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Orientações atualizadas da DPG/AGEUFMA sobre procedimentos durante a suspensão do calendário acadêmico

Publicado em: 18/03/2020

Aos Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação,

Assunto: Orientações sobre procedimentos durante a suspensão do calendário acadêmico

Considerando a Resolução 1978/CONSEPE, a Diretoria de Pós-Graduação da AGEUFMA orienta que:

1)                  Estão suspensas todas as atividades presenciais dos programas de pós-graduação.  Entretanto, as disciplinas poderão ser ministradas remotamente, a partir de um planejamento elaborado pelos docentes, autorizado pelo Programa e em comum acordo com os discentes.

2)         Em relação aos processos seletivos, já em andamento, os candidatos deverão ser instruídos a enviarem os documentos relativos à inscrição às coordenações via e-mail do programa e não de forma presencial. No ato da matrícula (que deverá ser feita somente após o retorno das atividades), os candidatos aprovados devem apresentar a documentação original para confirmação da veracidade, sob pena de desclassificação. Etapas presenciais da seleção deverão ser adiadas, com data prevista a ser confirmada de acordo com calendário de ações estabelecido pelo Comitê de Emergência da UFMA.

3)      Em relação às defesas de trabalhos de conclusão de curso, a coordenação poderá adiar para após o período de suspensão de atividades,  sem prejuízo para o programa. Entretanto, quando for realmente necessária a defesa no período de suspensão de atividades, como, por exemplo, nos casos de urgência justificada pelo aluno, elas poderão ser feitas  por vídeo-conferência (cada pessoa em sua casa). 

4)       Em relação às reuniões de colegiado, caso haja necessidade, deverão ser feitas de forma virtual.

5)         Todas as atividades presenciais dos alunos de pós-graduação que não forem essenciais, devem ser suspensas. Entretanto, as atividades de laboratório, que forem essenciais para a continuidade das pesquisas, poderão ser realizadas seguindo um planejamento elaborado pelo(a) discente e seu(a) orientador(a) e somente com os integrantes essencialmente necessários, evitando aglomerações. Caso o aluno queira continuar realizando atividades de laboratório/campo, ele deverá assinar um termo de responsabilidade elaborado pelo Programa, atestando que não foi obrigado a realizar tal atividade. 

6 )        A Diretoria de Pós-Graduação (DPG) estará atendendo a todas demandas por memorandos ou e-mail (ageufma.dpg@ufma.br).

São Luís - MA, 19 de março de 2020.

 

Flávia Raquel Fernandes do Nascimento

Diretora de Pós-Graduação

 

                                                                Fernando Carvalho Silva

                                                                Pró-Reitor da AGEUFMA

Confira o documento em anexo com as informações sobre os procedimentos a seres adotados com relação ao atendimento da Diretoria de Pós-Graduação da AGEUFMA.


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Lugar: Agência de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação, Empreendedorismo e Internacionalização da UFMA
Texto: LUCIO SILVA
Última alteração em: 19/03/2020 12:54

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