Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UNA-SUS-UFMA registra mais de 186 mil matrículas em seus cursos nos últimos dez meses

Publicado em: 10/09/2020

SÃO LUÍS - A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), juntamente com a Universidade Federal do Maranhão, fez um levantamento por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) das últimas atividades realizadas pelo projeto da parceria UNA-SUS-UFMA. Os cursos do projeto pautam-se na modalidade de ensino a distância e autoinstrucionais que, entre novembro de 2019 e agosto de 2020, somaram mais de 186 mil matrículas.

No período da pandemia, o curso “Orientações Gerais ao paciente com covid-19 na Atenção Primária em Saúde” se tornou destaque, ficando em primeiro lugar na plataforma durante os meses de abril e maio, com mais de 72 mil estudantes matriculados, segundo informações da Secretaria Executiva da UNA-SUS.

O projeto UNA-SUS-UFMA, que busca democratizar o acesso ao conhecimento em estudos da saúde, pretende, até junho de 2021, adicionar 27 novos cursos, seis programas de formação e mais de 60 recursos educacionais no formato gamificação. Contando com diversos profissionais de várias áreas e sendo inovador, o programa na UFMA vem ganhando destaque em todo o país pelo desempenho mostrado.

Além dos destaques já citados, o projeto, desde o final de 2019, esteve à frente na elaboração e oferta de mais de 10 cursos na área da saúde e educação. Veja alguns na lista a seguir.

Educação, Tecnologia e Acessibilidade

Lançado em janeiro de 2020, o Saite AVA é a plataforma moodle, que hospeda todos os cursos da UNA-SUS-UFMA. Dessa forma, os alunos têm acesso a um ambiente virtual inovador, com versão para dispositivos móveis, inúmeros recursos para contribuir no processo de aprendizagem, desde acessibilidade (audiodescrição e tradução para Libras) a diversos recursos educacionais, como vídeos, podcasts, infográficos interativos, games, e-books e PDF.

Para auxiliar os colaboradores nos processos de produção de recursos educacionais que compõem os cursos presentes no Saite AVA, foi desenvolvido o Repositório de Modelos de Recursos UNA-SUS-UFMA. Composto por manuais de padronização de linguagem gráfica, o portal é dividido em dois eixos: “Elementos Estruturantes” e “Recursos”. Além dos manuais, é possível fazer o download nos formatos editáveis, de acordo com a necessidade de utilização.

Comunicação e Posicionamento Digital

O curso “Comunicação e o posicionamento digital” também segue em rota de crescimento. Entre as instituições integrantes da rede, a UNA-SUS-UFMA se destaca com a maior a página na rede social Instagram, onde recentemente o perfil do projeto atingiu a expressiva marca de mais 30 mil seguidores. Atualmente, a página é a principal ferramenta de divulgação dos cursos e das capacitações, seguida da rede social Facebook, onde o projeto possui aproximadamente 37 mil seguidores.

Vale ressaltar que esses números são conquistados de maneira orgânica, ou seja, fruto dos inúmeros compartilhamentos e indicações dos próprios seguidores, que, baseados no trabalho de transparência e qualidade da instituição, tornam-se verdadeiros “embaixadores” do projeto UNA-SUS-UFMA.

Além disso, em janeiro deste ano, a UNA-SUS-UFMA lançou, após o trabalho da equipe multidisciplinar, um novo portal institucional, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais assertiva com seu público, por meio de matérias, entrevistas, entre outros.

Apoio Institucional

Os resultados de sucesso apresentados pela UNA-SUS-UFMA coincidem com a atual gestão do reitor Natalino Salgado, não só neste contexto, mas desde quando a UFMA entrou como pioneira na rede, em 2009. Como marco nessa trajetória, está em desenvolvimento o livro que tratará dos dez anos de atividades do Sistema UNA-SUS, que será publicado pela Editora da UFMA (Edufma). Na ocasião, o reitor escreverá o prefácio da obra.

O que há de novo chegando?

Desenvolvido pelo grupo Saite, em parceria com a UNA-SUS-UFMA, o “Game Quiz” é uma plataforma voltada para a criação de jogos divertidos em formato de quiz, ferramenta criada para melhorar a interação durante as aulas on-line. Outra novidade, que ainda está em fase de desenvolvimento, é o “Game Case”, feito para dar suporte ao desenvolvimento educacional e profissional.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Walber Oliveira
Última alteração em: 10/09/2020 20:09

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão