Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Palavra do Reitor

Conhecimento que desconhece fronteiras

Uma verdadeira revolução na área do ensino. Refiro-me aos números divulgados neste semestre pelo Censo da Educação Superior acerca de dados relativos a 2012, que revelam o aumento de 12,2% referente às matrículas nos cursos de Educação a Distância – EAD, no biênio 2011-2012.

Falo isso com o propósito de destacar uma das excelentes ferramentas de EAD, da qual a Universidade Federal do Maranhão orgulhosamente faz parte. Trata-se da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), criada em 2008 pelo Ministério da Saúde com a missão precípua de suprir as necessidades de capacitação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. Fiel ao seu caráter inovador, logo em 2009, a Universidade Federal do Maranhão aderiu a esse projeto e hoje compõe o quadro de dezesseis instituições federais de ensino pelas quais a UNA-SUS realiza a formação e o aprimoramento do ensino-serviço, prestado na rede de saúde pública. Desse quantitativo de instituições, a UFMA se encontra entre as três universidades – ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – que mais recursos educacionais têm publicado para a Universidade Aberta do SUS.

Desde o início de suas atividades, a UNA-SUS – por meio da UFMA – ofertou quase nove mil vagas de cursos de Especialização de forma gratuita através da plataforma de EAD (Ensino a Distância) pela internet. Os dois primeiros cursos ofertados foram Saúde Materno-Infantil e Saúde da Família. Desde então, foram acrescidos à grade de cursos dessa categoria outros quatro – Nefrologia Multidisciplinar, Saúde da Pessoa Idosa, Atenção Domiciliar e Saúde Mental. No campo da Extensão, são oferecidos os cursos de Língua Portuguesa, Dependência Química entre outros.

O Ensino a Distância é uma das modalidades de formação mais versáteis que existem atualmente. Todas as conceituadas instituições de ensino do mundo têm investido nessa área pela imensa possibilidade de alcançar pessoas em qualquer parte, o que se revela em grandes vantagens para os alunos que, sem sair de suas cidades, podem receber ensino qualificado e com a garantia e certificação de renomadas universidades. É prático do ponto de vista da rotina pessoal do estudante também, pois este pode, sem prejuízo de suas atividades laborais normais, organizar seu tempo e disponibilidade para realizar sua qualificação.

Outra vantagem que favorece esta plataforma de ensino é o custo relativamente mais baixo em relação ao ensino presencial, que demanda recursos maiores em infraestrutura e pessoal. No tocante ao material didático, o sistema EAD o disponibiliza em diversos formatos em bibliotecas virtuais, além do acesso a banco de dados, de pesquisa e de artigos nas mais importantes instituições do gênero. Associe-se a isso o fato de que os melhores especialistas em cada área de conhecimento podem estar acessíveis por meio de tutoria para os alunos, além dos professores que fazem parte regularmente do corpo docente.

Pode-se dizer que a modalidade EAD já promove uma revolução sem paralelo na história do ensino no mundo e das universidades em particular; pois, de certo modo, não há limitação para a quantidade de pessoas que podem ser alvo desses serviços de ensino com a consequente redução de tempo na formação/qualificação e de recursos financeiros.

Entre os recursos utilizados pela UFMA na consecução desse trabalho está a utilização de livros online, vídeos, áudios, séries radiofônicas, jogos, animações gráficas, games e ilustrações. Isso dá uma ideia da quantidade de possibilidades que pode ser utilizada na aprendizagem dos alunos. A UFMA tem parceria com outras universidades da rede – Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – para desenvolver games que simulam situações práticas, as quais testam os alunos mediante a sua habilidade e o seu aproveitamento nos cursos de que são participantes.

Algumas modalidades de cursos se encaminham para uma categoria mais avançada de EAD. Esta categoria é aquela na qual o aluno se autoinstrui, sem precisar, portanto, de tutoria. Desde a inscrição até o final do curso, todas as ações requeridas do discente – posteriormente transformadas em informações – ficam armazenadas em uma plataforma, que serve como um manual para a realização dos estudos. A cada etapa, o sistema dá retorno quanto às tarefas e demais ações necessárias à conclusão do curso. Logo esses cursos estarão disponíveis na forma de aplicativos androide para smartphones, e esses programas serão distribuídos pelo Google Play. Poderão, portanto, ser realizados em modo offline e, ao final, o estudante enviará os resultados. Onze cursos, incialmente, serão ofertados nessa plataforma, todos com a mesma garantia de certificação da UFMA/Ministério da Saúde.

No momento vislumbramos esse avanço que começa na formação acadêmica inicial e segue ao longo do exercício prático com a qualificação permanente do profissional, além do acesso a uma base de informações quase infinita para os participantes. A pesquisa também poderá ser implementada principalmente na atenção básica, uma das áreas que considero que mais será beneficiada, visto que sobre ela está ancorado um dos princípios mais importantes, que é a ação de prevenção, seguida da educação para saúde da população.

Doutor em Nefrologia, reitor da UFMA, membro do IHGM, ACM e AMC

Publicado em O Estado do Maranhão em 15/12/2013

Mais opções
Copiar url

Necessita-se de realistas

Palavras não encobrem fatos

Acordes para o tratamento renal

As lições das cicatrizes

Sobre o insubstituível

A ciência e o impossível

A luta continua

Porque a vida não espera

Revolução educacional

Quando tudo isso vai terminar?

Quando as pestes nos assaltam

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Sálvio Dino

Por uma nova versão da história

E se deixasse de haver ciência?

