Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudo da língua inglesa no ensino médio será tema de live do PPGEEB deste domingo, às 19h30

Publicado em: 13/09/2020

SÃO LUÍS – A live do projeto “Live – Educação Básica em Foco” deste domingo, 13, às 19h30, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), terá como tema “Leitura sociointerativa em Língua Inglesa: uma proposta de ensino à luz da Linguística Aplicada”. A atividade será transmitida pelo Instagram do Programa @ppgeeb.ufma e contará com a presença de Samara Oliveira de Góis, egressa do Programa, professora da rede educacional do município de São Luís, membra do grupo de pesquisa em ensino de línguas e discurso (Grupeld), com atuação nas áreas de pesquisa do “ensino e aprendizagem de língua inglesa”, “linguística aplicada”, “bilinguismo”, “estratégias de leitura em língua inglesa” e “tecnologias digitais para ensino de línguas”.

A pesquisa defendida no curso de mestrado do PPGEEB, em 2019, tratou da habilidade de leitura em língua estrangeira (inglês) em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de São Luís, sob a égide do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) e objetivou verificar em que medida a construção e a aplicação prática de sequências didáticas, contendo gêneros textuais e estratégias de leitura poderiam auxiliar o aprendizado dos alunos.

A pesquisadora do projeto partiu inicialmente de um estudo bibliográfico realizando um recorte histórico a respeito do ensino de línguas no Brasil e a análise dos documentos oficiais mais recentes referentes às políticas educacionais brasileiras, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 2000 e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.

“Para o desenvolvimento dessa pesquisa, algumas concepções de leitura em língua inglesa e seus mecanismos foram definidos, partindo da linguística aplicada e tomando como pressupostos as ideias de autores como Almeida Filho, Brown e Oliveira. Quanto à materialização, utilizei como metodologia a pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica com abordagem quanti-qualitativa”, informou.

Com o desenvolvimento do projeto, a educadora percebeu que a proposição metodológica elaborada e a aplicação das sequências didáticas foram uma experiência significativa para os participantes da pesquisa, as professoras da disciplina de inglês e os alunos.

“A pesquisa proporcionou uma reflexão e o início da mudança de concepção sobre o processo tradicional de leitura em língua inglesa aos seus participantes, no qual acreditavam que traduzir o texto seria sempre a melhor opção ou decodificar cada palavra levaria à compreensão perfeita da mensagem. Após a realização da pesquisa, foi desenvolvido um caderno de orientações didáticas”, complementou.

Para finalizar, a convidada da live reforça que é necessário levar este conhecimento a outras escolas e outros professores que lecionam inglês com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio. “Seria uma possibilidade prática de planejamento didático que poderia ser adequado a cada realidade, mas que tem potencial para auxiliar”, encerrou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 13/09/2020 21:51

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão