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UFMA registra mais de 520 atividades realizadas remotamente

Publicado em: 01/07/2020

SÃO LUÍS - Webinários, palestras, seminários, treinamentos, rodas de conversas, eventos, entre outras atividades têm sido realizadas desde o mês de maio até agora, pela Universidade Federal do Maranhão.

Até o momento estima-se um total de 524 atividades acadêmicas realizadas remotamente envolvendo estudantes, professores e técnicos. Quando a pandemia começou, em meados de março, a Universidade suspendeu o calendário acadêmico, autorizando somente trabalhos remotos.

Desde então, diversas ações para auxiliar a comunidade acadêmica, quanto ao uso de tecnologias para atividades remotas, têm sido realizadas. Uma delas, cabe o destaque, são os treinamentos que a Diretoria Interdisciplinar de Tecnologia na Educação (Dinte) vem realizando para capacitar os docentes e orientá-los no uso dessas ferramentas para ministrarem suas aulas remotamente.

A professora Ana Emília Oliveira, diretora da Dinte, enfatiza que a modernização de processos e a inovação têm sido prioridades da atual gestão. “Estamos desenvolvendo um processo de aprimoramento na esfera da educação a distância para subsidiar a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Para melhor entendimento, ela destaca que educação a distância e ensino remoto não são a mesma coisa. Segundo Ana Emília, o ponto em comum entre elas é somente a mediação tecnológica como base para seu desenvolvimento.

“A educação a distância pressupõe um processo de desenvolvimento da aprendizagem baseado na interatividade e na autonomia do aluno de adaptá-la à sua realidade. Na EaD, estudantes e professores desenvolvem suas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Os conteúdos são ofertados por mídias diversas, permitindo que o discente aprenda da melhor forma. Já o ensino remoto é uma adaptação do ensino presencial para uma situação emergencial, como tem ocorrido com grande frequência no cenário atual, de pandemia do novo coronavírus, Sars-CoV-2. Ele envolve o emprego das TICs para permitir que as aulas ocorram remotamente, e que atividades e conteúdos sejam entregues por algum meio: aulas ao vivo ou gravadas, lista de atividades pelo e-mail ou agenda virtual, entre outros”, detalhou.

Primeira Colação de Grau virtual concedida a estudantes de medicina

Todo dia, a Dinte, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), tem auxiliado os docentes na realização das atividades remotas. Até o presente, já foram contabilizados 262 Eventos registrados no Sigeventos, 78 Webinários, 14 Treinamentos, 15 Seminários, 15 Rodas de Conversas, 43 Palestras, 90 Minicursos, 5 Mesas Redondas, 1 Fórum e 1 Encontro.

A professora do departamento de Química Gilvanda Nunes realizou, recentemente, um evento utilizando as plataformas da Universidade. Segundo ela, a metodologia aplicada foi bem aceita pelos estudantes, que perceberam a interação junto aos professores. “Eu pensava que seria ser uma relação muito fria e distante entre os participantes e palestrantes, mas não foi. Percebi que houve uma participação muito boa no decorrer do evento. Nenhuma palestra ministrada ao longo do evento contou com menos de 100 participantes”, relatou.

Para Gilvanda, outra experiência muito boa com relação ao evento on-line é que, depois dessa quarentena, ela acredita que muitas pessoas vão aderir a esse movimento de fazer eventos remotos. “O custo de uma atividade assim é mais baixo e envolve mais ainda os participantes em relação à presencial, porque os participantes têm que se deslocar de suas casas, pegar transporte e às vezes ainda se atrasam por algum imprevisto. Acredito que, a partir de agora, vamos entrar em uma outra etapa, na qual muitos eventos serão remotos, com exceção de algumas atividades que podem exigir o presencial, como oficinas, exposições, entre outras atividades”, afirmou.


Realização da III Semana Acadêmica Integrada de Química, de forma on-line, pela plataform Google Meet, disponbilizada pela UFMA

Segundo superintendente de tecnologia da informação, Anílton Maia, a Universidade possui vários projetos na área de tecnologia da informação, que vão desde a implantação do e-mail institucional na plataforma do Google, com armazenamento ilimitado em nuvem para professores, técnicos e estudantes, além do Google sala de aula e de ferramentas de colaboração.

“Implantamos várias ferramentas em nuvem tanto da Microsoft, quanto da IBM, o que liberou para a Universidade diversas licenças tanto para o estudante quanto para o professor para fazer uso de nuvem na área de dados do IBM Watson e de ciência de dados de Inteligência Artificial. Mas não parou por aí,  foram diversas ações executadas na área de transparência, na área de ensino, implantando o certificado digital para o aluno, para que não haja a necessidade de pegar o documento físico. Fizemos ações para a Proaes, via sistema, e recursos para gerenciar atividades remotas, que vão desde o Google Meet até a ferramenta de conferência da RNP, por meio da parceria da UFMA com a rede nacional de pesquisa. Essas ferramentas são importantes para auxiliar o professor no ensino-aprendizagem nesse tempo de pandemia”, detalhou o superintendente.

O reitor Natalino Salgado lembrou que, há quase quatro meses, a sociedade vive nesse distanciamento social, um quadro nunca visto na história da Universidade. “Esse distanciamento se faz necessário para garantir a segurança da comunidade acadêmica diante da pandemia provocada pela Covid-19. Apesar disso, a UFMA continuou produzindo pesquisa, formando profissionais, prestando assistência aos estudantes, professores e técnicos administrativos, promovendo a capacitação por meio de cursos e webinários, buscando formas de colaborar com a sociedade maranhense no enfrentamento ao coronavírus. A nossa instituição já realizou mais de 520 atividades em diversas áreas. E é uma das poucas universidades do país que implantou um projeto extensionista voltado para a geração de trabalho e renda, o projeto “Máscaras pela Vida”, que oferece uma forma digna para dezenas de mulheres da área Itaqui-Bacanga enfrentarem a crise econômica” destacou

Segundo ele, essa e tantas outras ações desenvolvidas pela UFMA, contribuem para o fortalecimento do papel da Universidade como centro de produção do conhecimento preocupada com a questão social e com a melhoria da qualidade de vida. “Muito já foi feito, a UFMA não para e segue em frente como protagonista do desenvolvimento do nosso estado” finalizou.


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Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 02/07/2020 17:49

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