Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professor Antonio Cordeiro receberá, na sexta-feira, o título de Professor Eméito

Publicado em: 28/10/2020

SÃO LUÍS - Na continuação da série Professor Emérito 2020, o próximo homenageado será o professor Antonio Cordeiro Feitosa, do departamento de Geociências e dos Programas de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, e de Saúde e Ambiente. A solenidade de entrega do título de Professor Emérito, dado a professores que tiveram relevância na universidade ao longo da sua carreira ocorrerá na sexta-feira, 30, e será transmitida pelo canal da DCom TV no YouTube.

Neste ano, serão agraciados dez docentes das mais diversas áreas do conhecimento e que têm prestado serviços de grande relevância em prol do desenvolvimento da ciência e da educação brasileira.

Professor Titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão, Antonio Cordeiro Feitosa é graduado em Geografia Bacharelado pela UFMA, com mestrado e doutorado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e pós-doutor em Geografia Humana, pelo IGOT-Universidade de Lisboa-Portugal.

Ele ingressou na Universidade em 1980, foi Consultor de Geomorfologia para a Elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual do Bacanga, do Governo do Maranhão, e Consultor da área de Geomorfologia do Projeto de Gerenciamento Costeiro do Maranhão.

Ao longo da carreira profissional, o professor Cordeiro, já realizou serviços técnicos especializados para o Governo do Estado do Maranhão. Ele tem experiência na área de Geociências, com ênfase em GeografiaFísica e Geomorfologia, atuando em nível de graduação e pós-graduação, principalmente nas áreas de percepção ambiental, análise ambiental, sustentabilidade ambiental e dinâmica da paisagem.

Foi coordenador e chefe de departamento de Geociências, além de diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) e prefeito de Câmpus. Também foi condecorado com as Palmas Universitárias, a mais alta honraria da UFMA de reconhecimento da carreira do servidor. Antonio Cordeiro também foi professor credenciado da Universidade Estadual do Maranhão no período de 2002 e 2006. Participa de diversos projetos de pesquisa, como, por exemplo, o Observatório Cultural do Maranhão, iniciado em 2018.

Já recebeu prêmio de primeiro lugar como melhor painel no VI Simpósio Nacional de Geomorfologia, União da Geomorfologia Brasileira, foi condecorado com a medalha Brigadeiro Falcão da Polícia Militar do Estado do Maranhão e também com a medalha do Mérito Timbira do Governo do Estado do Maranhão. Possui diversos artigos, livros e capítulos de livros publicados.

“Ainda que as pernas não consigam mais suprir o corpo, enquanto a mão escrever e a cabeça pensar, estarei servindo a Geografia”, afirmou o homenageado, que ascendeu, em 2018, ao cargo de professor titular, último grau do magistério do ensino superior federal.

Professor Emérito Antonio Cordeiro Feitosa

 

Homenageados com o título de Professor Emérito

Antonio Carlos Leal de Castro

Antonio Cordeiro Feitosa

Aymoré de Castro Alvim

Carlos Celso Gomes Nunes

Ceres Costa Fernandes

Fernando José Cunha Belfort

Haroldo Silva e Souza

José Batista de Oliveira

Manoel Rubim da Silva

Zenir de Jesus Lins Pontes


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 30/10/2020 18:37

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

27/11/2020

20:33

Projetos do PET Conexões aliam criatividade e ação social com participação de docentes e alunos   SÃO LUÍS - O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Câmpus de Imperatriz foi criado em 2010 e...

27/11/2020

20:13

Inscrições para o I Encontro sobre Atendimento Educacional Especializado vão até o dia 30   SÃO LUÍS - O primeiro Encontro Nacional sobre Atendimento Educacional Especializado (I Enaee), realizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade...

27/11/2020

19:18

Departamento de Saúde realizará lançamento de agenda sobre estratégias de prevenção ao HIV   SÃO LUÍS - O Departamento de Saúde Pública (DSP) da UFMA, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de...

27/11/2020

18:51

Estão abertas as inscrições para o Semic e Semiti 2020   São Luís – Estão abertas, até o dia 4 de dezembro, as inscrições para os Seminários de Iniciação Científica (Semic)...

27/11/2020

17:53

PPGDSE prorroga prazo de inscrições no processo seletivo da turma de mestrado 2021.1 SÃO LUÍS - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE-UFMA) prorrogou o prazo para inscrição no processo...
Fim do conteúdo da sessão