Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Editais de Auxílio Inclusão Digital contemplam também pessoas com deficiência

Publicado em: 15/09/2020

SÃO LUÍS – A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil lançou dois editais de fluxo contínuo. Um diz respeito à modalidade pacote de dados, para acesso à internet em caráter emergencial 2020.1, que está aberto a toda a comunidade acadêmica que se enquadre no perfil socioeconômico, seja com deficiência ou não; e o outro, à modalidade plena (empréstimo de tablets), voltado especificamente para pessoas com deficiência.

Os editais têm por finalidade proporcionar aos discentes condições de acesso a meios técnicos e tecnológicos para a realização das atividades remotas do calendário acadêmico da UFMA, que teve início na segunda-feira, 14.

Pacote de Dados

Essa modalidade, destinada aos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e a continuidade das atividades acadêmicas remotas desses estudantes, de forma emergencial, em adaptação e inclusão. Serão disponibilizadas 3.500 vagas, distribuídas em todos os câmpus da Universidade.

O Auxílio Inclusão Digital poderá ser acumulado com bolsas e auxílios de assistência estudantil da PROAES e outros programas da UFMA (PIBIC, PIBITI, Bolsa de Extensão, Bolsa de Estágio e outros).

Para participar dessa modalidade, o discente não poderá ter vínculo empregatício nem poderá ter renda familiar per capita superior a 1,5 salário mínimo vigente (1,5 salário mínimo vigente equivale a R$ 1.567,50 reais).

O edital é de fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode se inscrever a qualquer momento, enquanto houver vagas. O processo seletivo dos discentes para o auxílio inclusão digital será realizado de acordo com as seguintes etapas: Inscrição e entrega de documentação, Análise socioeconômica, Resultado parcial, Apresentação de recursos, Análise dos recursos, Resultado final.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do SIGAA, e, após o preenchimento de todas as vagas, o edital será encerrado.

Para obter mais informações sobre essa modalidade ,bem como os requisitos para participar, clique aqui.

Modalidade Plena (Empréstimo de Tablet)

O Auxílio Inclusão Digital - Modalidade Plena refere-se ao empréstimo de tablets junto com o pacote de dados para acesso à internet.

Assim como a modalidade pacote de dados, essa de empréstimo de tablets também poderá ser acumulada com bolsas e auxílios de assistência estudantil da PROAES e de outros programas da UFMA (PIBIC, PIBITI, Bolsa de Extensão, Bolsa de Estágio e outros), e o discente também não pode ter vínculo empregatício.

Nessa modalidade, estará apto a se candidatar ao recebimento do auxílio inclusão digital a pessoa com deficiência que estiver regularmente matriculada em componentes curriculares de cursos de graduação presenciais da UFMA, e que comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até um salário mínimo e meio vigente.

O edital também é de fluxo contínuo, ou seja, o candidato pode se inscrever em qualquer época, enquanto as 200 vagas distribuídas entre todos os câmpus, não forem preenchidas.

A distribuição das vagas foi proporcionalmente estimada com base no número de pessoas com deficiência que estão regulamente matriculadas em cada câmpus ou centro.

Os resultados dessa chamada serão divulgados tanto no Sigaa quanto no site da Proaes e ocorrerá em três ciclos. O primeiro será no dia 15 de setembro, o segundo, 22, e o terceiro e último ciclo, no dia 29 de setembro.

Segundo o reitor Natalino Salgado, com o novo calendário acadêmico que se iniciou nessa segunda-feira,14, a Universidade precisa buscar alternativas que permitam aos estudantes e professores equipamentos que os incluam digitalmente, por isso a Universidade lançou esses editais, bem como um edital específico para os estudantes com deficiência.

“Estamos trabalhando para ampliar a assistência estudantil, de modo que o aluno estude com qualidade. Os meios que hoje utilizamos são para facilitar a vida tanto do professor quanto do aluno”, afirmou. 

 

Para saber os detalhes de inscrição, cronogramas e demais informações, clique aqui.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 15/09/2020 22:57

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/09/2020

17:00

DCOM RÁDIO - A prevenção ao suicídio na pandemia, por Lizandra Sodré IMPERATRIZ - Esta edição do Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia apresenta importantes reflexões sobre prevenção ao...

19/09/2020

09:56

NOTA DE PESAR: Jacenilde Barros Araújo, aluna do curso de Geografia do Parfor de Urbano Santos URBANO SANTOS - É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento da estudante do curso...

18/09/2020

23:34

Tablets do Auxílio inclusão Digital são entregues a estudantes dos câmpus da UFMA no interior SÃO LUÍS – Dando continuidade ao trabalho realizado por meio dos editais de Auxílio Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Assistência...

18/09/2020

19:32

Revista Cambiassu recebe, até o dia 30, as submissões de trabalhos científicos para a 16ª edição   SÃO LUÍS - A revista Cambiassu, publicação on-line semestral do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em...

18/09/2020

18:57

PET de Ciência da Computação da UFMA divulga edital para selecionar novos integrantes SÃO LUÍS - O Programa de Educação Tutorial (PET) de Computação da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de São Luís,...
Fim do conteúdo da sessão