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ENTREVISTA: Confira as atividades da Diretoria de Acessibilidade na pandemia

Publicado em: 05/10/2020

SÃO LUÍS – A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão tem desenvolvido diversas atividades remotas durante o período da pandemia, com o objetivo de propor, orientar, encaminhar, avaliar e acompanhar as demandas e providências concernentes ao processo de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, que envolve acesso, permanência e conclusão dos cursos de graduação na Universidade.

Confira a entrevista que foi concedida à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, na qual a diretora da Daces, Maria Nilza Silva Oliveira, explana quais são as atividades desenvolvidas durante o período de isolamento social e como ocorre o atendimento presencial no setor.

DCom: Quais são as atividades desenvolvidas pela Diretoria de forma remota durante o período da pandemia?

Maria Nilza - Elaboramos orientações de acessibilidade para o ensino remoto e enviando-as às coordenações de cursos que têm discentes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação. Estamos fornecendo serviço de interpretação em Libras para os seis cursos do Câmpus de São Luís que têm discentes surdos: Ciências Sociais, Teatro, Farmácia, Pedagogia, Design e Turismo. Estamos prestando atendimento de transcritores aos discentes cegos e com baixa visão para orientações e adequação do material de ensino. Além de fornecermos atendimentos psicológicos e de assistência social de programas sociais aos discentes e seus familiares.

Foi criada a Comissão Intersetorial de Acessibilidade, que promove encontros mensais para discutir sobre as demandas de acessibilidade na UFMA, contando com representantes das pró-reitorias, superintendências e diretorias da Universidade. Foi elaborada uma minuta de Resolução sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na instituição e uma pesquisa com relatório com o tema “Demandas Psicossociais com Vista a Acessibilidade Educativa de Estudantes com Deficiência da UFMA”. Elaboramos e submetemos dois projetos de tutoria ao programa Foco Acadêmico da Proaes intitulados “Tutoria universitária como estratégia para inclusão de pessoas com deficiência na UFMA” e “A inclusão de estudantes cegos na UFMA sob a perspectiva do ensino colaborativo: uma experiência de tutoria”. Esses projetos objetivam dar suporte aos discentes com deficiência por meio da tutoria de outros discentes de diversos cursos, como Pedagogia, Letras - Libras, Psicologia e outros. Realizamos uma pesquisa com o tema “Demandas Psicossociais com Vista à Acessibilidade Educativa de Estudantes com Deficiência da UFMA” e produzimos um relatório com os resultados.

E, por fim, estamos realizando palestras de orientações aos professores e discentes sobre o ensino remoto e os discentes com deficiência, além de elaborarmos o “Guia de Acessibilidade: Orientações básicas”.

DCom: Como está o suporte aos alunos com deficiência da Universidade de forma presencial no setor?

MN – O atendimento é por meio de escalonamento dos servidores do setor, de segunda a sexta, das 9h às 13h, de forma presencial. E remotamente é realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, também de segunda a sexta, pelo telefone (98) 3272-8053 e pelos e-mails daces.proen@ufma.br e/ou braille@ufma.br.

Estamos auxiliando nas orientações sobre o empréstimo de equipamento e entrega de material adaptado, no serviço de interpretação remota e no atendimento remoto aos estudantes cegos, com baixa visão, transtorno do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação.

DCom: Em relação às solicitações de intérpretes de Libras para os eventos institucionais remoto, como é o procedimento?

MN – As solicitações de participação de intérpretes nos eventos institucionais on-line têm que ser realizadas com, no mínimo, trinta dias de antecedência, por meio de memorando ou pelo e-mail daces.proen@ufma.br, em função do aumento do quantitativo de discentes com deficiência auditiva na Universidade. Esses profissionais têm como prioridade o atendimento aos alunos em sala. Desse modo, há a necessidade do planejamento antecipado para que possa ser verificada a possibilidade de participação do intérprete no evento solicitado.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
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Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 06/10/2020 11:47

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