Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

IV Simprupasto rompeu o regionalismo e teve público de outros estados e de outros países

Publicado em: 16/10/2020

Com informações de Clene Santos, do projeto "Repórter do Câmpus" em Chapadinha.  

CHAPADINHA – Pela responsabilidade de ser o único evento regional que trata especificamente  sob o ponto de vista científico e prático  o tema de manejo de pastos aplicados à produção animal, o Simpósio Maranhense de Produção de Ruminantes a Pasto (Simprupasto), que ocorreu no formato on-line, entre os dias 21 e 25 de setembro, abordou, na sua quarta edição, a temática “Pecuária 4.0: uma nova visão para a gestão da propriedade”.

Segundo a coordenadora, Rosane Cláudia Rodrigues, o evento teve 250 inscritos e todas as webpalestras tiveram relativo sucesso de público. “O evento congregou estudantes e profissionais de outros estados e de outros países, como México, Colômbia e Uruguai. Especialistas e grandes nomes de relevância da área de produção no Brasil acompanharam as palestras”, contou.

Ela disse ainda que o IV Simprupasto foi muito produtivo porque as discussões tiveram grande impacto e relevância na formação acadêmica. Para a estudante do 10º período de Agronomia Marina Pacheco, o Simpósio foi singular, pois ela pôde compartilhar experiências com estudantes de outros estados e países, o que não seria possível em tempos “normais”.

“A comodidade de estar em casa e poder acompanhar o evento que ocorreu no horário noturno foi excelente, porque assim não perdermos aula, como ocorria nas edições presenciais. Dessa maneira, o aproveitamento foi maior e com a vantagem de assistir novamente todas as palestras — disponíveis na internet  e esclarecer dúvidas”, frisou Marina.

Nesta edição, o evento, que foi organizado pelo grupo de pesquisa Fopama, abordou temas que geraram reflexões sobre as ferramentas tecnológicas da pecuária do futuro, a gestão do manejo químico do solo, o pastejo nos trópicos, a qualidade da carne de animais criados em pasto, entre outros tópicos essenciais para o desenvolvimento da temática.

O estudante do 7º período de Zootecnia Antonio Barbosa, que acompanhou a palestra “Gestão do manejo químico do solo sob pastagens”, declarou que essa que foi uma das mais interessantes, porque relacionou os resultados de pesquisa com os obtidos por análises dele em campo, em fazenda, mostrando assim a importância da temática e dos ensaios na prática.

Já para a estudante Marina Silva, do 9° período de Zootecnia, a palestra “Gestão de processo de pastejo: importância do ajuste e equilíbrio da relação suprimento: demanda do sistema” ganhou destaque devido ao método de planejamento exposto.

“Essa palestra foi marcante para mim, porque abordou os métodos de planejamento para se fazer um manejo adequado tanto das pastagens, quanto o manejo dos animais, além do planejamento de manejo para assegurar um sistema eficiente de produção animal em pasto e o monitoramento de acúmulo de forragem e de necessidades nutricionais do rebanho”, revelou a estudante.

Confira também as palestras do evento no canal no Youtube do Grupo Fopama


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 16/10/2020 23:09

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão