SEMIC/SEMITI e SINTA: dois grandes eventos movimentam Ageufma no início de dezembro Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

SEMIC/SEMITI e SINTA: dois grandes eventos movimentam Ageufma no início de dezembro

Publicado em: 27/11/2020

Com o objetivo de promover uma culminância dos resultados de pesquisas de iniciação científica e tecnológica e de fomentar as políticas de internacionalização da UFMA, a Ageufma tem trabalhado em dois grandes eventos: o Simpósio de Internacionalização, com abertura no próximo dia 1 de dezembro e os Seminários de Iniciação Científica e Tecnológica entre 14 e 16 de dezembro.

Ambos os eventos são desenvolvidos por diretorias da Ageufma (DIN) e (DPIT) e esperam movimentar centenas de pessoas nesse início de dezembro, considerando que até essa sexta-feira, 27, o Simpósio de Internacionalização já recebeu 258 inscrições e as apresentações de trabalhos PIBIC e PIBITI, serão mais de 800.

As dinâmicas dos eventos foram completamente alteradas em razão da atual necessidade de distanciamento social e ocorrerão totalmente on-line. O SINTA, por exemplo, terá sua abertura na próxima terça-feira, 1/12, com a participação on-line da Dra. Heloísa Hollnagel, Diretora de Relações Internacionais da CAPES, que ministrará a palestra com o tema “A Internacionalização no contexto pós-pandemia”. O decorrer do evento contará com mesas-redondas sobre mobilidade internacional em tempos de pandemia, experiências de mobilidade internacional e oportunidades de mobilidade e cooperação internacional.

Já os Seminários SEMIC/SEMITI, que ocorrem de forma simultânea, terão uma dinâmica diferente: os alunos de iniciação científica, tecnológica e inovação produzirão um slide com áudio e, consequentemente, um vídeo a partir do slide para apresentarem de forma oral, síncrona ou assíncrona. A programação inicia no dia 14 de dezembro e vai até o dia 16 do mesmo mês.

Inscrições no SINTA e SEMIC/SEMITI

Para se inscrever no SINTA basta acessar o SIGEVENTOS. O SEMIC/SEMITI não necessitará de inscrições para o público geral, entretanto, os alunos de iniciação científica e tecnológica precisarão se inscrever no SIGEVENTOS com um Slide e um Vídeo para apresentarem entre os dias 14 e 16 de dezembro.

Uma trajetória de sucesso

A Ageufma foi criada há um ano e implantada na gestão Natalino Salgado e já tem desenvolvido grandes eventos de forma on-line. Vale lembrar que há um ano atrás, 27 de novembro de 2020, a Ageufma promovia um evento sobre o Marco Legal da Inovação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de discutir, com profissionais do direito, docentes e pesquisadores sobre a importância da relação da universidade com o setor privado. De lá para cá a Ageufma tem trabalhado no lançamento de editais de traduções para facilitar as publicações de docentes em revistas internacionais; garantido bolsa para intercâmbios internacionais; promovido e fomentando a participação de alunos, técnicos e professores em cursos de introdução às culturas chinesa e libanesa; aprovando, regulamentando e consolidando diversos cursos de pós-graduações; premiando docentes pelo trabalho desenvolvido no âmbito da pesquisa; lançando importantes editais de incubação de negócios e projetos inovadores e muito mais projetos.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA DE JESUS
Última alteração em: 27/11/2020 15:50

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão