Palavra do Reitor
Uma verdadeira revolução na área do ensino. Refiro-me aos números divulgados neste semestre pelo Censo da Educação Superior acerca de dados relativos a 2012, que revelam o aumento de 12,2% referente às matrículas nos cursos de Educação a Distância – EAD, no biênio 2011-2012.
Falo isso com o propósito de destacar uma das excelentes ferramentas de EAD, da qual a Universidade Federal do Maranhão orgulhosamente faz parte. Trata-se da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), criada em 2008 pelo Ministério da Saúde com a missão precípua de suprir as necessidades de capacitação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. Fiel ao seu caráter inovador, logo em 2009, a Universidade Federal do Maranhão aderiu a esse projeto e hoje compõe o quadro de dezesseis instituições federais de ensino pelas quais a UNA-SUS realiza a formação e o aprimoramento do ensino-serviço, prestado na rede de saúde pública. Desse quantitativo de instituições, a UFMA se encontra entre as três universidades – ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – que mais recursos educacionais têm publicado para a Universidade Aberta do SUS.
Desde o início de suas atividades, a UNA-SUS – por meio da UFMA – ofertou quase nove mil vagas de cursos de Especialização de forma gratuita através da plataforma de EAD (Ensino a Distância) pela internet. Os dois primeiros cursos ofertados foram Saúde Materno-Infantil e Saúde da Família. Desde então, foram acrescidos à grade de cursos dessa categoria outros quatro – Nefrologia Multidisciplinar, Saúde da Pessoa Idosa, Atenção Domiciliar e Saúde Mental. No campo da Extensão, são oferecidos os cursos de Língua Portuguesa, Dependência Química entre outros.
O Ensino a Distância é uma das modalidades de formação mais versáteis que existem atualmente. Todas as conceituadas instituições de ensino do mundo têm investido nessa área pela imensa possibilidade de alcançar pessoas em qualquer parte, o que se revela em grandes vantagens para os alunos que, sem sair de suas cidades, podem receber ensino qualificado e com a garantia e certificação de renomadas universidades. É prático do ponto de vista da rotina pessoal do estudante também, pois este pode, sem prejuízo de suas atividades laborais normais, organizar seu tempo e disponibilidade para realizar sua qualificação.
Outra vantagem que favorece esta plataforma de ensino é o custo relativamente mais baixo em relação ao ensino presencial, que demanda recursos maiores em infraestrutura e pessoal. No tocante ao material didático, o sistema EAD o disponibiliza em diversos formatos em bibliotecas virtuais, além do acesso a banco de dados, de pesquisa e de artigos nas mais importantes instituições do gênero. Associe-se a isso o fato de que os melhores especialistas em cada área de conhecimento podem estar acessíveis por meio de tutoria para os alunos, além dos professores que fazem parte regularmente do corpo docente.
Pode-se dizer que a modalidade EAD já promove uma revolução sem paralelo na história do ensino no mundo e das universidades em particular; pois, de certo modo, não há limitação para a quantidade de pessoas que podem ser alvo desses serviços de ensino com a consequente redução de tempo na formação/qualificação e de recursos financeiros.
Entre os recursos utilizados pela UFMA na consecução desse trabalho está a utilização de livros online, vídeos, áudios, séries radiofônicas, jogos, animações gráficas, games e ilustrações. Isso dá uma ideia da quantidade de possibilidades que pode ser utilizada na aprendizagem dos alunos. A UFMA tem parceria com outras universidades da rede – Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – para desenvolver games que simulam situações práticas, as quais testam os alunos mediante a sua habilidade e o seu aproveitamento nos cursos de que são participantes.
Algumas modalidades de cursos se encaminham para uma categoria mais avançada de EAD. Esta categoria é aquela na qual o aluno se autoinstrui, sem precisar, portanto, de tutoria. Desde a inscrição até o final do curso, todas as ações requeridas do discente – posteriormente transformadas em informações – ficam armazenadas em uma plataforma, que serve como um manual para a realização dos estudos. A cada etapa, o sistema dá retorno quanto às tarefas e demais ações necessárias à conclusão do curso. Logo esses cursos estarão disponíveis na forma de aplicativos androide para smartphones, e esses programas serão distribuídos pelo Google Play. Poderão, portanto, ser realizados em modo offline e, ao final, o estudante enviará os resultados. Onze cursos, incialmente, serão ofertados nessa plataforma, todos com a mesma garantia de certificação da UFMA/Ministério da Saúde.
No momento vislumbramos esse avanço que começa na formação acadêmica inicial e segue ao longo do exercício prático com a qualificação permanente do profissional, além do acesso a uma base de informações quase infinita para os participantes. A pesquisa também poderá ser implementada principalmente na atenção básica, uma das áreas que considero que mais será beneficiada, visto que sobre ela está ancorado um dos princípios mais importantes, que é a ação de prevenção, seguida da educação para saúde da população.
