Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Palavra do Reitor

Solenidade de Professor Emérito 30.10.2020

Senhoras e senhores, 

O poeta indiano Tagore dizia ser a universidade o lugar “onde a mente se conserva sem medo e a cabeça erguida. Onde o conhecimento é livre. Onde o mundo não se fragmentou em provincianos compartimentos sem comunicação recíproca. Onde as palavras promanam das profundezas da verdade. Onde a cristalina fonte da razão não perdeu seu curso nos desertos áridos das rotinas inertes.

É essa universidade que, em promovendo o conhecimento, a pesquisa e a extensão, também reconhece serem os professores o elemento fundamental de seu próprio engrandecimento. Nas instituições de ensino superior, da Idade Média à Renascença, e com frequência, usava-se a expressão latina Magister dixit (O mestre disse), utilizada para se construir um argumento baseado na autoridade inquestionável de um grande mestre. Sem grandes mestres não se fazem grandes universidades, porque não se semeia saber consistente sem cérebros. Essa regra é de ontem, mas também é de hoje. E neste momento, que se reveste do tom solene característico dos rituais das homenagens prestadas a quantos se destacam por mérito, a plêiade dos que lustram esta Casa hoje se engrandece uma vez mais, quando a Universidade Federal do Maranhão distingue com o título de Professor Emérito os nomes escolhidos para tão augusta honraria.

São homens e mulheres de diversas áreas do conhecimento e que, a seu tempo e modo, contribuíram para que nossa instituição alcançasse a pujança e a excelência de hoje, uma Universidade reconhecida, como modelo, em âmbito estadual e a nível nacional. A trajetória de sucesso que queremos ressaltada neste momento é a dos currículos vastos e respeitados, que mostram, na experiência de cada mestre, a construção paciente e determinada do conhecimento na sua respectiva área. Suas biografias são testemunhos do esforço e da perseverança dos que têm por meta chegar ao cume da carreira magisterial universitária, e fazer da formação algo muito maior do que simplesmente repassar conteúdos. O professor emérito é aquele que se destaca, no meio universitário, como um agente inquieto, que faz do ensino momentos em que se questiona o próprio saber, porque ele tem a consciência de que o saber se constrói. E é preciso fertilizar as mentes do futuro para que os limites do conhecimento instituído sejam rompidos, a fim de que novos conhecimentos despontem.

Portanto, a outorga do título de professor emérito é mais que uma forma de valorizar os colegas pelo esforço e dedicação contínua, é a celebração alegre do triunfo de suas inteligências. O termo emérito vem do latim emeritus, que significa merecimento, mérito. A honra é um valor, por todas as razões, atemporal, intrínseco, mas a distinção de que se reveste esse título, no seio do ambiente universitário, se cristaliza e se materializa por suas remissões às tradições das universidades francesas, seguidas pelas americanas. Esta distinção, por justos motivos, é o reconhecimento maior que uma instituição universitária faz ao desempenho daqueles e daquelas que, dentro da comunidade, responderam aos nobres princípios que a universidade persegue. Assim, o título de Professor Emérito é uma das maiores expressões de honra das instituições que se dedicam ao ensino, por todo o planeta.

Senhoras e senhores,

O passado e o futuro são duas forças antagônicas que o presente materializa e une, em simbiose indestrinçável quando nos referimos à experiência humana. Acerca da passagem do tempo, e da ação do homem nele, é do Padre Antonio Vieira uma das frases mais edificantes, porque exortação à ação produtiva: “Portanto, só existimos nos dias que fazemos. Nos dias em que não fazemos, apenas duramos."  Trechos da vida pessoal de cada um de vocês são exemplos concretos da primeira parte da máxima do autor do célebre Sermão aos Peixes ou de Santo Antônio, pois se confundem com a própria história da Universidade Federal do Maranhão. De maneira açodada, fizeram com que ela se tornasse uma das principais fontes da ciência, da cultura e das artes do nosso querido Estado, que é e que foi o espaço geográfico e subjetivo de tantos mestres, como Gonçalves Dias, Sotero dos Reis, João Lisboa, Odorico Mendes, Gomes de Souza, e tantos outros agentes de renome nacional, como Mário Martins Meireles e Nascimento Moraes, personalidades que nos ilustraram tanto nas letras literárias, quanto nas práticas do magistério.

