Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor ganha novas instalações na Cidade Universitária

Publicado em: 10/01/2017

SÃO LUÍS – A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CASS) ganhou novas instalações para melhor atender aos servidores da Universidade Federal do Maranhão. O espaço agora funciona na antiga sede do HUzinho, que encerrou suas atividades como unidade do Hospital Universitário da UFMA no Câmpus do Bacanga. Dividida em três setores, a CASS centraliza a Perícia Médica, o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (SPSQV), melhorando a comunicação entre essas divisões e promovendo melhores serviços aos atendidos.

Desde o início de suas atividades, a Coordenação de Atenção à Saúde enfrentou uma grande dificuldade: a distância física entre os três setores. A sede da Perícia Médica, por exemplo, localizava-se no Hospital Materno-Infantil, enquanto a SPSQV e o SESMT atendiam na Cidade Universitária Dom Delgado, nos prédios Castelão e CEB Velho, respectivamente. Isso gerava problemas no diálogo e na relação entre as seções, interferindo também na relação com os servidores.

Com a transição, a expectativa é grande. “Esperamos isso desde que instalamos a unidade da CASS. Será possível agora otimizar processos, diminuir burocracia com documentos e realizar reuniões entre as áreas”, afirma a coordenadora da CASS, Márcia Teixeira Marques. Até o momento, o SESMT funciona no antigo HUzinho, e a previsão é de que, em fevereiro, a Perícia Médica também esteja alocada no prédio. Márcia explica que parte do Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida também já está atuando no local, mas a equipe é grande e ainda se divide entre a sede nova e a antiga.

A estruturação de um sistema que coordene e integre ações para a manutenção da qualidade de vida e saúde no trabalho é prevista no Decreto nº 6.833/2009, que determina como imposição legal a implantação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Na UFMA, a CASS foi desenvolvida para atender a essa demanda.

Saiba mais

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor, que faz parte do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep/UFMA), tem como objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos, assim como determina o Decreto do Senado Federal nº 6.833.

Para isso, dividiu suas ações em três setores: a Perícia Médica, que é responsável por analisar os casos de doença no servidor e na família, garantindo os seus direitos legais; o SESMT, que orienta sobre segurança no trabalho, elaborando laudos periciais em questões ligadas à segurança e medicina do trabalho e de programas de controle médico de saúde ocupacional, além de desenvolver diversos projetos na área; e o SPSQV, que promove a atenção integral e a qualidade de vida dos servidores da Universidade no ambiente de trabalho, enfocando as dimensões física, psicológica e social.

Confira aqui a nota de esclarecimento sobre o fechamento do HUzinho

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Fonte: Mallú Ferreira