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Em um ano de gestão, PPGT busca modernidade e transparência nas ações da Universidade

Publicado em: 20/11/2020

Organograma da Gestão do Reitor Natalino Salgado

SÃO LUÍS - Desde o início da gestão do reitor Natalino Salgado, em 13 de novembro de 2019, as mudanças já foram ocorrendo, e uma delas foi a Pró-reitoria de Gestão e Finanças (Progf) que teve o nome da pasta alterado para Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), com o objetivo de deixar a Universidade mais moderna, desburocratizada e transparente, com foco em resultados e eficiência. Esse é o princípio básico da mudança realizada pela nova gestão na estrutura administrativa da UFMA, e que será abordado nesta matéria em continuidade à série “Gestão Um Ano”, que lembra as ações desempenhadas pela PPGT.

O novo organograma implantado pelo reitor Natalino Salgado pretende dar agilidade às demandas que a comunidade universitária almeja para os próximos quatro anos. “Tínhamos uma estrutura desatualizada. Era um formato voltado para uma estrutura por cargo ou por função, ou seja, eu precisava ter uma função para entender que eu tinha aquela atribuição. Esse modelo não é usado há muito tempo na administração”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes.

Neste primeiro ano de gestão, a PPGT tem se empenhado para atender às demandas do Restaurante Universitário (RU) e a ampliação da qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Essas ações também se estenderam aos câmpus do continente. Lá, foi realizado um levantamento em relação ao RU, já que são empresas diferentes que prestam o serviço. “Estamos trabalhando de forma individualizada com as demandas, pois há um cronograma de avaliação desses contratos do continente, mas com parcimônia, para que não fira a legalidade do que está licitado”, explicou Walber Pontes. 

Licitação

Pela primeira vez, a UFMA realiza uma consulta pública para realizar processo licitatório para contratação de empresa especializada para prestação de serviços continuados de impressão corporativa, que atenderá às demandas da Universidade. A consulta ocorreu no período de 13 a 17 de agosto de 2020.

A ideia da consulta, segundo o pró-reitor de gestão e transparência, Walber Lins Pontes, é o recebimento de contribuições acerca de seu objeto, bem como o esclarecimento de eventuais dúvidas, permitindo aos interessados a indicação de sugestões, a apresentação de questionamentos e comentários.

"Pela primeira vez, estamos realizando esse procedimento, para dar mais transparência às nossas ações e, ao mesmo tempo, melhorar as nossas práticas de contratação e seleção de prestação de serviço e aquisição de bens", explicou o pró-reitor.

Gestão um ano: PPGT

Relatório de Gestão

Como importante ação é garantir a transparência, no início do ano, a Pró-Reitoria se reuniu para apresentar ao corpo gestor da instituição o Relatório de Gestão 2019, que será encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU). Já no dia 13 de novembro, quando completou um ano que o reitor Natalino Salgado foi reconduzido ao cargo de reitor, a Pró-reitoria publicou o relatório do seu primeiro ano de trabalho.

Entre as ações desempenhados pela pasta, está a estruturação interna (recomposição da estrutura organizacional), controle e modernização (implantação do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens), gestão da integridade (estruturação do plano de integridade da Universidade), mais de 6.300 processos tramitados e mais de 2.100 memorandos eletrônicos enviados, constituição de dados abertos para garantir mais transparência, capacitação dos servidores lotados na PPGT, mais de vinte licitações concluídas, atualização do modelo de minutas dos editais e anexos; fiscalização dos termos de referência, entre outras ações que garantem à Pró-reitoria um serviço de excelência e de qualidade.

Mesmo durante a pandemia, a PPGT não deixou de realizar suas atividades, de movimentar os processos, de realizar licitações para atender a todos os câmpus, de dar continuidade a contratos essenciais para o funcionamento da instituição, seja presencial ou remoto, além da implantação da assinatura eletrônica de contratos e termos aditivos, possibilitando economia de papel e rapidez nos procedimentos.

Administração

Durante esse um ano de gestão, a Divisão de Protocolo e Arquivo (DEPA) já movimentou mais de 24.700 processos, entre físicos e eletrônicos. Toda a informatização, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, contribuiu para que a Universidade reduzisse seus gastos para aproximadamente mil reais mensais.

Outro ponto importante da PPGT é a inserção das informações relacionadas ao setor, como, por exemplo, as certidões, no Portal da Transparência. E, mesmo em tempos de pandemia, os convênio não cessaram. Entre acordos de cooperação técnica, contratos com fundações de apoio, protocolos de intenções, convênios, entre outros, até o momento, a UFMA já assinou 50 novas avenças.


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Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 23/11/2020 11:07

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