Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Palavra do Reitor

Novos passos rumo à melhoria do ensino

Uma notícia excelente foi dada esta semana para todos nós que fazemos parte da Universidade Federal do Maranhão: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a continuidade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em nossa instituição para os próximos três anos. O programa, que estimula a iniciação à docência, teve seu início em 2009 e passará dos atuais 516 bolsistas (que desenvolvem suas atividades em São Luís, Codó, Bacabal, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo) para 900 em 2014, abrangendo os campi onde existem cursos de licenciatura.

O mérito do PIBID está justamente em criar oportunidades de aperfeiçoamento e de valorização da formação de professores para a educação básica da rede pública de ensino, mediante a concessão de bolsas para graduandos de diversos cursos de licenciatura inclusos em projetos de iniciação à docência, desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior.

Assim, os universitários são incentivados a desenvolver atividades didático-pedagógicas, sempre sob a orientação de professores da graduação e da própria escola. Se eles ganham em experiência e aprendizado, os alunos inseridos nessas séries iniciais ganham mais ainda. Estes estudantes podem dispor de jovens talentos que, aliados ao sólido conhecimento dos professores que já atuam nas salas de aula, servirão para elevar a qualidade do ensino ao interagir com os anseios de crianças filhas de uma geração em que o conhecimento se dá de forma muito mais rápida e aliada às novas mídias.

A notícia da continuidade do PIBID para a Universidade Federal do Maranhão chega em boa hora: reportagem publicada esta semana no jornal O Globo revela que, em Alagoas, 35% das crianças com até 8 anos não estão alfabetizadas. No Pará, são 32% e, no Maranhão, esse número sobe para 34%.  Ou seja, há ainda um enorme obstáculo a ser transposto para o acesso de milhares de jovens ao Ensino Superior. O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (dados de 2010) atesta que, em nosso Estado, a taxa de Analfabetismo de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos é 4,6% e que 21,6% entre as pessoas com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever.

O PIBID é uma excelente ferramenta de ensino-aprendizagem, mas além dele o Ministério da Educação (MEC) também trabalha com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado no ano passado. O PNAIC foi desenvolvido para ser executado de forma conjunta pelos municípios, Distrito Federal, estados e governo federal, com o objetivo de que todas as crianças com oito anos de idade estejam alfabetizadas nas disciplinas de Português e Matemática ao término do 3º ano do Ensino Fundamental. Para que o objetivo seja alcançado, são ofertados programas de formação continuada, bolsas de estudos e cursos de aperfeiçoamento. Vale lembrar que a Universidade Federal do Maranhão é uma das parceiras desse pacto.

Pensando um degrau acima, o MEC também lançou esta semana o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que, de acordo com dados fornecidos pela assessoria de imprensa desse ministério, prevê a participação de “495.697 professores e 7 milhões de estudantes em mais de 20 mil escolas da rede pública estadual em todo o Brasil”. A expectativa é que os estados e o Distrito Federal deverão aderir, com a participação de 40 universidades. O ministro Aloísio Mercadante declarou que haverá investimentos maciços na classe docente, mediante a oferta de formação continuada – que deve ocorrer na própria escola – e concessão de bolsas de estudos. Estão previstas ainda mudanças nos cursos de pedagogia e demais licenciaturas.

A Universidade Federal do Maranhão, em seu papel de produtora, incentivadora e difusora do conhecimento, reconhece todos essas iniciativas como essenciais para que milhares de outras pessoas ingressem no Ensino Superior e contribuam para o engrandecimento deste Estado e país. Além do trabalho de órgãos governamentais e instituições voltadas para a educação, acredito que a contribuição da família é fundamental e insubstituível. Se ainda temos tantas crianças analfabetas, certamente a ausência de pais, mães e responsáveis na orientação de seus filhos pesa na consolidação desse grave quadro de exclusão. 

O filósofo Mario Sérgio Cortella, que trabalhou com Paulo Freire e é Doutor em Educação, afirma que “não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável (...). Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso”. Se todos – governo, sociedade e família – se unirem, talvez chegue o dia em que analfabetos mirins sejam apenas integrantes de um capítulo esquecido da história.

Doutor em Nefrologia, reitor da UFMA, membro do IHGM, ACM e AMC

Publicado em O Estado do Maranhão em 01/12/2013

Mais opções
Copiar url

Necessita-se de realistas

Palavras não encobrem fatos

Acordes para o tratamento renal

As lições das cicatrizes

Sobre o insubstituível

A ciência e o impossível

A luta continua

Porque a vida não espera

Revolução educacional

Quando tudo isso vai terminar?

Quando as pestes nos assaltam

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Sálvio Dino

Por uma nova versão da história

E se deixasse de haver ciência?

Entre linhas de luz

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Milson Coutinho

Homenagem do Reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Waldemiro Viana

Tempos pandêmicos para secretas lições

Moby Dick, para uma macroscopia do coronavírus

Saúde e educação nas entranhas da cidade

Medicina e Literatura: mais que a vida

Os vírus, as pandemias e as alterações históricas

Ciência a serviço da vida

O vírus, o próprio homem, o racismo e outros inimigos

O sacrifício da verdade

Efeitos colaterais

Lá fora, sem sair de casa

O cenário das pragas na vida e na literatura

E as lanternas continuam acesas

Para sempre afetuosos

Será admirável o mundo novo?

O gigante aliado no combate ao mal

A (nova) escolha de Sofia

Qual fim está próximo?

Dia Internacional da Mulher

Doença renal: a prevenção começa na infância (II)

Celeiro de excelência

O (velho) novo problema da corrupção

Tempos difíceis

Obreiro do Conhecimento

Uma palavra de gratidão

Salve Mário Meireles!

Luzes para Domingos Vieira Filho

Novos cenários para a inovação tecnológica

A benção, meu pai

Dunas e saudade

A (anunciada) tragédia grega

Uma homenagem a Bacelar Portela

Um poeta, um estadista e um sacerdote

Reivindicação atendida

Dom Delgado, um homem visionário (IV)

Dom Delgado, um homem visionário (III)

Dom Delgado, um homem visionário (II)

Dom Delgado, um homem visionário (I)

Uma reparação histórica

Páscoa: vida nova a serviço do próximo

A Baixada Maranhense e a sua vocação para a grandeza

Um clamor pelos novos mártires

O legado de Darwin

Excelência no esporte

O essencial é que importa

Contra a intolerância

Menos corrupção em 2015

Contra a intolerância

O brilho de Carlos e Zelinda

A UFMA e o empreendedorismo

Inesquecível Mohana

TJ-MA e a justiça

Valorização da ciência

Novos caminhos para a educação

Ensino para além do tempo e da distância

Arqueologia, mais uma área de conquista da UFMA

O papel protagonista da Associação Comercial do Maranhão

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (III)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (II)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive

A lição da Copa

A justiça mais próxima do cidadão

No caminho certo

Ubiratan Teixeira: múltiplos em um só

O legado de fé dos santos juninos

Sisu: democratização no acesso ao Ensino Superior

Espaço de celebração e valorização da cultura

Chagas de ausência

Mais um avanço da UFMA

Considerações sobre pecado e redenção

Páscoa, libelo em favor da liberdade

O dia em que a baixada parou

Anchieta, história de fé e amor pela educação

Um código de conduta para a rede

Um reconhecimento merecido

Vértice de oportunidades

O chamado da liberdade

A solução passa pela família

Extensão universitária: de braços abertos para a comunidade

Cuidar dos rins é viver melhor

Em defesa dos nobres valores

Contra a exclusão, a formação

Os (des) caminhos da violência

Pinheiro e Imperatriz, novo celeiro de médicos

Uma revolução em curso

Um ano de novas conquistas

A luz que vem da fé (considerações acerca da Epístola do Papa Francisco)

Conhecimento que desconhece fronteiras

Pelo diálogo e pela sensatez

Novos passos rumo à melhoria do ensino

Confissões antigas sobre o Maranhão

Oportunidades e melhorias no cenário da saúde

A ética como aliada da ciência

Merecidas palmas

A UFMA e o ENEM (parte II)

A UFMA E O ENEM (parte I)

(A)Deus, minha mãe

Voto e democracia, simbiose perfeita

Um desafio para o sistema educacional

Sobre despedidas e inícios

Pausa para equilíbrio e reflexão

Um presente à altura de São Luís

Educação que liberta e transforma

À espera de reforços

Democratizando o acesso

A benção de ser pai

Santa madre Igreja

Bem-vindo, Francisco

Quando prevenir, de fato, é melhor que remediar

E a violência?

Sinal de alerta

Sobre a paz e Santo Antonio

Interiorização: caminho para a emancipação

Quando o meio é a própria mensagem

Mais que um homem: uma lenda (parte II)

Mais que um homem: uma lenda

De poesia e de arte também se vive

Uma reivindicação justa e necessária

Vitória, fruto da perseverança

Inimigo oculto

A ordem natural das coisas

Alfabetização, primeiro passo para o desenvolvimento

Exemplo de abnegação e altruísmo

Um ato de reparação

O legado de Bento XVI

E Deus criou a mulher...

Excelência no Continente

O Admirável mundo da química

UFMA: um ano de grandes realizações

Tão perto, tão distante

Natal, tempo de paz e boa vontade

Reconhecimento à Bancada

Reflexões acerca do ano da fé

Medicina: um dom e uma missão

Ensino a distância revoluciona a educação no mundo

Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas

São Luís: as homenagens continuam

A realização de um sonho

Energia limpa: caminho para o desenvolvimento

Investir em esporte para gerar campeões

SBPC 2012: cenário de múltiplas possibilidades

O federalismo sob ótica global

Histórias coincidentes de lutas e conquistas

Cultura Universitária x Cidade Universitária

Agradecer também é reconhecer

Diversidade local como solução global

Corpus Christi: tempo de recordar para valorizar

Valorizar o passado para compreender o presente

Compartilhar saberes, legar conhecimento

A SBPC e os saberes tradicionais

A educação que movimenta o desenvolvimento