Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA realiza campanha "Doe Sangue: comunique essa ação!"

Publicado em: 09/09/2020

SÃO LUÍS - Será lançada amanhã, dia 10, a campanha de doação de sangue do Projeto DOAR, promovida pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, buscando incentivar a doação de sangue aos pacientes dos hospitais públicos de São Luís, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão — Hemomar. Inicialmente, o público-alvo são docentes, técnicos administrativos, alunos e ex-alunos do Curso de Comunicação Social, que, neste ano, completa 50 anos de criação.

A ação vai até o dia 2 de outubro de 2020, no Instagram @comunicacaoufma50, criado, especialmente, para celebrar essa data. Nesse canal, ocorrerá, no dia 10, às 16 horas, a live de lançamento do projeto, com a presença de um representante do Hemomar, sob a mediação da coordenadora do projeto, profa. Éllida Neiva Guedes.

Embora seja uma necessidade permanente, todos os anos, no Brasil, os hemocentros enfrentam dificuldades para manter abastecidos os seus estoques de sangue e hemoderivados (plaquetas e plasma). Em geral, as doações são esporádicas, feitas em datas específicas, para casos emergenciais ou direcionados a familiares. Para mudar essa realidade, segundo o Ministério da Saúde, 1% da população precisaria se tornar doadora regular de sangue, uma vez que a atitude de apenas um doador pode ajudar a salvar cerca de quatro vidas.

Cirurgias de diferentes complexidades, transplantes, procedimentos oncológicos — a doação regular de sangue ajuda não só pessoas que passam por esses tratamentos e intervenções médicas, consideradas de grande porte, como também é fundamental a pacientes diagnosticados com doenças crônicas severas, além de ajudar a tratar feridos em casos de traumas e acidentes graves.

Além de resistência, desconhecimento quanto aos benefícios proporcionados pela doação e falta de informação quanto aos requisitos para se tornar um doador, a pandemia provocada pela COVID-19, atualmente, em curso, provocou uma redução significativa no número de bolsas coletadas diariamente nos centros de coleta, dadas as medidas de distanciamento social e o sentimento de insegurança sanitária que permeia a sociedade no momento.

Diante desse cenário, o Curso de Comunicação Social da UFMA idealizou uma campanha para ajudar a construir uma cultura de doação de sangue espontânea e permanente entre os ludovicenses, em um primeiro momento direcionada para a comunidade local de comunicadores, estimulando o voluntariado humano e disponibilizando o capital de conhecimento do Curso de Comunicação Social, além de representar uma forma de retribuir à sociedade o investimento feito no ensino superior gratuito.

 

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR

O sangue é essencial para a manutenção da vida de todo o organismo. A corrente sanguínea é responsável por transportar, além de nutrientes, oxigênio, gás carbônico, hormônios e determinados tipos de anticorpos fundamentais para combater agentes infecciosos.

Em um momento no qual a palavra “imunidade” está em evidência por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, é fundamental entender que o sangue é insubstituível e da doação consciente e regular dependem milhares de vidas. Além de um ato de solidariedade, doar sangue é totalmente seguro, pois nenhum objeto usado durante a coleta é reutilizado e a quantidade retirada do doador não representa nenhum risco a sua saúde.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em bom estado de saúde e pesando acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. No caso de menores de 18 anos, a doação só acontece se houver consentimento formalizado dos pais ou responsáveis. Além disso, o voluntário precisa seguir algumas orientações:

  • Optar por alimentos leves e não gordurosos no dia do exame.
  • Esperar pelo menos 2 horas, caso a coleta seja após o almoço;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão ser voluntários se já tiverem sido antes dos 60 anos.
    • A frequência máxima recomendada é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
    • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

ONDE DOAR SANGUE:

HEMOMAR - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão

Rua Cinco de Janeiro, s/n – Jordôa – São Luís-Ma Tel.: (98) 3216-1100

Email: hemomar_ma@yahoo.com.br

 

Horário de atendimento: Segunda a sexta: 7:30 - 17:45h / Sábado: 08:00 - 12:00h (não é necessário agendar horário).

 

SOBRE O PROJETO DOAR

Idealizado pelas docentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Éllida Neiva Guedes, Francinete Louzeiro e Rakel de Castro, com a participação de alunos do Curso, a iniciativa nasceu da necessidade de prestar um serviço emergencial para a sociedade ludovicense, por meio de uma campanha que forneça informações e esclarecimentos sobre o processo de doação de sangue, para estimular os comunicadores e a sociedade de forma geral a doar sangue, considerando o baixo estoque do Hemomar, neste momento. A campanha faz parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Comunicação Social da UFMA.

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFMA COMPLETA 50 ANOS

Criado em 1970, o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, ao longo dessas cinco décadas, passou por inúmeras transformações junto com a sociedade.

Para celebrar essa data, foi um criado um perfil na rede social Instagram para reunir diferentes gerações que ajudaram a construir essa história e resgatar memórias e importantes personagens. Durante a quarentena, foram realizadas lives, além de eventos e congressos.

O canal, que atualmente é seguido por mais de 900 pessoas, será a principal ferramenta de divulgação e mobilização da campanha de doação de sangue, por meio de lives e publicações informativas sobre a importância de doar sangue e seus derivados.

Para mais informações, contactar a Profa. Éllida Neiva Guedes – 99993 4636


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom
Última alteração em: 10/09/2020 14:01

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão