Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PET Ciências Naturais de Bacabal lança informativo sobre problemas e dilemas masculinos

Publicado em: 15/09/2020

BACABAL – “Quebrando o Silêncio: como homens se transformam” é a temática da segunda edição, ano seis, do informativo do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais do Câmpus Bacabal da Universidade Federal do Maranhão, que tem como foco principal a desmistificação dos problemas e dilemas emocionais enfrentados pelos homens na sociedade.

Esse fascículo on-line explora as experiências, os debates e as propostas do coletivo “Papo de Homem”, idealizado por Guilherme Nascimento Valadares; traz uma entrevista com o docente Alberto Jorge Oliveira Lopes; dá destaque ao psicoterapeuta Anton “Suitbert” Hellinger, conhecido como Bert Hellinger, na seção “Refletindo Com-Ciência”; e encerra a edição com as ações realizadas recentemente pelo grupo.

Vale destacar que a temática central dessa edição foi planejada pelo grupo ainda sob a tutoria do docente da UFMA Meubles Borges Júnior e dá sequência ao conjunto de debates interdisciplinares promovidos por uma das atividades desenvolvidas pelo Programa “Debatendo com o Pet”.  

Para o atual tutor e docente do curso de Licenciaturas em Ciências Humanas do Câmpus Bacabal, Wheriston Silva Neris, a escolha da temática foi acertada por explorar questões que cada vez mais têm despertado interesse dentro da comunidade acadêmica e no espaço público.

“Talvez um dos aspectos mais instigantes desse projeto é que, além de explorar as violências simbólicas e os custos da dominação masculina, apresenta sugestões para criação de coletivos de troca e diálogo, autocompreensão e autorresponsabilização masculina”, informou o docente.

O tutor comentou que o processo de construção dessa edição foi realizado primeiramente com a visualização do documentário "O Silêncio dos Homens" (2019), em que o grupo estudou a temática e as consequências sobre a subjetividade masculina. Em seguida, houve análise do portal “Papo de Homem”, plataforma que contém diversos artigos sobre masculinidade tóxica, matérias sobre a solidão masculina e a transformação do homem, entre outros temas.

“Com base na leitura de alguns artigos presentes na plataforma, construímos um texto mais geral sobre a temática, realizando um balanço de ações e projetos explorados pelo coletivo analisado. O tema principal da edição resultou desse esforço de síntese e da sensibilidade gerada entre nós quanto à importância da discussão sobre a construção dos papéis sociais, sobre a autorresponsabilização masculina e sobre autoconhecimento. Isto é, desde que estejamos em condições de reconhecer que a discussão sobre as vicissitudes, os silêncios e dilemas emocionais da experiência do gênero masculino na contemporaneidade constitui-se também um eixo importante para o redesenho das assimetrias e desigualdades nas relações entre os sexos”, explana.

Ele ainda reforça que, desde as primeiras edições, o informativo PET busca integrar à escolha de uma temática central a realização de entrevistas com docentes, a exploração de contribuições de intelectuais e pesquisadores das Ciências Naturais e Humanas e a divulgação das atividades realizadas pelos integrantes do PET no Câmpus de Bacabal.

Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo, @petcienciasnaturaisbac.

Acesse o informativo do PET Ciências Naturais do Câmpus Bacabal

Assista também ao documentário "Silêncio dos Homens":


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 15/09/2020 22:00

Arquivo anexo

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão