Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudo da língua inglesa no ensino médio será tema de live do PPGEEB deste domingo, às 19h30

Publicado em: 13/09/2020

SÃO LUÍS – A live do projeto “Live – Educação Básica em Foco” deste domingo, 13, às 19h30, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), terá como tema “Leitura sociointerativa em Língua Inglesa: uma proposta de ensino à luz da Linguística Aplicada”. A atividade será transmitida pelo Instagram do Programa @ppgeeb.ufma e contará com a presença de Samara Oliveira de Góis, egressa do Programa, professora da rede educacional do município de São Luís, membra do grupo de pesquisa em ensino de línguas e discurso (Grupeld), com atuação nas áreas de pesquisa do “ensino e aprendizagem de língua inglesa”, “linguística aplicada”, “bilinguismo”, “estratégias de leitura em língua inglesa” e “tecnologias digitais para ensino de línguas”.

A pesquisa defendida no curso de mestrado do PPGEEB, em 2019, tratou da habilidade de leitura em língua estrangeira (inglês) em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de São Luís, sob a égide do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) e objetivou verificar em que medida a construção e a aplicação prática de sequências didáticas, contendo gêneros textuais e estratégias de leitura poderiam auxiliar o aprendizado dos alunos.

A pesquisadora do projeto partiu inicialmente de um estudo bibliográfico realizando um recorte histórico a respeito do ensino de línguas no Brasil e a análise dos documentos oficiais mais recentes referentes às políticas educacionais brasileiras, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 2000 e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.

“Para o desenvolvimento dessa pesquisa, algumas concepções de leitura em língua inglesa e seus mecanismos foram definidos, partindo da linguística aplicada e tomando como pressupostos as ideias de autores como Almeida Filho, Brown e Oliveira. Quanto à materialização, utilizei como metodologia a pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica com abordagem quanti-qualitativa”, informou.

Com o desenvolvimento do projeto, a educadora percebeu que a proposição metodológica elaborada e a aplicação das sequências didáticas foram uma experiência significativa para os participantes da pesquisa, as professoras da disciplina de inglês e os alunos.

“A pesquisa proporcionou uma reflexão e o início da mudança de concepção sobre o processo tradicional de leitura em língua inglesa aos seus participantes, no qual acreditavam que traduzir o texto seria sempre a melhor opção ou decodificar cada palavra levaria à compreensão perfeita da mensagem. Após a realização da pesquisa, foi desenvolvido um caderno de orientações didáticas”, complementou.

Para finalizar, a convidada da live reforça que é necessário levar este conhecimento a outras escolas e outros professores que lecionam inglês com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio. “Seria uma possibilidade prática de planejamento didático que poderia ser adequado a cada realidade, mas que tem potencial para auxiliar”, encerrou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 13/09/2020 21:51

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão