https://seu.edu.sa/ar/arabic-online

    Dica: o site possibilita selecionar o idioma inglês no canto superior direito do site para ler os conteúdos.

     

     

     

    * ABERTO Edital de Seleção de Doutorandos dos cursos de Pós-Graduação da UFMA para o Curso preparatório do TOEFL iBT (Interned Based Test)

    A Diretoria de Internacionalização (DIN) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) torna público o Edital nº 67/2021, que trata da abertura de processo seletivo para doutorandos participarem do curso preparatório do TOEFL iBT (Interned Based Test).

    INSCRIÇÕES: Até o dia 10 de setembro de 2021 (ver calendário)

    Para maiores informações, acessar o Edital http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/7z7xKflEQNQeXp4.pdf 

     

     

     

    * Alunos da UFMA embarcam para período de Mobilidade Internacional 

    A partir de setembro, quatro alunos embarcarão para o continente europeu, dos quais três de Engenharia Elétrica que foram selecionados através do BRAFITEC: Myrella Sousa, João Guilherme e Gabriel Silva, que terão a França como destino. Por lá, passarão o período de dez meses nas universidades de Clermont Auvergne, Marseille e Grenoble Alpes, cada um, respectivamente.

    Do curso de Farmácia, José Lima, que foi selecionado pelo programa Santander Ibero Americanas, terá como destino a Universidade do Porto, em Portugal, e passará um período de cinco meses.

    Para maiores informações acesse: 

    https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=58387

    https://www.instagram.com/p/CS_2WgXrFNs/?utm_medium=share_sheet

    https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/pagina_estatica.jsf?id=1327




    * AGEUFMA/DIN publica o Resultado Parcial do instrutor selecionado para curso preparatório do TOEFL iBT 

    Resultado Parcial do Edital nº 47/2021, que trata da abertura de processo seletivo para instrutores bolsistas, para o curso preparatório do TOEFL iBT (Interned Based Test).

    Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/ea2ue766YIGRhCS.pdf e 

    https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/pagina_estatica.jsf?id=1519

     

     

     

    * AGEUFMA seleciona instrutores para curso preparatório do TOEFL iBT 

    A Diretoria de Internacionalização (DIN) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) torna público o Edital nº 47/2021, que trata da abertura de processo seletivo para instrutores bolsistas, para o curso preparatório do TOEFL iBT (Interned Based Test).

    INSCRIÇÕES: entre os dias 27 de julho a 13 de agosto de 2021.

    Para maiores informações, acessar o Edital aqui https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=58304




    ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EDITAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE – PROLAC

    A UFMA ADERIU AO PROLAC/2021 -  Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, parceria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL

    O Programa possibilita mobilidade internacional In e Out, ao disponibilizar vagas de doutorados em Programas de Pós-graduação de 5 países participantes (Bolívia, Brasil, Colômbia, México e Panamá). É exclusivo para professores efetivos das Instituições participantes. Os candidatos não podem fazer a mobilidade em seu país de origem.

    Os professores interessados poderão se candidatar até 11 de junho de 2021, às 23:59 (horário de Brasília-DF, Brasil). PRORROGADA

    Para os professores se inscreverem no Programa é só acessar https://www.gcub.org.br/destaque/inscricoes-abertas-programa-prolac/

    Todas as informações estão disponíveis neste link: IES participantes, programas, vagas, com ou sem bolsa etc.


     

    * ALTERAÇÕES EM VIAGENS DE BOLSISTAS E PESQUISADORES EM FUNÇÃO DA COVID-19

    OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2021-GAB/PR/CAPES - Orientações sobre alterações em viagens de bolsistas e pesquisadores em função da segunda onda do vírus COVID-19.

    Ficam suspensas as mobilidades acadêmicas internacionais no primeiro semestre de 2021 e os bolsistas, com viagem programada ao exterior, poderão solicitar à CAPES a alteração do período da bolsa para o segundo semestre de 2021 (vigência a parr do mês de setembro), respeitando as regras dos respectivos programas desta Agência.

    Download do ofício: https://capesprint.ufba.br/sites/capesprint.ufba.br/files/sei_capes_-_1398667_-_oficio_circular_2_suspensao_mobilidade_beneficiario_1.pdf

     

     

     

    * CANDITATURAS PARA A UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE CIUDAD JUÁREZ (UACJ) 

    Aberta convocatória para receber estudantes em mobilidade virtual no período de agosto a dezembro de 2021 na Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (UACJ), Chihuahua, México.

    Inscrições até 14 de maio de 2021.

    Para maiores informações: https://www.uacj.mx/internacionalizacion/documentos/intercambio/Convocatoria%20estancia%20academica%20virtual%20UACJ%202021-2.pdf

    * EDITAL DO PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL INTERNACIONAL ANDIFES - DESTINO: BRASIL

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam públicas o presente Edital para seleção de cursos virtuais, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para compor o Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES – Destino: Brasil.

    Inscrições até dia 06 de maio de 2021, às 15h.

    Para maiores informações, acesse o link do Edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/rX3glZJ6OGzXAPg.pdf.

     

     

     

     * BOLSA FUNDACIÓN BOTIN - Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín.

    Estão abertas as inscrições para a 12ª Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín. O programa oferece a estudantes universitários de toda América Latina a oportunidade de participar de atividades de formação que estão programadas para acontecer em Bogotá, Colômbia, na Espanha (Madrid, Santander, Salamanca e Santiago de Compostela) e no Brasil (Rio de Janeiro). As inscrições iniciaram-se no dia 09 de março e encerram-se no dia 14 de maio de 2021.

    O objetivo do Programa é desenvolver a vocação ao serviço público através da formação de conhecimentos, aptidões e competências necessárias ao bom exercício da função pública. O programa de formação inicia no dia 24 de outubro, na Universidad de los Andes, em Bogotá, e termina no dia 02 de dezembro, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Todos os gastos de matrícula, viagem e estadia dos estudantes selecionados serão assumidos pela Fundação Botín.

    Para maiores informações, acesse o link do Programa: https://www.fundacionbotin.org/fortalecimiento/programa-de-fortalecimiento-para-la-fundacion-publica-en-america-latina.html

     

     

     

    INSCRIÇÕES ÀS BOLSAS PARA CURSO DE ESPANHOL

     A Universidade de La Rioja, em La Rioja, na Espanha, está oferecendo oito bolsas para curso de espanhol a brasileiros interessados estudar no país. As inscrições devem ser feitas tanto no site da instituição quanto pelo site do Santander até o dia 17 de março.

    Os cursos têm a duração de um trimestre: de outubro a dezembro 2021; de janeiro a março de 2022; ou de março a junho de 2022. As bolsas para curso de espanhol incluem, além do valor do curso de idiomas, alojamento em residência universitária, seguro saúde e € 1.500 para despesas pessoais e com passagens aéreas.

    Maiores informações no site: https://www.unirioja.es/index.shtml

     

     

     

    PROPELL WORKSHOP FOR THE TOEFL IBT TEST: programa de desenvolvimento profissional para a capacitação de professores de Língua Inglesa

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em associação com o Educational Testing Service (ETS), organização responsável pelos testes TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, estão oferecendo o Propell Workshop for the TOEFL iBT Test: programa de desenvolvimento profissional para a capacitação de professores de Língua Inglesa, nas quais:

    1.  Os workshops são gratuitos e serão realizados em duas ocasiões:

    • 1º Workshop: Realizado às quintas-feiras: 18 de março, 25 de março e 01 de abril de 2021, de 16 às 18h (horário de Brasília).
    • 2º Workshop: Realizado aos sábados: 10, 17 e 24 de abril de 2021, de 10 às 12h (horário de Brasília).

    2.  Data limite para inscrições: 16 de março de 2021, até às 12h (horário de Brasília-DF).

    3.  Público-alvo:

    • Professores de Língua Inglesa com vínculo permanente nas universidades associadas ao GCUB que estejam adimplentes.
    • Estudantes de Graduação em Letras-Inglês que estejam cursando o último ano do curso em uma das universidades associadas ao GCUB que estejam adimplentes.

    4.  Número de vagas disponíveis para cada workshop: 50

    5.  As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O GCUB considerará as horas, minutos e segundos.

    Link para inscrição: https://form.jotform.com/210613287424653

     

     

     

    CANDITATURAS PARA A UNIVERSIDADE DO PORTO - 2021

    Maiores informações em: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=acesso-lmi-estudantes-internacionais#quando

    Cartaz de divulgação: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/DftobFBMGop5DL7.pdf

     

     

     

    * RESULTADO PARCIAL DA PRIMEIRA ETAPA DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado parcial para a primeira etapa do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    1. RESULTADO PARCIAL: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/KcTbAmFOxY6UGDq.pdf.
    2. RETIFICAÇÃO DO RESULTADO PARCIAL: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/eUB4BgJL7fBT8Db.pdf

     

     

     

    * Programa de Futuros Líderes nas Américas (ELAP)

    O Governo do Canadá, através da sua plataforma comercial no Brasil, tem o prazer de anunciar que os processos seletivos dos Programas de Intercâmbio de Curto Prazo 2021-2022 estão abertos até 30 de março de 2021. São mais de 700 bolsas de estudos no Canadá para alunos e professores, incluindo o ELAP - Programa de Futuros Líderes nas Américas. 

    Os candidatos interessados devem entrar em contato com o escritório internacional de sua instituição de origem para saber mais sobre parcerias e acordos de intercâmbio com instituições canadenses. As instituições de origem, então, devem fornecer a documentação dos candidatos elegíveis aos seus parceiros no Canadá, que por sua vez enviam os pedidos de bolsas de estudo em nome dos candidatos de países / territórios elegíveis até 30 de março de 2021

     

     

     

    * RESULTADOS FINAL DA PRIMEIRA ETAPA DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

     A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado final para a primeira etapa do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    1. RESULTADO FINAL DA PRIMEIRA ETAPA APÓS RECURSOS: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/YTCYX1bLPDeiDQo.pdf

     

     

     

    * RESULTADO PARCIAL DA SEGUNDA ETAPA DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado parcial para a segunda etapa do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    RESULTADO PARCIAL: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/atvAZbC3IwmjR81.pdf

     

     

     

    * RESULTADOS FINAL DA SEGUNDA ETAPA DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado final para a segunda etapa do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    RESULTADO FINAL DA SEGUNDA ETAPA APÓS RECURSOS: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/4g0o6l6Ucf7pdC1.pdf

     

     

     

    * RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública a segunda retificação do Edital de Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    SEGUNDA RETIFICAÇÃO: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/MD4FWo7U6ghz9Cm.pdf

     

     

     

    * Redução de custos no teste de nivelamento TOEFL ITP

    Núcleo de Línguas Idiomas sem Fronteiras (NucLi IsF) da UFMA comunica que está disponível uma promoção aos alunos, servidores e professores que queiram fazer o teste de nivelamento TOEFL ITP, na versão on-line, que avalia a proficiência linguística de falantes cuja a primeira língua não é o inglês. O desconto é de 20% e é válido até 5 de maio. A inscrição é feita no site da Mastertest.

    O TOEFL ITP é um exame de proficiência da língua inglesa que atesta se uma pessoa consegue se expressar no idioma e se o compreende em sua totalidade. Trata-se do exame de proficiência de inglês mais conhecido e respeitado no mundo. É reconhecido por mais de nove mil instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países.  E quase sempre é exigido em intercâmbios ou vagas para o exterior. O teste avalia diferentes áreas, entre fala, conversação, escuta e escrita.

    Para maiores informações, acesse o link: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-firma-parceria-em-programa-de-nivelamento-de-idiomas.

     

     

     

    * PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE CARTAS DE ANUÊNCIA PARA CANDIDATURAS DE BOLSISTAS DE MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERNACIONAL  NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA XII EDIÇÃO DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA FUNÇÃO PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA - FUNDAÇÃO BOTÍN (2021)

    A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Internacionalização/AGEUFMA (DIN/UFMA), torna pública a abertura de processo seletivo para a concessão de Cartas de Anuência, em nome da UFMA, para candidatos a bolsas da 12a Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina daFundação Botín.

    Para maiores informações, acesse o link: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/V9CH8AnKlI6L8rp.pdf.

     

     

     

    * RESULTADOS FINAL, ANTES DO PERÍODO DE RECONSIDERAÇÃO, DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado final antes do período de reconsideração  do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    RESULTADO FINAL ANTES DOS RECURSOS: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/RjltGf6rjjjo2zj.pdf

     

     

     

    * RESULTADOS FINAL DO EDITAL No 17/2021 – AGEUFMA/DIN - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA – PROGRAMA CAPES - BRAFITEC

    A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e a Diretoria de Internacionalização (DIN), no uso de suas atribuições legais, tornam pública o resultado final do Intercâmbio Internacional em Cursos de Engenharia na França por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica CAPES - BRAFITEC.

    RESULTADO FINAL: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Z6ZfhMkioWUHgPq.pdf

     

     

     

     

    Cada curso da Harvard Business School tem nove semanas de duração e oferece certificado

    Fim do conteúdo da página