Some-se a isso a absoluta certeza do alto grau de disponibilidade e amor com que as senhoras e os senhores sempre manifestaram no exercício do magistério, para que a UFMA pudesse e possa desempenhar com acerto e dignidade a sua missão de contribuir para que a sociedade seja cada vez mais esclarecida, harmoniosa e justa.

Todos os profissionais são dignos de respeito e destaque, e, num século em que a tecnologia teima em substituir ou modificar as relações humanas, demonstram o quanto são essenciais para desenvolvimento do saber, do bem-estar da sociedade, contribuindo de maneira efetiva e decisiva para a promoção e projeção pessoal de todos quantos passaram e passam pelas salas de aulas. E quando este profissional está a quilômetros de distância do aluno, aí mesmo é que demonstra a sua essencialidade. A lista de feitos possíveis com a tecnologia é imensa e diversa, mas o desenvolvimento de nenhuma tecnologia seria possível sem as bases fornecidas nos bancos universitários. É a presença humanizada que faz enorme diferença na vida daqueles que são alvo de sua atenção, talento e dedicação.

Sem dúvida, a tecnologia é, hoje, uma ferramenta indispensável nas relações humanas, capaz de ser veículo de transmissão de conhecimento, mas não de criação de conhecimento. Além disso, a tecnologia, a quilômetros de distância, pode reproduzir imagens virtuais das pessoas e em certa medida substituir a presença física, mas não vão juntos com essas imagens os perfumes, os humores, identidades, impressões como que digitais, que são elementos característicos da presença real das pessoas em suas relações humanas. Neste momento difícil de agora, pressionado pela pandemia, em que a educação mostra o quanto depende da tecnologia, cabe ao engenho e à arte dos mestres que, com amor e sabedoria, construir as pontes necessárias à edificação do saber, estabelecendo alternativas à impossibilidade da educação presencial.

Daí a justificativa da tão nobre titulação de hoje de professor emérito, que ressalta e endossa o valor, o frescor e o vigor da meritocracia.

A Universidade Federal está novamente em festa. Os portais eternos da nossa Catedral do Conhecimento se abrem e os recebem como merecedores de tamanha honraria.

Nesta oportunidade quero me irmanar com todos os distinguidos, com quem partilho a alegria, a dor, a esperança, as lutas e vitórias nas lides do magistério. Vocês fizeram por merecer. Parabéns!

Mais opções
Copiar url

Necessita-se de realistas

Palavras não encobrem fatos

Acordes para o tratamento renal

As lições das cicatrizes

Sobre o insubstituível

A ciência e o impossível

A luta continua

Porque a vida não espera

Revolução educacional

Quando tudo isso vai terminar?

Quando as pestes nos assaltam

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Sálvio Dino

Por uma nova versão da história

E se deixasse de haver ciência?

Entre linhas de luz

Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Milson Coutinho

Homenagem do Reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Waldemiro Viana

Tempos pandêmicos para secretas lições

Moby Dick, para uma macroscopia do coronavírus

Saúde e educação nas entranhas da cidade

Medicina e Literatura: mais que a vida

Os vírus, as pandemias e as alterações históricas

Ciência a serviço da vida

O vírus, o próprio homem, o racismo e outros inimigos

O sacrifício da verdade

Efeitos colaterais

Lá fora, sem sair de casa

O cenário das pragas na vida e na literatura

E as lanternas continuam acesas

Para sempre afetuosos

Será admirável o mundo novo?

O gigante aliado no combate ao mal

A (nova) escolha de Sofia

Qual fim está próximo?

Dia Internacional da Mulher

Doença renal: a prevenção começa na infância (II)

Celeiro de excelência

O (velho) novo problema da corrupção

Tempos difíceis

Obreiro do Conhecimento

Uma palavra de gratidão

Salve Mário Meireles!

