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Curso de Enfermagem do Câmpus São Luís confirma destaque no Enade 2019 com nota máxima

Publicado em: 29/10/2020

SÃO LUÍS - Preliminarmente conhecido como Escola de Enfermagem São Francisco de Assis, o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, fundado em 19 de julho de 1948, foi uma ideia embrionária da irmã Josefa Maria de Aquiraz. O curso só foi reconhecido legalmente em 1952 e, mais tarde, em 1961, foi agregado à Universidade Católica do Maranhão. Com mais de 70 anos de existência, tem uma história marcada por muitos desafios e conquistas, como a integração do curso à UFMA em 27 de janeiro de 1967, conforme Lei n° 5.152. Mais recentemente, alcançou um outro marco em sua longa trajetória: o respectivo curso do câmpus de São Luís obteve a nota 5 de excelência no Enade 2019.

O curso de Enfermagem é integral, possui dez semestres divididos em disciplinas teórico-práticas laboratoriais e hospitalares. Anualmente, são ofertadas 100 vagas, com entrada semestral de 50 estudantes. O quadro de docentes é composto por 31 professores — 24 doutores e sete mestres. Tendo em vista essa estrutura e organização, a coordenadora do curso de Enfermagem da UFMA, Andréa Cristina Silva, frisou o trabalho conjunto que levou ao resultado do Enade, certa de que os alunos estão na melhor graduação de Enfermagem do Maranhão e preparados para o mercado.

“O resultado no Enade refletiu o compromisso, a responsabilidade e o zelo que os professores do curso e os nossos alunos têm com a nossa profissão, com a sociedade e com a nossa Universidade. Nos últimos anos, houve maior empenho e grande planejamento da coordenação do curso com o suporte dos professores que integram o Colegiado de Curso e o Núcleo Docente Estruturante em dinamizar o nosso processo de formação, primando pela excelência do processo ensino-aprendizagem, e a resposta  dos nossos alunos foi à altura de todo esse processo”, destacou.

Readaptação

Em virtude da pandemia, as aulas foram interrompidas, e todos precisaram se adaptar. Foi um momento desafiante, visto que passavam muito tempo juntos em um ambiente acolhedor e de muita interação. Porém, prezando pela qualidade da formação dos estudantes, o curso decidiu ofertar disciplinas apenas teóricas, ministradas on-line, para evitar o deslocamento dos alunos até a Universidade, bem como para evitar que eles fossem prejudicados com as disciplinas teórico-práticas, salvo os estudantes em período de estágio obrigatório que precisaram revezar entre o presencial e o virtual.

Assim, com o novo ambiente on-line, foram realizadas aulas com debates, webinários, workshops e seminários a respeito da covid-19. “Nessa mesma direção, nossos professores e alunos, de acordo com a área de atuação dos docentes, elaboraram cartilhas e manuais para atender às demandas de gestantes, crianças e adolescentes, idosos, trabalhadores da saúde e a população em geral sobre os aspectos que envolviam a pandemia”, explicou a coordenadora do curso.

Ensino para a vida

Entre tantos alunos e profissionais que passaram pelo curso ao longo dos anos, a estudante do 6º período do curso de Enfermagem da UFMA, Amanda Dantas, também faz parte dessa história. Quando ponderava a respeito de qual área acadêmica cursar, sempre vinha à mente cuidar de pessoas, o que a motivou pela escolha de Enfermagem.

“O que mais nos faz aprender é a possibilidade de contato com o outro, após se colocar o jaleco. As pessoas te olham de maneira diferente, confiam em você para falar como se sentem e esperam que você dê respostas, anseiam para que você de alguma forma amenize o que sentem. Poder fazer isso com gestos singelos e muitas vezes poucos instrumentos nos ensina sobre a vida. Isso não tem preço”, declarou a estudante.

Projetos e eventos na Universidade

Parte da contribuição acadêmica e profissional dos estudantes do curso, está relacionada à participação ativa em projetos, grupos de pesquisa, extensão, ligas, totalizando mais de dez ações no curso de Enfermagem. No decorrer da graduação, além da possibilidade de participar de duas ligas —  Liga Acadêmica de Humanização e Cuidados Paliativos (LAHCP) e da Liga Acadêmica em Assistência Perioperatória (Laap) , Amanda Dantas também participou de projetos de extensão, a exemplo do Plantão da Alegria, que aplica a musicoterapia e palhaçoterapia em ambientes hospitalares aos fins de semana e datas comemorativas e consultas  pré-operatórias de enfermagem, com uso de brinquedo terapêutico para amenizar a ansiedade infantil relacionada à intervenção cirúrgica. Com a pandemia, alguns projetos de extensão passaram a ser realizados on-line.

Com referência à participação em diversos eventos nacionais e regionais, minicursos ligados à sua área de formação e submissão de trabalhos, a estudante pontuou a importância desses momentos. “Participar de eventos como estudante da saúde abre um leque de perspectivas e oportunidades, tendo em vista a possibilidade de conhecer pessoas atuantes e com experiência em nossas áreas de interesse. Além disso, nós acabamos nos sentindo mais inseridos no contexto profissional, realmente pertencentes a ele”, ressaltou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
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Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Glaucilene Oliveira
Última alteração em: 30/10/2020 09:01

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