AGEUFMA promove oficina de busca em bases científicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

AGEUFMA promove oficina de busca em bases científicas

Publicado em: 29/10/2020

A oficina faz parte do curso de "Prospecção Tecnológica, Redação de Patentes e Buscas em Bases Científicas", que aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de outubro, e abordou temas como: Pesquisas e buscas de informações científicas em bases de dados; Conceitos de Propriedade Intelectual; Como redigir uma patente, entre outros.

Para a Profa. Dra. Maria da Glória Bandeira, Coordenadora de Transferência de Tecnologia, Capacitação e Difusão –  (CTCD) da AGEUFMA o objetivo foi difundir conhecimento sobre a área para a comunidade acadêmica universitária da UFMA. O curso foi elaborado pela Profa. Dra. Maria da Glória, pelo Coordenador de Prospecção e Redação de Patentes – (CPRP) da AGEUFMA, Pablo de Sousa Lima, e pela Dra. Suênia Oliveira Mendes, Bibliotecária da UFMA.

A proposta pretende difundir uma área de conhecimento relativamente nova, e para isso, as 15 horas totais do curso foram divididas para que os inscritos pudessem participar conforme suas áreas de interesse, sendo separadas em:

  • 5 horas para a Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica;
  • 5 horas para redação de patentes e registro de computador;
  • 5 horas para periódicos científicos.

Todas as aulas tiveram partes práticas, onde os participantes puderam fazer buscas nos sites de patentes, periódicos científicos e redação de patentes. Cada aula contou com uma média de 75 participantes, e o curso no total contou com 160 inscritos, sendo discentes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores da UFMA, que foram capacitados no que tange a importância da proteção intelectual em todos os níveis, para que consigam recuperar na web as informações e/ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas. Desta forma, fortalecendo o ecossistema de inovação da Universidade Federal do Maranhão.

Confira a programação do evento:

27 de outubro das 14h às 18h - Suênia Oliveira Mendes

Pesquisa e busca da informação científica em bases de dados (Acesso ao periódico CAPES,  webofscience, ferramentas de pesquisa bibliográfica, gestão de materiais informacionais, tipo de material e seleção de textos)

28 de outubro das 10h às 12h - Maria da Glória Almeira Bandeira

Conceitos de Propriedade Intelectual (patentes, registro de computador, desenho industrial, marca, Lei de Propriedade Industrial, Lei de Inovação, Marco Legal).

28 de outubro das 14h às 16h - Pablo de Sousa Lima

Como redigir uma patente (patente de invenção- PI, modelo de utilidade – Mu, passo a passo para o depósito de uma patente);

29 de outubro das 10h às 12h - Maria da Glória ALmeida Bandeira

Prospecção Tecnológica (busca de anterioridade, acesso as bases de patente: INPI, WIPO, DERWENT, ESPACENET);

29 de outubro das 14h às 16h - Pablo de Sousa Lima

Registro de computador (passo a passo para o registro de computador, o que eu preciso saber para registrar um software?)


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: DAPHNE RAMOS/HUGO RAYOL/AGEUFMA
Última alteração em: 30/10/2020 10:19

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão