Grupos e Núcleos Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grupos e Núcleos

    De acordo com o CNPq o Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, cujo fundamento organizador é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa.

     O trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao Grupo (e não ao contrário), e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. O conceito de Grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes. A configuração de um Grupo de Pesquisa é dinâmica, tanto em relação às suas linhas de pesquisa, como em relação aos seus membros (principalmente estudantes, que permanecem no Grupo, com esse perfil, por um período mais curto), às parcerias que estabelece com instituições e empresas, etc. Os líderes são responsáveis pela manutenção e atualização de seus grupos, o que deve ocorrer de forma contínua para evitar que os mesmos se tornem inativos e, posteriormente, venham a ser excluídos do Diretório de Grupos do CNPq

    A Resolução que disciplina a criação de Grupos/Núcleos de Pesquisa da UFMA encontra-se em fase de tramitação, com vistas à aprovação.

     

    Para visualizar os grupos - Clique aqui

    Fim do conteúdo da página