Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

TV UFMA e Band Maranhão realizam, em parceria, primeiro debate com candidatos à prefeitura de São Luís

Publicado em: 02/10/2020

SÃO LUÍS - A disputa pela prefeitura da capital maranhense já começou. Para democratizar o acesso à informação e levar o conhecimento à sociedade ludovicense, na hora de escolher o candidato, é necessário saber as propostas e ideias de cada um deles.

Foi pensando nessa democratização, que a TV UFMA e a TV BAND Maranhão, em parceria, realizaram, na noite dessa quinta-feira, 1° de outubro, a partir das 22h30, nos estúdios da TV UFMA, o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Luís, desde que iniciou o processo de campanha eleitoral, no dia 28 de setembro.

O debate 2020, com duração de duas horas e meia e transmitido também pela Rádio Universidade FM, contou com a presença dos onze candidatos que pleiteiam a prefeitura de São Luís, são eles: Bira do Pindaré (PSB), Carlos Madeira (Solidariedade), Duarte Júnior (Republicanos), Eduardo Braide (Podemos), Franklin Douglas (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade), Neto Evangelista (Democratas), Rubens Jr. (PCdoB), Silvio Antônio (PRTB), Dr. Yglésio (PROS).

Mediado pelo jornalista da TV Band Brasília Valteno Oliveira, o debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro foi o momento dos candidatos se apresentarem, em 30 segundos, para a população ludovicense e, logo em seguida, eles tiveram dois minutos para responder às perguntas dos internautas com relação a temas como saúde, educação e infraestrutura.

Já no segundo bloco, foram sorteados os temas infraestrutura, saúde, desporto e lazer, política metropolitana, educação, habitação, orçamento participativo, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e o tema urbanismo.

No terceiro, os candidatos tiveram temas livres para debaterem entre si, cuja ordem de fala foi sorteada durante o bloco. Eles abordaram questões de grande relevância para a capital maranhense e que dizem respeito à população, como mobilidade urbana, educação, saúde, desigualdade social, orçamento, segurança pública municipal e infraestrutura.

O quarto e último bloco foi reservado para as considerações finais dos candidatos, que tiveram dois minutos para se dirigirem diretamente ao eleitor.

Segundo a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, a emissora é um espaço neutro e apartidário, e a realização desse debate tem por objetivo propiciar à população a oportunidade de conhecer melhor cada candidato. “Os eleitores terão a chance de conhecer as propostas dos candidatos para escolher aquele que representa melhor os interesses da cidade. É muito importante que a TV UFMA aproxime a Universidade da população para que ela conheça o perfil dos candidatos”, enfatizou.

O diretor da TV Band Maranhão, João Soares, disse estar muito satisfeito com essa parceria. “Estamos vivenciando um momento bem diferente por conta da COVID-19. Realizar um debate com onze candidatos à prefeitura de São Luís somente seria possível em uma estrutura como a da TV UFMA, que comporte a participação de todos. Acredito que o telespectador que assistiu pela Band ou pela TV UFMA, ou ouviu pela rádio Universidade FM, percebeu que fizemos um belo debate sem agressões e com muitas propostas, e, principalmente, com segurança quanto à questão da COVID-19. Esse é, portanto, um momento especial da democracia”, afirmou o diretor, lembrando que todos os protocolos de segurança foram realizados durante o debate.

Para o reitor Natalino, é uma satisfação realizar essa parceria com a TV Band Maranhão, levando a informação à população ludovicense para que eles conheçam as propostas e ideias dos candidatos que estarão à frente da capital maranhense por quatro anos. “A Universidade é um ambiente natural para o exercício democrático da liberdade de pensamento. Com a promoção do debate em parceria com a BAND, a TV UFMA cumpre o seu papel de emissora educativa ao contribuir para que a população possa conhecer as propostas dos candidatos a prefeito de São Luís”, disse.

Debate entre os candidatos à preifura de São Luís - 01-10-2020

ELEIÇÕES 2020

No dia 15 de novembro, mais de 4 milhões e meio de eleitores ludovicenses irão às urnas para eleger o candidato que comandará a cidade de São Luís no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2025.

Pelo calendário original da Justiça Eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro e o segundo, para 25 de outubro. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, o Congresso Nacional decidiu adiar o pleito. Também por causa do coronavírus, não haverá necessidade de identificação biométrica nas eleições deste ano.

Será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as vagas nas câmaras municipais  somente para as prefeituras. Nos locais em que houver segundo turno, a votação ocorrerá no dia 29 de novembro.

Os eleitores votarão para prefeito e vereador e, no dia, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será permitido, a qualquer tempo, o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes como forma de manifestar preferência por partido político ou candidato, pelo eleitor.

No dia 15 de novembro, será obrigatório o uso de máscaras no local de votação. O eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar. O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção. O horário de votação será das 7h às 17h, com horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 02/10/2020 18:39

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão