Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Labohidro comemora 50 anos de fundação

Publicado em: 01/10/2020

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira, 1º de outubro, mesmo em tempos pandêmicos, a Universidade Federal do Maranhão tem muito a comemorar. Hoje o Laboratório de Hidrobiologia, antigo Labohidro e atual departamento de Oceanografia e Limnologia, está completando seu jubileu de ouro de fundação. São cinquenta anos de estudos científicos sobre os ambientes aquáticos no Brasil.

Fundada em 1º de outubro de 1970, o LABOHIDRO vem sendo a principal referência do estado nessa área específica de conhecimento. Na década de 70, o Laboratório foi fundamental na parceria com a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE, órgão do Governo Federal precursor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e também do Ministério da Pesca, que permitiu iniciar pesquisas direcionadas para o conhecimento da biodiversidade aquática em ambientes de transição localizados entre o mar e o continente.

O decano do Labohidro, professor do departamento de Oceanografia e Limnologia, Antonio Carlos Leal de Castro, lembra que, em 1970, as professoras Maria Marluce Ferreira Correia e Prazeres Paixão fundaram o laboratório com o objetivo de realizar pesquisas aquáticas no Maranhão.

“Na época, a fundação do laboratório teve o apoio integral do Cônego José de Ribamar Carvalho, primeiro reitor da Universidade Federal do Maranhão. O Labohidro nasceu sob o estigma de um desafio, o qual fez a professora Maria Marluce se empenhar e se comprometer com todas as energias para instalar o laboratório aqui no estado”, contou o docente que esteve à frente do laboratório no período de 2002 a 2004.

A consolidação do Labohidro ocorreu com a mescla da contratação de pesquisadores renomados com os jovens pesquisadores, os quais produziram estudos científicos que precederam a implantação de grandes projetos industriais na Ilha do Maranhão e projetaram as pesquisas do estado para outro patamar dentro de um cenário nacional.

O Laboratório de Hidrologia foi protagonista na criação das Unidades de Conservação do Estado do Maranhão nos anos 90. “Também foi protagonista na criação de cursos de graduação, sendo o primeiro a dar apoio para a criação do curso de Biologia, hoje, um dos melhores cursos da UFMA. Posteriormente, atuou na criação do curso de Ciências Aquáticas, hoje curso de Oceanografia”, completou Antonio Carlos.

Entre as unidades criadas, destacam-se o Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís, a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses e a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense, sendo as duas últimas constituidoras de um valioso laboratório de estudo que permanece, ainda, com um vasto potencial para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisas.

Nas duas últimas décadas, o Labohidro se transformou no Departamento de Oceanografia e Limnologia, destacando-se na valorização da formação de recursos humanos, por meio de cursos de Graduação e Pós-Graduação, os quais ampliaram a execução de estudos regionais voltados para o conhecimento da realidade do Litoral Amazônico e dos inúmeros ambientes aquáticos presentes nos mais diversificados biomas maranhenses.

“O Laboratório de Hidrologia tem uma história muito valorosa na Universidade Federal do Maranhão e até hoje representa um dos órgãos de maior produção científica na área de pesquisas aquáticas no Maranhão”, afirmou o professor Antonio Carlos.

Atualmente, o departamento de Oceanografia e Limnologia [Limnologia - estudo dos ambientes aquáticos continentais, como rios, lagos e lagoas] continua realizando pesquisas de relevância e busca otimizar as investigações nos ambientes mais afastados da costa (offshore), com a premissa de possuir a chancela de um navio oceanográfico e novas ferramentas tecnológicas que viabilizam o aprofundamento do conhecimento dos padrões oceanográficos e limnéticos do estado.

Labohidro completa 50 anos de fundação

Produção Científica

O Curso de Oceanografia e Limnologia da UFMA abre, semestralmente, submissão de artigos que serão publicados em um volume histórico da revista científica organizada pelos pesquisadores do Laboratório de Hidrobiologia da Universidade. A revista reúne trabalhos originais de cientistas brasileiros e estrangeiros na área de Biologia Aquática, Oceanografia, Ciências do Mar e ciências correlatas.

Neste ano, para celebrar o cinquentenário do Laboratório, o conselho editorial do Boletim do Laboratório de Hidrobiologia (BLH) abriu, até o dia 31 de julho, uma chamada pública para submissão dos artigos.

O Boletim é o periódico mais antigo da UFMA. Sua história teve início em 1977, por meio do corpo de pesquisadores do Laboratório de Hidrobiologia, antigo Labohidro e atual departamento de Oceanografia e Limnologia, quando os primeiros artigos traziam estudos pioneiros sobre o funcionamento dos ecossistemas aquáticos maranhenses e seus componentes.

Ao longo dos seus 43 anos, o BLH tem publicado com grande notoriedade diversos estudos em forma de artigos originais, revisões e notas científicas nas áreas de oceanografia, limnologia, biologia aquática, ecologia aquática e demais estudos que também abordam ecossistemas de transição aos ambientes aquáticos do Brasil e do mundo.

Em 2020, o BLH visa publicar uma edição histórica em comemoração aos 50 anos de fundação do Labohidro, a fim de homenagear uma unidade acadêmica da Universidade responsável pela construção de uma grande base de conhecimento e consolidação de cientistas que atuam na pesquisa dos ambientes aquáticos da região.

Clique para acessar Boletim do Laboratório de Hidrobiologia


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 01/10/2020 16:29

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão