Confira as ações da Pós-graduação de Comunicação em Imperatriz no período da quarentena Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Confira as ações da Pós-graduação de Comunicação em Imperatriz no período da quarentena

Publicado em: 20/05/2020

Desde a suspensão do calendário acadêmico da Universidade Federal do Maranhão, no dia 17 de março de 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA de Imperatriz (PPGCOM) vem buscando alternativas para reaproximar os estudantes, professores e técnicos, impedidos de conviver fisicamente em razão do distanciamento social. Para isso, foram elaboradas algumas ações virtuais que abordam os mais diversos temas, confira algumas delas:

Podcast “Nós de Casa”

Responsável: Profa. Dra. Izani Mustafá

O podcast “Nós de Casa” surgiu durante a quarentena, com seu primeiro episódio indo ao ar no dia 24 de março de 2020. Todos os episódios são publicados nas redes sociais e no site do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz.

Logo após as primeiras produções, a Diretoria de Comunicação da UFMA, por meio do Núcleo de Rádio (Rádio – Dcom), tornou-se parceira do podcast “Nós de Casa”, compartilhando seus áudios no canal do YouTube e nas suas redes sociais.

O podcast é para todos e, para participar, basta enviar um áudio de 1 minuto e 30 segundos com dicas, sugestões de livros, filmes e atividades para enfrentar com mais otimismo este momento.

Plataformas disponíveis:

Anchor – https://anchor.fm/izani-mustafa

 Spotify – https://open.spotify.com/show/3nIKBAb5ZIBkxVSwbig4A9

Breaker – https://www.breaker.audio/nos-de-casa

Podcasts – https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xYmYwMzczMC9wb2RjYXN0L3Jzcw%3D%3D

Pocket Casts – https://pca.st/qm0rw9gf

Rádio Public – https://radiopublic.com/ns-de-casa-8QoJAz

Redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/audio.itz/

Instagram – @audioitz 

Twitter – https://twitter.com/radioascomufma

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC3siAVm9E6gakT3se_-Nrww

Imperatriz Notícias – https://imperatriznoticias.ufma.br/

Projeto “Diz, mulher!” de pesquisadoras da UTFPR, UFMA e UFPR

Este projeto, intitulado “Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política”, se trata de uma live quinzenal com mulheres pesquisadoras em Comunicação e Política, debatendo diversas questões da área. A transmissão acontece no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord). Os programas abordam questões como comunicação pública, jornalismo político, parlamentos digitais, opinião pública, debate nas redes sociais, desinformação, dentre outros, bem como a relação deles com a pandemia da COVID-19.

A estreia do projeto aconteceu no dia 14 de maio e contou com participação das professoras Edna Miola (UTFPR) e Pamela Pinto (Universidade de Aveiro) e mediação de Isabele Mitozo (UFMA). As convidadas do “Diz, mulher!” atuam em Universidades e instituições do Estado e da sociedade civil em todo o Brasil, de forma a garantir uma diversidade regional ao programa.

Serviço:

Transmissões quinzenais no canal do Discord no Youtube.

Clube de Leituras do GamerLab

Essa ação se trata de transmissões ao vivo dos debates do grupo de pesquisa. Quinzenalmente o grupo faz uma leitura seguida de discussão de um texto teórico sobre tecnologia, cultura digital, materialidades e epistemologia, entre outros temas. As transmissões são feitas nas redes sociais do grupo. Primeiro no Facebook e depois postadas no canal do Youtube.

O grupo conta com diversos participantes, dentre eles o professor da UFMA, José Messias, e alunos mestrandos.

Link das transmissões:

 https://www.facebook.com/GamerLabUFMA-102988598073235

Além destes, o PPGCOM possui ainda outros projetos e pesquisas recentes criadas para o contexto da quarentena e isolamento social, como o estudo da professora Marcelli Alves, que analisa o caráter das publicações na cobertura do tema no Jornal Nacional; os professores Lucas Reino e Thaísa Bueno que iniciaram um projeto de estudo comparado de coberturas sobre o assunto em jornais de língua portuguesa pelo mundo e a pesquisa da profa. Denise Ayres, que vai analisar a reconfiguração da saúde na pós modernidade nesse contexto.

Outras iniciativas importantes acontecem em parceria com o curso de Jornalismo da UNIFESSPA, que vem realizando diversas ações durante este período de quarentena, sendo elas:

●             Campanhas de comunicação visual em conjunto com a prefeitura (dicas sobre formas de prevenção e cuidado durante a pandemia). É feito por meio da Agência Experimental de Jornalismo - Paiá;

●             Matérias especiais no Rondon Notícias (rondonnoticias.com), que se trata de um projeto de extensão;

●             Lives denominadas "Jornalismo na Quarentena" sobre assuntos relacionados à mídia e à cobertura do Covid-19. São organizadas pela Faculdade de Comunicação.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: Daphne Ramos/AGEUFMA
Última alteração em: 20/05/2020 17:43

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão