Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudo da língua inglesa no ensino médio será tema de live do PPGEEB deste domingo, às 19h30

Publicado em: 13/09/2020

SÃO LUÍS – A live do projeto “Live – Educação Básica em Foco” deste domingo, 13, às 19h30, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), terá como tema “Leitura sociointerativa em Língua Inglesa: uma proposta de ensino à luz da Linguística Aplicada”. A atividade será transmitida pelo Instagram do Programa @ppgeeb.ufma e contará com a presença de Samara Oliveira de Góis, egressa do Programa, professora da rede educacional do município de São Luís, membra do grupo de pesquisa em ensino de línguas e discurso (Grupeld), com atuação nas áreas de pesquisa do “ensino e aprendizagem de língua inglesa”, “linguística aplicada”, “bilinguismo”, “estratégias de leitura em língua inglesa” e “tecnologias digitais para ensino de línguas”.

A pesquisa defendida no curso de mestrado do PPGEEB, em 2019, tratou da habilidade de leitura em língua estrangeira (inglês) em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de São Luís, sob a égide do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) e objetivou verificar em que medida a construção e a aplicação prática de sequências didáticas, contendo gêneros textuais e estratégias de leitura poderiam auxiliar o aprendizado dos alunos.

A pesquisadora do projeto partiu inicialmente de um estudo bibliográfico realizando um recorte histórico a respeito do ensino de línguas no Brasil e a análise dos documentos oficiais mais recentes referentes às políticas educacionais brasileiras, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 2000 e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.

“Para o desenvolvimento dessa pesquisa, algumas concepções de leitura em língua inglesa e seus mecanismos foram definidos, partindo da linguística aplicada e tomando como pressupostos as ideias de autores como Almeida Filho, Brown e Oliveira. Quanto à materialização, utilizei como metodologia a pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica com abordagem quanti-qualitativa”, informou.

Com o desenvolvimento do projeto, a educadora percebeu que a proposição metodológica elaborada e a aplicação das sequências didáticas foram uma experiência significativa para os participantes da pesquisa, as professoras da disciplina de inglês e os alunos.

“A pesquisa proporcionou uma reflexão e o início da mudança de concepção sobre o processo tradicional de leitura em língua inglesa aos seus participantes, no qual acreditavam que traduzir o texto seria sempre a melhor opção ou decodificar cada palavra levaria à compreensão perfeita da mensagem. Após a realização da pesquisa, foi desenvolvido um caderno de orientações didáticas”, complementou.

Para finalizar, a convidada da live reforça que é necessário levar este conhecimento a outras escolas e outros professores que lecionam inglês com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio. “Seria uma possibilidade prática de planejamento didático que poderia ser adequado a cada realidade, mas que tem potencial para auxiliar”, encerrou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 13/09/2020 21:51

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão