Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudantes do câmpus de São Bernardo são aprovados em Programas de Pós-Graduação

Publicado em: 22/12/2020

SÃO BERNARDO – Sete estudantes egressos do curso de Ciências Humanas – Sociologia do câmpus da Universidade Federal do Maranhão, em São Bernardo, aprovados recentemente em Programas de Pós-Graduação, três em cursos de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), um em Cultura e Sociedade (PGCult), ambos da UFMA; e três para o curso de doutorado, um no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), outro no  Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e outro na Rede Bionorte.

Confira a entrevista que os pesquisadores Dacilea Lima Ferreira e Ramisson Correa Ramos concederam à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA para falar da importância que a Universidade Federal do Maranhão agregou em sua trajetória e formação acadêmica.

DCom – Dacilea, quais contribuições que a UFMA trouxe para sua vida acadêmica?

Dacilea Ferreira - O câmpus de São Bernardo tem uma importância muito grande na minha vida, porque foram quatro anos de muitas transformações, amadurecimentos e crescimentos no curso de graduação em Ciências Humanas — Sociologia, no período de 2013 a 2017. A UFMA foi e ainda é a grande mãe desse processo, iniciando pelo câmpus de São Bernardo, onde tive as minhas primeiras experiências acadêmicas e científicas com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (Gepemadec). Participei de vários eventos enquanto era bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e, principalmente, iniciei as minhas pesquisas no quilombo, que resultaram no livro “Memória e identidade da Vila das Almas: um estudo sobre o trabalho da pastoral afro-brasileira no quilombo Saco das Almas”, no município de Brejo, em 2018.

DCom – Como foi a sua trajetória no curso de mestrado do PGCult?

DF - Em 2019, ingressei no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA). Foi uma experiência muito enriquecedora na minha formação, na qual ainda pesquisava sobre o quilombo Saco das Almas com o tema “Inventariando os saberes culinários das comidas emblemáticas da Vila das Almas, no quilombo Saco das Almas, em Brejo-MA: entre memórias e identidades”, dissertação que defenderei agora em janeiro de 2021. Já são sete anos de caminhada na Universidade, que me possibilitaram conhecer profissionais com excelência. Por isso sou muito grata a todos os meus professores da graduação e do mestrado, que, graças ao ensino de qualidade oferecido por uma instituição pública como a UFMA, me levaram a tantas realizações.

DCom – Quais são as conquistas alcançadas este ano?

DF - Sempre achei que não conseguiria. Filha de pescadores, de família pobre, nunca imaginei que a chegada à UFMA, ao Câmpus de São Bernardo, pudesse me levar tão longe. Aproveito para agradecer a dois docentes importantes nesta trajetória, os meus dois orientadores até aqui, Josenildo Campos Brussio, no curso de graduação; e Conceição de Maria Belfort de Carvalho, no curso de mestrado. E, principalmente, ao Gepemadec, sem o qual eu não teria adquirido as bases para galgar esses degraus. Recentemente, fui agraciada com mais duas aprovações — professora substituta de Sociologia no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de São José de Ribamar e no curso de doutorado em Ciências Sociais da UFRN, na linha de pesquisa “Complexidade, Cultura e Pensamento Social”, com o projeto de pesquisa “Do tambor de quilombola à batida do funk: o imaginário nas dinâmicas culturais do quilombo Saco das Almas, em Brejo-MA”, continuando com as pesquisas no quilombo Saco das Almas. Por fim, todas as minhas vitórias e conquistas profissionais e acadêmicas eu devo ao câmpus de São Bernardo e à Universidade Federal do Maranhão.

DCom – Ramisson, qual o seu sentimento de ter sido aprovado no seletivo de mestrado do PGcult?

Ramisson Ramos - Bem, os sentimentos que estou nutrindo por chegar no segundo lugar na classificação do mestrado, com o projeto “Macho e/ou cliente?: a performance e a construção dos papéis de gênero em casas de prostituição de mulheres no município de São Luís-Maranhão”, é de imensa satisfação, mas só tenho que agradecer às pessoas que estiveram ao meu lado nesse processo, principalmente à minha orientadora, Amanda Gomes Pereira, por tanto me incentivar e me ajudar a encontrar meu potencial como profissional e como pessoa. Agora, uma nova jornada de aprendizagem e dedicação está por vir, estou um pouco ansioso, logo que essa jornada vai mostrando-se como algo muito desafiador.

DCom – Descreva sua trajetória acadêmica.

RR - Apesar de ser oriundo do ensino público, meu contexto de vida foi bem diferente do que a maioria dos estudantes da UFMA, Câmpus de São Bernardo, pois sou de São Luís, e as formas de aquisição de capitais culturais se distinguem muito. Mas, como muitos dos estudantes do câmpus, minha permanência no ensino superior se fez mediante a bolsas e auxílios concedidos pela Universidade. Nesse período, tive ajuda de muitos, e, se estou agora aqui falando, é por causa dessas pessoas, por elas continuo a percorrer o caminho da educação. Iniciei no segundo semestre de 2015, no curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Sociologia do câmpus de São Bernardo e defendi neste semestre o meu trabalho de conclusão de curso com o tema “O freguês da meia-noite: A performance e a construção dos papéis de gênero em casas de prostituição de mulheres em uma cidade interiorana do Estado do Maranhão”. Participei, durante a graduação, de entidades estudantis, como o Centro Acadêmico (CA) Cândido Mendes, do mesmo curso, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) — 17 de setembro. Hoje sou membro e pesquisador no Grupo de Estudos de Gênero e Educação Chita — Gitã. Dessa forma, tanto na minha vida profissional quanto no âmbito de minha consciência política e como pessoa, o curso, o câmpus e a própria instituição em si me auxiliaram em todas as dimensões de minhas práticas sociais. Assim sendo, eu sempre encarei e vou encarar a UFMA como uma família.

O estudante Ismael Carlos Braga Alves, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais — Química, aprovado no doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da rede Renorbio, com trabalho intitulado "Estudo sobre a oxidação de moléculas orgânicas (btex, hpas) sobre o ponto de vista ambiental e catalítico", enfatiza que a UFMA é sua segunda casa.

"Desde 2012, quando ingressei na Universidade, lembro o primeiro dia de aula no auditório, aula de recepção dos calouros, nesse dia contemplei a grande oportunidade da minha vida seria a formação acadêmica em nível superior. A partir de então, abracei a oportunidade para seguir a carreira, concluindo  o curso de Licenciatura em ciências Naturais — Química em tempo recorde de três anos e meio, saindo da graduação diretamente para o mestrado de Química da UFMA, Câmpus de São Luís (2016), concluído em 2018, e, logo em seguida, passei no concurso para Técnico de Laboratório – Química, câmpus de Codó, recentemente aprovado no curso de doutorado em rede BIONORTE. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a todos os professores e colegas que sempre me apoiaram a chegar até aqui", contou.

A estudante Anne Catherinne da Luz dos Santos, também da Licenciatura em Química, foi aprovada no Doutorado em Química, na área de Nanotecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela apresentou o projeto intitulado "Propriedades Ópticas de Nanocompósitos de Grafeno com Zn2GeO4 Dopado com Íons Terras Raras".

"Eu sou natural da Cidade de São Bernardo do Maranhão, e a minha trajetória acadêmica se iniciou no curso de Ciências Naturais com ênfase em Química da Universidade Federal do Maranhão — Câmpus de São Bernardo, no qual fui bolsista PIBID-CAPES em dois subprojetos (2011-2014), fazendo parte da PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS do câmpus (2014)", lembrou. Ela é especialista no Ensino de Química pela Universidade Federal do Piauí (2016), mestra em Química pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Tecnologia Educacional e Ensino de Química (2019). 

Confira a relação de aprovados(as)

Curso de Mestrado

1 - Ramisson Correa Ramos – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult)– UFMA

Projeto: “Macho e/ou Cliente?: A performance e a construção dos papéis de gênero em casas de prostituição de mulheres no município de São Luís- Maranhão”.

 

2 - Keline da Costa Brito – Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) – UFMA

Projeto: Michel Foucault e a era biopolítica: os usos da biotecnologia para o melhoramento do ser humano

 

3 - Luciano Brandão Marques – Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) – UFMA

Projeto: Sobre o conceito de natureza em Friedrich Wilhelm Nietzsche

 

4 – André Sousa Trindade – Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) – UFMA

Projeto: Considerações sobre Etologia e Ontologia em Friedrich Wilhelm Nietzsche

 

Doutorado

5 - Dacileia Lima Ferreira – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) - UFRN.

Projeto:  Do tambor de quilombola à batida do funk: o imaginário nas dinâmicas culturais do quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de São Bernardo
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 23/12/2020 18:28

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão