Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pró-reitora de ensino esclarece o funcionamento do calendário acadêmico 2020.1

Publicado em: 16/09/2020

SÃO LUÍS – Na segunda-feira, 14, a Universidade realizou, de forma virtual, a acolhida aos estudantes do primeiro semestre de 2020. O retorno do calendário acadêmico se deu após a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no dia 17 de julho, o qual aprovou a Resolução nº 2078, que regulamenta o ensino emergencial remoto ou híbrido na UFMA durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Para entender sobre o funcionamento desse calendário, a Diretoria de Comunicação conversou com a pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra. Confira a entrevista.

DCom: Qual o período de realização deste semestre?

Isabel Ibarra: O período de realização deste semestre é do dia 14 de setembro ao 19 de dezembro de 2020.

DCom: Os professores terão que iniciar todo o semestre ou continuar de onde pararam?

Isabel Ibarra: O docente tem autonomia para decidir os ajustes necessários dos componentes curriculares que lecionam ou lecionarão. No entanto recomenda-se que, após seis meses de intervalo entre março, quando começou o semestre letivo de 2020, e agora, o docente deverá iniciar do zero, considerando que o planejamento das aulas será diferente no formato remoto e que pode haver novos estudantes matriculados nos componentes curriculares ofertados.

DCom: A resolução fala do sistema remoto e/ou híbrido, o que seriam essas nomenclaturas na prática?

Isabel Ibarra: Os componentes curriculares que se ofertam por meio do ensino remoto serão realizados com o apoio das tecnologias digitais, por meio de plataformas como a do SIGAA e por aplicativos que possibilitem as aulas virtuais, a exemplo do Google Meet e do Google Classroom. Os componentes curriculares ofertados no ensino híbrido serão realizados também com o apoio das tecnologias da educação, e as aulas ocorrerão de forma remota e presencial. No caso das aulas presenciais, obedecerão às normas e ao protocolo sanitário da Universidade e a autorização do Comitê de Operações Emergenciais (COE-UFMA), o que ocorrerá excepcionalmente em alguns cursos com menos alunos para obedecer ao distanciamento social. A maioria dos cursos tem planejado a oferta dessas aulas presenciais para os meses de novembro ou dezembro.

DCom: Qual a diferença entre síncrono e assíncrono?

Isabel Ibarra: As diferenças de síncrono e assíncrono se baseiam principalmente na simultaneidade ou não das aulas virtuais. Nas aulas síncronas, a comunicação com o aluno se dá em tempo real, e, nas aulas assíncronas, se dá em tempo diferente (a exemplo, o professor coloca uma atividade ou texto a ser realizada pelo aluno no SIGAA).

DCom: No caso dos cursos que tiver aulas presenciais, quais procedimentos de segurança devem ser levados em consideração?

Isabel Ibarra: O coordenador do curso deverá enviar um memorando para a Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), com cópia para a Reitoria e a Proen, informando quando serão realizadas essas aulas. Os encontros presenciais deverão obedecer ao protocolo sanitário da Universidade. As aulas devem ser com turmas menores, obedecendo a um espaçamento de 1,5 entre uma cadeira e outra, o uso de máscaras é obrigatório para todos, e o espaço deve ser aberto e ventilado.

DCom: Como ficam os estágios obrigatórios?

Isabel Ibarra: Eles poderão ser ofertados no formato remoto ou híbrido. Alguns cursos da área da saúde já iniciaram as atividades de estágio no Hospital Universitário.

DCom: Como funcionará o uso dos laboratórios?

Isabel Ibarra: Seguirá o mesmo protocolo realizado pelos laboratórios de pesquisa que estão em funcionamento. Recomenda-se que o professor grave as aulas práticas e mantenha revezamento dos estudantes com a finalidade de garantir o distanciamento social.

DCom: Haverá disciplina isolada para este período?

Isabel Ibarra: Não haverá disciplina isolada para este semestre letivo.

DCom: Quando iniciará o segundo semestre de 2020?

Isabel Ibarra: O segundo semestre de 2020 iniciará no dia 8 de fevereiro de 2021.

DCom: Quando retornará as atividades do Colégio Universitário?

Isabel Ibarra: As atividades do Colun recomeçaram no dia 31 de agosto de 2020, primeiramente no formato remoto.

Para finalizar, a professora Isabel deseja que este recomeço do semestre 2020 seja visto como uma possibilidade de aprender novos formatos de ensino e aprendizagem. “Acredito que seja fundamental criarmos redes de apoio e colaboração entre docentes e discentes para superar as dificuldades em tempos de Pandemia”, afirmou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 15/09/2020 22:32

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/09/2020

17:00

DCOM RÁDIO - A prevenção ao suicídio na pandemia, por Lizandra Sodré IMPERATRIZ - Esta edição do Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia apresenta importantes reflexões sobre prevenção ao...

19/09/2020

09:56

NOTA DE PESAR: Jacenilde Barros Araújo, aluna do curso de Geografia do Parfor de Urbano Santos URBANO SANTOS - É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento da estudante do curso...

18/09/2020

23:34

Tablets do Auxílio inclusão Digital são entregues a estudantes dos câmpus da UFMA no interior SÃO LUÍS – Dando continuidade ao trabalho realizado por meio dos editais de Auxílio Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Assistência...

18/09/2020

19:32

Revista Cambiassu recebe, até o dia 30, as submissões de trabalhos científicos para a 16ª edição   SÃO LUÍS - A revista Cambiassu, publicação on-line semestral do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em...

18/09/2020

18:57

PET de Ciência da Computação da UFMA divulga edital para selecionar novos integrantes SÃO LUÍS - O Programa de Educação Tutorial (PET) de Computação da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de São Luís,...
Fim do conteúdo da sessão