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"Encontramo-nos desafiados a ressignificar ideias, práticas e vivências", diz Proen sobre início da gestão

Publicado em: 16/11/2020

UFM_3456Show da Acolhida realizada em 2 de março de 2020


SÃO LUÍS – A série “Gestão Um Ano”, que relembra as ações da atual gestão, inicia apresentando as atividades da Pró-reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão. Conduzir as atividades corriqueiras dentro desse “novo normal”, imposto pela pandemia da Covid-19, tem sido um desafio diário. E, mesmo com todos os desafios apresentados, a UFMA manteve-se firme na construção de estratégias para garantir a atividade fim da Universidade: o ensino.

Para identificar as dificuldades e os acertos das vivências da comunidade acadêmica, a Proen teve auxílio do “Questionário de Avaliação do Calendário Acadêmico Especial da Graduação”, que tinha por objetivo gerar o melhor planejamento e interação entre alunos e professores durante o ensino híbrido ou remoto, cuja metodologia foi aplicada em setembro, com a retomada do calendário acadêmico. O sistema de ensino adotado desenvolve os componentes curriculares possibilitando a interação discente-docente-conhecimento.

A Pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra lembrou que os desafios do ensino foram ainda maiores na UFMA porque ela está inserida em nove municípios do estado e cada curso e localidade tem suas necessidades e especificidades próprias.

“De maneira emergencial, nós discutimos as novas alternativas de ensino: remoto e/ou híbrido de acordo com a realidade de cada curso. As colações de grau, as comemorações, as assembleias e reuniões remotas fizeram parte da nova agenda acadêmica em tempos de recolhimento social”, contou. Ela ressaltou, ainda, a importância da realização de cursos de capacitação para docentes e discentes com as ferramentas de ensino-aprendizagem do ambiente virtual. “A educação não pode aguardar o fim da Covid-19, até porque não sabemos ao certo quando e como será o seu fim, para propor mudanças e ajustes no ensino. Reinventarmo-nos nesse início de gestão foi necessário e urgente”, frisou.

Acolhida Virtual

Pela primeira vez na história da UFMA, a Proen realizou uma cerimônia virtual para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. “O retorno só foi possível devido a participação de toda a comunidade acadêmica por um ideal comum, o de dar esperança aos estudantes de graduação e de pós-graduação”, contou Isabel Ibarra.

O semestre iniciou com um calendário remoto, mas, aos poucos, vai sendo realizado o ensino híbrido, ou seja, havendo também aulas presenciais, desde que respeitado todos os protocolos de segurança. “Tudo o que aprendemos nesse período vai ficar como nosso conhecimento, mesmo quando esse vírus passar”, concluiu Ibarra.

Educação on-line

Estabelecida a retomada do calendário de maneira remota e/ou híbrida, a comunidade universitária empenhou-se para dar continuidade às atividades acadêmicas. Diversos eventos tiveram sua estreia no mundo virtual reunindo, simultaneamente, em auditórios virtuais, professores, alunos e profissionais nacionais e internacionais; uma consequência positiva do ambiente remoto de ensino-aprendizagem.

Vale destacar a primeira edição do Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas, transmitido pelo YouTube, que contabilizou mais de 2500 participantes e participação de diversos palestrantes de diferentes áreas da botânica de todo o país. Como um insight do que já se vinha refletindo no contexto da educação na pandemia, o I Congresso On-line do Curso de Pedagogia que trouxe como temática “A reinvenção do ato de ensinar”.

“Nesse momento que nos tocou viver de uma nova maneira os nossos cursos, o ensino e a Universidade, encontramo-nos desafiados a ressignificar ideias, práticas e vivências”, observou Ibarra.

Gestão um ano: Proen

Outorga do grau virtual

Pela primeira vez na história da UFMA, foi realizada a outorga de grau por meio de videoconferência. A solenidade virtual reuniu 65 estudantes de Medicina dos câmpus de Imperatriz (22), Pinheiro (33) e São Luís (10), que receberam o grau. Durante esse período, mais de 450 estudantes se despediram da graduação, por meio dessa janela virtual.

Em virtude da Resolução Nº 1.979-Consepe, que autorizou a colação de grau de discentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, cerca de 170 profissionais da saúde receberam o diploma antecipado para auxiliar no enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.

Já no continente, mais precisamente no câmpus de Imperatriz, o aluno John Brito, do curso de Pedagogia, foi o primeiro aluno a se formar baseado na nova resolução, que permite a abreviação do tempo de duração de curso, para alunos que tenham extraordinário desempenho acadêmico. “Foi uma sensação estranha e ao mesmo tempo muito boa. Fiquei tenso, mas tive o apoio da pró-reitoria de ensino, da coordenadora do meu curso e de toda a equipe da UFMA envolvida nesse processo”, relembrou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
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Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 16/11/2020 07:55

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