Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão

Publicado em: 20/10/2020

SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação — estrutural e acadêmica — e de dedicação na missão de transformar a sociedade por meio do conhecimento, a Universidade Federal do Maranhão reafirma suas conquistas ao longo de cinquenta e quatro anos de história, fortificando, a cada ano, seu tripé fundamental de ensino, pesquisa e extensão.

Para celebrar seu aniversário, comemorado neste mês de outubro, a Superintendência de Comunicação da UFMA divulga, durante esta semana, uma série de matérias com o objetivo de evocar a rica história da Universidade e saudar as conquistas da comunidade acadêmica que transformaram a vida dos maranhenses e impactaram a sociedade.

Herdeira do conhecimento

No preâmbulo da sua história, a UFMA é herdeira das primeiras instituições de ensino superior do estado. Essa biografia começa lá em 1918, com o início das atividades da Faculdade de Direito do Maranhão, sob a direção de José Viana Vaz, que passou a conferir diplomas em todo o território maranhense aos seus estudantes.

Quatro anos depois, em 3 de maio de 1922, a Faculdade de Farmácia iniciou suas atividades por iniciativa dos médicos Luís Lobato Viana e Cesário dos Santos Veras, com auxílio do farmacêutico Bernardo Pedrosa Caldas e João Marcelino da Silva Teixeira e tendo como o primeiro diretor da Faculdade o médico e farmacêutico Achilles de Faria Lisboa. Em 1925, a direção decidiu criar o Curso de Odontologia, o que, posteriormente, influenciou a mudança do nome da instituição para Escola de Farmácia e Odontologia do Maranhão.

Após a reabertura das Faculdades de Direito, Farmácia e Odontologia, com reconhecimento do Ministério da Educação e Saúde em 1947, foi fundada, em 1952, a Faculdade de Filosofia, que abrangia os cursos de Letras Neolatinas, Filosofia, Pedagogia, Geografia e História. No mesmo ano, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), o Palácio Cristo Rei foi cedido para abrigar a Faculdade de Filosofia.

Um ano depois, mais uma faculdade engajada em entender os aspectos sociais das diversas realidades humanas foi fundada no estado: foi criada, no ano de 1953, a Escola Maranhense de Serviço Social, por meio do Decreto Episcopal. Ao ser reconhecida como uma instituição de utilidade pública, a entidade se reuniu com a Escola de Assistência Social da Legião Brasileira de Assistência (LBA), passando a se chamar, em 15 de maio de 1954, Escola de Serviço Social do Maranhão.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura e a criação da Universidade Católica do Maranhão, foi fundada, em 1955, a Sociedade Maranhense de Cultura Superior (Somacs). Já em 1957, foi criada a Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão, e a Somacs, que foi a primeira mantenedora dessa Faculdade, tinha como presidente o Arcebispo Metropolitano Dom José de Medeiros Delgado, que teve um papel fundamental na fundação da Universidade Federal do Maranhão. O pioneirismo da Faculdade de Ciências Médicas, que teve como primeiro diretor João Bacelar Portela, foi um marco na medicina do Maranhão.

UFMA 54 anos: a fundação


O sonho de tornar realidade a Universidade Católica do Maranhão foi concretizado em 1958 e ela foi reconhecida em 1961, agregando as Faculdades de Filosofia, Enfermagem, Ciências Médicas e Serviço Social. A instituição foi fundada com a assinatura dos reitores Dom Antônio Batista Fragoso e o Cônego José Ribamar Carvalho, além do vice-reitor, José Maria Cabral Marques. Além de criar a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1965, a Universidade Católica criou a primeira biblioteca de uma instituição de ensino superior do Maranhão.

Para implantar, progressivamente, a Universidade do Maranhão, foi criada, nos termos da Lei n.º 5.152, de 21 de outubro de 1966, a Fundação Universidade do Maranhão (FUM), que absorveu a Universidade Católica e suas atividades, dando origem à Universidade Federal do Maranhão. No ano seguinte, tomaram posse os primeiros reitores, Pedro Neiva de Santana e o vice-reitor pedagógico Cônego José de Ribamar Carvalho.

E assim nasceu a UFMA, sucessora de grandes instituições de ensino e resultante do pioneirismo de grandes mestres do saber no estado. Como a instituição se desenvolveu e quais foram suas grandes conquistas, são aspectos que estarão na próxima matéria da série de 54 anos da Universidade Federal do Maranhão.

Veja mais sobre a história da Instituição na Linha do Tempo

Série de vídeos

A Dcom TV, por meio da Diretoria de Comunicação da UFMA, lança, também, uma série de vídeos com depoimentos especiais de colaboradores e a comunidade acadêmica em geral falando de sua relação com a Universidade. No vídeo a seguir, você confere o depoimento da enfermeira Maria Letícia Moreira.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 21/10/2020 18:56

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

27/11/2020

20:33

Projetos do PET Conexões aliam criatividade e ação social com participação de docentes e alunos   SÃO LUÍS - O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Câmpus de Imperatriz foi criado em 2010 e...

27/11/2020

20:13

Inscrições para o I Encontro sobre Atendimento Educacional Especializado vão até o dia 30   SÃO LUÍS - O primeiro Encontro Nacional sobre Atendimento Educacional Especializado (I Enaee), realizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade...

27/11/2020

19:18

Departamento de Saúde realizará lançamento de agenda sobre estratégias de prevenção ao HIV   SÃO LUÍS - O Departamento de Saúde Pública (DSP) da UFMA, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de...

27/11/2020

18:51

Estão abertas as inscrições para o Semic e Semiti 2020   São Luís – Estão abertas, até o dia 4 de dezembro, as inscrições para os Seminários de Iniciação Científica (Semic)...

27/11/2020

17:53

PPGDSE prorroga prazo de inscrições no processo seletivo da turma de mestrado 2021.1 SÃO LUÍS - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE-UFMA) prorrogou o prazo para inscrição no processo...
Fim do conteúdo da sessão