Luzes para Domingos Vieira Filho

Novos cenários para a inovação tecnológica

A benção, meu pai

Dunas e saudade

A (anunciada) tragédia grega

Uma homenagem a Bacelar Portela

Um poeta, um estadista e um sacerdote

Reivindicação atendida

Dom Delgado, um homem visionário (IV)

Dom Delgado, um homem visionário (III)

Dom Delgado, um homem visionário (II)

Dom Delgado, um homem visionário (I)

Uma reparação histórica

Páscoa: vida nova a serviço do próximo

A Baixada Maranhense e a sua vocação para a grandeza

Um clamor pelos novos mártires

O legado de Darwin

Excelência no esporte

O essencial é que importa

Contra a intolerância

Menos corrupção em 2015

Contra a intolerância

O brilho de Carlos e Zelinda

A UFMA e o empreendedorismo

Inesquecível Mohana

TJ-MA e a justiça

Valorização da ciência

Novos caminhos para a educação

Ensino para além do tempo e da distância

Arqueologia, mais uma área de conquista da UFMA

O papel protagonista da Associação Comercial do Maranhão

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (III)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (II)

Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive

A lição da Copa

A justiça mais próxima do cidadão

No caminho certo

Ubiratan Teixeira: múltiplos em um só

O legado de fé dos santos juninos

Sisu: democratização no acesso ao Ensino Superior

Espaço de celebração e valorização da cultura

Chagas de ausência

Mais um avanço da UFMA

Considerações sobre pecado e redenção

Páscoa, libelo em favor da liberdade

O dia em que a baixada parou

Anchieta, história de fé e amor pela educação

Um código de conduta para a rede

Um reconhecimento merecido

Vértice de oportunidades

O chamado da liberdade

A solução passa pela família

Extensão universitária: de braços abertos para a comunidade

Cuidar dos rins é viver melhor

Em defesa dos nobres valores

Contra a exclusão, a formação

Os (des) caminhos da violência

Pinheiro e Imperatriz, novo celeiro de médicos

Uma revolução em curso

Um ano de novas conquistas

A luz que vem da fé (considerações acerca da Epístola do Papa Francisco)

Conhecimento que desconhece fronteiras

Pelo diálogo e pela sensatez

Novos passos rumo à melhoria do ensino

Confissões antigas sobre o Maranhão

Oportunidades e melhorias no cenário da saúde

A ética como aliada da ciência

Merecidas palmas

A UFMA e o ENEM (parte II)

A UFMA E O ENEM (parte I)

(A)Deus, minha mãe

Voto e democracia, simbiose perfeita

Um desafio para o sistema educacional

Sobre despedidas e inícios

Pausa para equilíbrio e reflexão

Um presente à altura de São Luís

Educação que liberta e transforma

À espera de reforços

Democratizando o acesso

A benção de ser pai

Santa madre Igreja

Bem-vindo, Francisco

Quando prevenir, de fato, é melhor que remediar

E a violência?

Sinal de alerta

Sobre a paz e Santo Antonio

Interiorização: caminho para a emancipação

Quando o meio é a própria mensagem

Mais que um homem: uma lenda (parte II)

Mais que um homem: uma lenda

De poesia e de arte também se vive

Uma reivindicação justa e necessária

Vitória, fruto da perseverança

Inimigo oculto

A ordem natural das coisas

Alfabetização, primeiro passo para o desenvolvimento

Exemplo de abnegação e altruísmo

Um ato de reparação

O legado de Bento XVI

E Deus criou a mulher...

Excelência no Continente

O Admirável mundo da química

UFMA: um ano de grandes realizações

Tão perto, tão distante

Natal, tempo de paz e boa vontade

Reconhecimento à Bancada

Reflexões acerca do ano da fé

Medicina: um dom e uma missão

Ensino a distância revoluciona a educação no mundo

Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas

São Luís: as homenagens continuam

A realização de um sonho

Energia limpa: caminho para o desenvolvimento

Investir em esporte para gerar campeões

SBPC 2012: cenário de múltiplas possibilidades

O federalismo sob ótica global

Histórias coincidentes de lutas e conquistas

Cultura Universitária x Cidade Universitária

Agradecer também é reconhecer

Diversidade local como solução global

Corpus Christi: tempo de recordar para valorizar

Valorizar o passado para compreender o presente

Compartilhar saberes, legar conhecimento

A SBPC e os saberes tradicionais

A educação que movimenta o desenvolvimento