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DTED é protagonista no processo de incorporação das Tecnologias na Educação durante pandemia

Publicado em: 17/11/2020

Cursos EaD para você

SÃO LUÍS – Tendo em vista o cenário da pandemia da Covid-19, a UFMA tem se mobilizado para criar alternativas de qualificação de professores e conduzir projetos para minimizar o impacto negativo sobre o ensino. Nesta gestão, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) tem sido uma das protagonistas, orientando a conexão entre o professor e aluno no universo digital e viabilizando o seguimento do calendário acadêmico em meio a uma crise sanitária global. Dessa maneira, para dar continuidade à série Gestão Um Ano, esta matéria terá como foco as ações da Diretoria de Tecnologias na Educação.

“Modernização de processos e inovação têm sido a tônica da administração Natalino Salgado, por meio da Diretoria, juntamente com a Superintendência de Tecnologias da Informação (STI). Estamos desenvolvendo um processo de aprimoramento na esfera da educação a distância para subsidiar a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, conta a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Todo dia, a DTED, em parceria com a STI, tem auxiliado os docentes na realização das atividades remotas. Até o momento, já foram contabilizadas mais de 500 atividades realizadas remotamente.

Parceria UFMA-USP

Uma das primeiras conquistas da DTED foi a realização, em parceria com a Universidade de São Paulo, da primeira edição International Conference on Technologies, Health and Education, que propunha discutir as inovações e tecnologias educacionais aplicadas à educação superior em todas as áreas de conhecimento e Networking entre pesquisadores de Instituições Nacionais e Internacionais.

Durante os dois dias do evento, personalidades abordaram os temas que estão na vanguarda do conhecimento em inovação na educação mediada por tecnologias digitais, com ênfase em plataformas educacionais, aprendizado adaptativo, gamificação na aprendizagem, tecnologias cognitivas, blended learning, design instrucional e política de gestão da internet.

Gestão um ano: DTED

Portal EAD para Você

Segundo Ana Emília, o Portal Ead para Você é hoje a principal estratégia planejada pela DTED para dar suporte ao trabalho remoto do docente. O portal disponibiliza conhecimentos na área de tecnologias na educação à comunidade acadêmica, por meio de informações e oferta de cursos, ferramentas tecnológicas, webinários, repositórios, notícias, entre outras iniciativas educacionais. O portal dispõe de um conteúdo rico e diverso de objetos de aprendizagem que desmistificam o uso de TICs e facilitam o processo de adaptação para seu emprego nas aulas remotas.

Democratização do conhecimento

Sob a responsabilidade da DTED nesta nova gestão, dois grandes programas ministeriais foram introduzidos no planejamento da Diretoria: a Universidade Aberta do SUS, pelo Ministério da Saúde; e a Universidade Aberta do Brasil, pelo MEC.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece atualmente dez cursos de graduação na modalidade a distância na UFMA, em 18 polos, localizados em cidades de diferentes macrorregiões do Maranhão. Uma das novidades é o curso de especialização Ciências é 10, realizado na modalidade ensino a distância (EaD), com o objetivo de formar, qualificar e facilitar o acesso dos professores do ensino básico a uma formação continuada e de qualidade.

Logo no início da gestão, a UAB conseguiu ampliar os horizontes do ensino acadêmico na modalidade a distância no Maranhão, com um grande acréscimo no número de vagas de 72,7%. A UFMA também está constituindo mais dez polos presenciais novos que facilitarão o acesso à educação superior nos municípios do estado.

Já a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), implantada na primeira gestão do reitor Natalino Salgado, alcançou grande destaque no cenário nacional. Hoje, já acumula mais de 85 mil matrículas em seus cursos durante os cinco primeiros meses deste ano e 49 registros no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual de sistemas para aplicação na esfera da educação a distância. Só para ilustrar, um curso sobre a Covid-19 desenvolvido pela UNA-SUS-UFMA, lançado no dia 3 de abril deste ano, atingiu mais de 55 mil inscritos com 30 dias de início da oferta.

Para Ana Emília, a pandemia vem modificando nossa forma de viver e estar no mundo, e isto não seria diferente nas universidades públicas. “Ninguém tem dúvida de que haverá mudanças profundas em nossa forma de ensinar, de aprender, de pesquisar e fazer extensão, e quase tudo vai passar pela mediação das tecnologias na Educação. Nesse sentido, a EaD já é uma modalidade de ensino bastante reconhecida nas instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. Nas universidades públicas, decerto que ela deixará de ser ‘um curso à parte’ para se tornar reconhecida pelo valor e pelas possibilidades de aprendizagem, de desenvolvimento e de formação que apresenta”, observou a diretora da DTED.

 


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Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 18/11/2020 21:23

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