Entre linhas de luz

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Milson Coutinho

Homenagem do Reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Waldemiro Viana

Tempos pandêmicos para secretas lições

Moby Dick, para uma macroscopia do coronavírus

Saúde e educação nas entranhas da cidade

Medicina e Literatura: mais que a vida

Os vírus, as pandemias e as alterações históricas

Ciência a serviço da vida

O vírus, o próprio homem, o racismo e outros inimigos

O sacrifício da verdade

Efeitos colaterais

Lá fora, sem sair de casa

O cenário das pragas na vida e na literatura

E as lanternas continuam acesas

Para sempre afetuosos

Será admirável o mundo novo?

O gigante aliado no combate ao mal

A (nova) escolha de Sofia

Qual fim está próximo?

Dia Internacional da Mulher

Doença renal: a prevenção começa na infância (II)

Celeiro de excelência

O (velho) novo problema da corrupção

Tempos difíceis

Obreiro do Conhecimento

Uma palavra de gratidão

Salve Mário Meireles!

Luzes para Domingos Vieira Filho

Novos cenários para a inovação tecnológica

A benção, meu pai

Dunas e saudade

A (anunciada) tragédia grega

Uma homenagem a Bacelar Portela

Um poeta, um estadista e um sacerdote

Reivindicação atendida

Dom Delgado, um homem visionário (IV)

Dom Delgado, um homem visionário (III)

Dom Delgado, um homem visionário (II)

Dom Delgado, um homem visionário (I)

Uma reparação histórica

Páscoa: vida nova a serviço do próximo

A Baixada Maranhense e a sua vocação para a grandeza

Um clamor pelos novos mártires

O legado de Darwin

Excelência no esporte

O essencial é que importa

Contra a intolerância

Menos corrupção em 2015

Contra a intolerância

O brilho de Carlos e Zelinda

A UFMA e o empreendedorismo

Inesquecível Mohana

TJ-MA e a justiça

Valorização da ciência

Novos caminhos para a educação

Ensino para além do tempo e da distância

Arqueologia, mais uma área de conquista da UFMA

O papel protagonista da Associação Comercial do Maranhão

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (III)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (II)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive

A lição da Copa

A justiça mais próxima do cidadão

No caminho certo

Ubiratan Teixeira: múltiplos em um só

O legado de fé dos santos juninos

Sisu: democratização no acesso ao Ensino Superior

Espaço de celebração e valorização da cultura

Chagas de ausência

Mais um avanço da UFMA

Considerações sobre pecado e redenção

Páscoa, libelo em favor da liberdade

O dia em que a baixada parou

Anchieta, história de fé e amor pela educação

Um código de conduta para a rede

Um reconhecimento merecido

Vértice de oportunidades

O chamado da liberdade

A solução passa pela família

Extensão universitária: de braços abertos para a comunidade

Cuidar dos rins é viver melhor

Em defesa dos nobres valores

Contra a exclusão, a formação

Os (des) caminhos da violência

Pinheiro e Imperatriz, novo celeiro de médicos

Uma revolução em curso

Um ano de novas conquistas

A luz que vem da fé (considerações acerca da Epístola do Papa Francisco)

Conhecimento que desconhece fronteiras

Pelo diálogo e pela sensatez

Novos passos rumo à melhoria do ensino

Confissões antigas sobre o Maranhão

Oportunidades e melhorias no cenário da saúde

A ética como aliada da ciência

Merecidas palmas

A UFMA e o ENEM (parte II)

A UFMA E O ENEM (parte I)

(A)Deus, minha mãe

Voto e democracia, simbiose perfeita

Um desafio para o sistema educacional

Sobre despedidas e inícios

Pausa para equilíbrio e reflexão

Um presente à altura de São Luís

Educação que liberta e transforma

À espera de reforços

Democratizando o acesso

A benção de ser pai

Santa madre Igreja

Bem-vindo, Francisco

Quando prevenir, de fato, é melhor que remediar

E a violência?

Sinal de alerta

Sobre a paz e Santo Antonio

Interiorização: caminho para a emancipação

Quando o meio é a própria mensagem

Mais que um homem: uma lenda (parte II)

Mais que um homem: uma lenda

De poesia e de arte também se vive

Uma reivindicação justa e necessária

Vitória, fruto da perseverança

Inimigo oculto

A ordem natural das coisas

Alfabetização, primeiro passo para o desenvolvimento

Exemplo de abnegação e altruísmo

Um ato de reparação

O legado de Bento XVI

E Deus criou a mulher...

Excelência no Continente

O Admirável mundo da química

UFMA: um ano de grandes realizações

Tão perto, tão distante

Natal, tempo de paz e boa vontade

Reconhecimento à Bancada

Reflexões acerca do ano da fé

Medicina: um dom e uma missão

Ensino a distância revoluciona a educação no mundo

Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas

São Luís: as homenagens continuam

A realização de um sonho

Energia limpa: caminho para o desenvolvimento

Investir em esporte para gerar campeões

SBPC 2012: cenário de múltiplas possibilidades

O federalismo sob ótica global

Histórias coincidentes de lutas e conquistas

Cultura Universitária x Cidade Universitária

Agradecer também é reconhecer

Diversidade local como solução global

Corpus Christi: tempo de recordar para valorizar

Valorizar o passado para compreender o presente

Compartilhar saberes, legar conhecimento

A SBPC e os saberes tradicionais

A educação que movimenta o desenvolvimento