Doutor em Nefrologia, reitor da UFMA, membro do IHGM, ACM e AMC
Publicado em O Estado do Maranhão em 15/12/2013
Solenidade de Professor Emérito 30.10.2020
Discurso realizado durante a Colação de Grau de alunos do Câmpus de Chapadinha, no dia 22 de maio
Solenidade de Transmissão de Cargo Gestão (2019-2023)
VIII Encontro de História da Educação
Colação de Grau Campus Grajaú 2014.2
Discurso das Universitárias/2014
Discurso em comemoração aos 160 anos da Associação Comercial do Maranhão
Discurso da entrega do Título de Doutor Honoris Causa à professora Denice Barbara Catani
Discurso da Abertura do VII Encontro Maranhense de História da Educação
Discurso proferido por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Ignácio Rangel
O HUUFMA é e continuará sendo um hospital público”, afirma Natalino Salgado
Casa do Estudante será entregue no segundo semestre de 2014, afirma reitor da UFMA
Discurso em Pinheiro: Título de Cidadão Pinheirense
Discurso de Posse na Academia Maranhense de Letras
Uma viagem pela bela história do curso de Turismo da UFMA
Discurso de Abertura da 64ª SBPC
Discurso em Pindaré Mirim: Título de cidadão pindareense
9º Congresso Internacional de Nefrologia
Acordes para o tratamento renal
Quando tudo isso vai terminar?
Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Sálvio Dino
Por uma nova versão da história
E se deixasse de haver ciência?
Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Milson Coutinho
Homenagem do Reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Waldemiro Viana
Tempos pandêmicos para secretas lições
Moby Dick, para uma macroscopia do coronavírus
Saúde e educação nas entranhas da cidade
Medicina e Literatura: mais que a vida
Os vírus, as pandemias e as alterações históricas
O vírus, o próprio homem, o racismo e outros inimigos
O cenário das pragas na vida e na literatura
E as lanternas continuam acesas
O gigante aliado no combate ao mal
Doença renal: a prevenção começa na infância (II)
O (velho) novo problema da corrupção
Luzes para Domingos Vieira Filho
Novos cenários para a inovação tecnológica
Uma homenagem a Bacelar Portela
Um poeta, um estadista e um sacerdote
Dom Delgado, um homem visionário (IV)
Dom Delgado, um homem visionário (III)
Dom Delgado, um homem visionário (II)
Dom Delgado, um homem visionário (I)
Páscoa: vida nova a serviço do próximo
A Baixada Maranhense e a sua vocação para a grandeza
Um clamor pelos novos mártires
Novos caminhos para a educação
Ensino para além do tempo e da distância
Arqueologia, mais uma área de conquista da UFMA
O papel protagonista da Associação Comercial do Maranhão
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (III)
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (II)
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive
A justiça mais próxima do cidadão
Ubiratan Teixeira: múltiplos em um só
O legado de fé dos santos juninos
Sisu: democratização no acesso ao Ensino Superior
Espaço de celebração e valorização da cultura
Considerações sobre pecado e redenção
Páscoa, libelo em favor da liberdade
Anchieta, história de fé e amor pela educação
Um código de conduta para a rede
Extensão universitária: de braços abertos para a comunidade
Cuidar dos rins é viver melhor
Os (des) caminhos da violência
Pinheiro e Imperatriz, novo celeiro de médicos
A luz que vem da fé (considerações acerca da Epístola do Papa Francisco)
Conhecimento que desconhece fronteiras
Novos passos rumo à melhoria do ensino
Confissões antigas sobre o Maranhão
Oportunidades e melhorias no cenário da saúde
A ética como aliada da ciência
Voto e democracia, simbiose perfeita
Um desafio para o sistema educacional
Pausa para equilíbrio e reflexão
Um presente à altura de São Luís
Educação que liberta e transforma
Quando prevenir, de fato, é melhor que remediar
Interiorização: caminho para a emancipação
Quando o meio é a própria mensagem
Mais que um homem: uma lenda (parte II)
De poesia e de arte também se vive
Uma reivindicação justa e necessária
Vitória, fruto da perseverança
Alfabetização, primeiro passo para o desenvolvimento
Exemplo de abnegação e altruísmo
UFMA: um ano de grandes realizações
Natal, tempo de paz e boa vontade
Ensino a distância revoluciona a educação no mundo
Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas
São Luís: as homenagens continuam
Energia limpa: caminho para o desenvolvimento
Investir em esporte para gerar campeões
SBPC 2012: cenário de múltiplas possibilidades
O federalismo sob ótica global
Histórias coincidentes de lutas e conquistas
Cultura Universitária x Cidade Universitária
Diversidade local como solução global
Corpus Christi: tempo de recordar para valorizar
Valorizar o passado para compreender o presente
Compartilhar saberes, legar conhecimento