Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Fórum da Baixada adere à campanha de prevenção e enfrentamento do câncer

Publicado em: 07/10/2020

Publicado originalmente em 07/10/20, no site do  Fórum em Defesa da Baixada Maranhense. 

SÃO LUÍS - Sob a coordenação do presidente em exercício, Expedito Moraes, o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) promoveu, na noite de ontem, 6, reunião com forenses convocados para comporem a equipe de coordenação da Campanha de Prevenção e Enfrentamento do Câncer. Alguns justificaram ausência, e outros tiveram dificuldades de conexão na internet, uma vez que a reunião foi realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet. Ana Creusa, César Brito, Deuzenir, Elinajara, Expedito e Gracilene foram os participantes.

Após os cumprimentos de praxe, o Presidente fez um relato sucinto das ações do FDBM nas últimas semanas, com o desejo de reunir entidades para construção do Plano de Desenvolvimento para a Baixada.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi classificada como a âncora das parcerias, tendo o Magnífico Reitor como grande entusiasta; Fundação Vale; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Centro Espacial de Alcântara (CEA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

Informou, ainda, que, até sexta-feira desta semana, a UFMA deverá apresentar a minuta do Termo de Cooperação Técnica com o FDBM, que deverá dar início à construção das demais parcerias.

Sobre os Diques da Baixada, a cargo da Codevasf, Expedito Moraes informou que estão na fase de levantamento de flora e fauna presentes na área dos diques, bem como análise da água nos períodos de cheia e seca. Elinajara questionou acerca dos arranjos produtivos para área. Expedito ficou de confirmar qual instituição estaria responsável, se é a própria Codevasf ou o Sebrae.

O forense César Brito informou que recebeu consultoria do Sebrae em Matinha para análise do município para fins turísticos. Observou que o potencial náutico da Baixada está prejudicado pela existência de vegetação flutuante, em forma de balcedos, que poderiam ser facilmente contidos com pequenos investimentos.

Deuzenir destacou a importância da parceria com a Estação de Conhecimento da Vale no apoio de ações de educação, logística e produção de alimentos. Gracilene elogiou as ações e diz esperar ansiosa pela construção da BR 308 para facilitar o acesso à Baixada.

Ana Creusa informou que os gestores do Projeto Bosques na Baixada, Drs. Gusmão Araújo e Jucivan, vão trabalhar na elaboração do projeto dos bosques, visando à captação de recursos materiais e financeiros, uma vez que atualmente contam apenas com recursos humanos e parceria com o corpo técnico e científico da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Após essas considerações necessárias para nivelar e atualizar os participantes, o Presidente do FDBM falou do objetivo da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer dos residentes na Baixada. Falou das dificuldades maximizadas pela carência da rede hospitalar e ambulatorial, além da logística incômoda para os enfermos em geral. Convocou os presentes a participar, não apenas da campanha do Outubro Rosa, mas que seja uma ação permanente, buscando informações e parcerias necessárias, ao que todos concordaram.

Para marcar o lançamento da campanha, Gracilene Pinto declamou um belo poema, que compôs após o recebimento da convocação para compor a coordenação da campanha. Com a cabeça prenhe de ideias, acompanhada do seu sorriso peculiar, os forenses maravilharam-se com poema abaixo:

BAIXADA ROSA

A Baixada se faz rosa
pra suas Rosas cuidar”,
melhor prova de carinho
que à mulher se pode dar.

Deus é o Pai Criador,
a terra é o seio divino,
que ele mesmo criou
pra alimentar menina e menino.

Mas, seu projeto perfeito
tinha alma feminina,
sensível, fecunda e abençoada:
Assim nasceu menina

Com dotes suficientes,
sem usar de redundância,
para gerar suas sementes
e alimentar com abundância.

Útero é vaso sem defeito
onde Deus põe a semente
e num milagre perfeito
floresce um novo vivente.

Um seio de mãe, com certeza,
Traz a vida a palpitar.
Sublimação da existência
é por um filho a mamar.
Foi o jeitinho que Deus
na hora da criação
concebeu pra alimentar
a todos sem distinção.

Por isso, abracemos a missão,
com prevenção e com calma,
lembrando que cuidar do corpo
é dar suporte pra alma.

Prefeitos, vereadores,
gestores, e o povo até,
Não esqueçam, por favor,
que o peito alimenta a vida,
do bebê é a mamadeira preferida,
e oferece sem medida
o néctar do amor,
e foi num seio de mulher
que Jesus se alimentou.

Os demais detalhes sobre a campanha serão repassados em breve. Com o coração alegre, todos agradeceram a oportunidade do encontro virtual vibrante, com sonhos simples, que somente podem ser realizados com Amor e Solidariedade. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Fórum em Defesa da Baixada Maranhense
Última alteração em: 07/10/2020 22:32

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão