Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UNA-SUS-UFMA realiza balanço das últimas atividades realizadas pelo projeto

Publicado em: 04/09/2020

SÃO LUÍS - Esforço coordenado para atingir resultados de excelência. Assim pode ser definida a parceria entre a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), criada pelo Ministério da Saúde para atender às necessidades de educação permanente dos profissionais da área, e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED-UFMA.

O projeto UnA-SUS-UFMA tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento em saúde. A ação conjunta de diversos profissionais nas mais diferentes áreas, aliada ao desejo de inovar e buscar soluções educacionais para os desafios da saúde pública, refletem em números e avanços cada vez mais positivos e emblemáticos para a instituição no cenário nacional.

Matrículas e Cursos

De novembro de 2019 a agosto deste ano, os cursos desenvolvidos pelo projeto UnA-SUS-UFMA, todos na modalidade EaD e autoinstrucionais, somam mais de 186 mil matrículas.

Um dos destaques é o curso “Orientações Gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária em Saúde”, que, de acordo com a Secretaria Executiva da UnA-SUS, já registrou mais de 72 mil matrículas. Nos meses de abril e maio, o curso ficou em primeiro lugar na plataforma Arouca — sistema responsável pela hospedagem de todos os cursos produzidos e divulgados pela Rede UnA-SUS em âmbito nacional.

A capacitação foi uma das primeiras medidas de formação profissional adotadas no combate à pandemia, sendo sucedida pelo curso “O novo coronavírus e a COVID-19”, lançado em julho.

Além das duas qualificações, do final de 2019 para cá, a UnA-SUS-UFMA esteve à frente da elaboração e oferta de mais 10 cursos na área da saúde e educação. São eles:

 

Educação, Tecnologia e Acessibilidade

Lançado em janeiro de 2020, o SAITE AVA é a plataforma moodle que hospeda todos os cursos da UnA-SUS-UFMA. Dessa forma, os alunos têm acesso a um ambiente virtual inovador, com versão para dispositivos móveis, inúmeros recursos para contribuir no processo de aprendizagem, desde acessibilidade (audiodescrição e tradução para Libras) a diversos recursos educacionais, como vídeos, podcasts, infográficos interativos, games, e-books e PDF.

Para auxiliar os colaboradores nos processos de produção de recursos educacionais que compõem os cursos presentes no SAITE AVA, foi desenvolvido o Repositório de Modelos de Recursos UnA-SUS-UFMA. Composto por manuais de padronização de linguagem gráfica, o portal é dividido em dois eixos: Elementos Estruturantes e Recursos. Além dos manuais, é possível fazer o download nos formatos editáveis, de acordo com a necessidade de utilização.

Comunicação e Posicionamento Digital

A comunicação e o posicionamento digital também segue em rota de crescimento. Entre as instituições integrantes da Rede, a UnA-SUS-UFMA se destaca como a maior página na rede social Instagram, onde, recentemente, o perfil do projeto atingiu a expressiva marca de mais de 30 mil seguidores. Atualmente, a página é a principal ferramenta de divulgação dos cursos e capacitações, seguida da rede social Facebook, onde o projeto possui aproximadamente 37 mil seguidores.

 Vale ressaltar que esses números são conquistados de maneira orgânica, ou seja, fruto dos inúmeros compartilhamentos e indicações dos próprios seguidores, que, baseados no trabalho de transparência e qualidade da instituição, tornam-se verdadeiros “embaixadores” do projeto UnA-SUS-UFMA.

Além disso, em janeiro deste ano, o projeto lançou, após o trabalho de uma equipe multidisciplinar, um novo portal institucional, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais assertiva com seu público, por meio de matérias, entrevistas entre outros.

Apoio Institucional

Os resultados de sucesso apresentados pela UnA-SUS-UFMA coincidem com a atual gestão do Reitor Natalino Salgado, não só neste contexto, mas desde quando a UFMA entrou como pioneira na rede, em 2009.

Como marco nessa trajetória, está em desenvolvimento o livro que tratará dos dez anos de atividades do Sistema UnA-SUS, que será publicado pela Editora da UFMA - EDUFMA. Na ocasião, o reitor escreverá o prefácio da obra.

Novidades

Na constante busca por soluções inovadoras, um dos mais novos projetos lançados é o “Game quiz”, desenvolvido pelo Grupo SAITE em parceria com a UNA-SUS-UFMA, a plataforma permite a criação de jogos divertidos em formato de quiz para tornar as aulas, principalmente a distância, mais interativas. Além disso, está em desenvolvimento o “Game Case”, outra iniciativa inovadora na área.

Em um cenário de emergências sanitárias, no qual o distanciamento social se faz necessário, a virtualidade foi ainda mais apropriada pela sociedade e a mediação tecnológica mostrou-se potencialmente positiva como suporte para o desenvolvimento educacional e profissional. Dessa forma, a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), seguem elaborando projetos e ações com um único propósito: ampliar conhecimentos, construir conexões e proporcionar educação de qualidade e excelência aos profissionais de saúde do país.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Núcleo de Comunicação e Design UNA-SUS/UFMA
Última alteração em: 04/09/2020 18:15

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

29/10/2020

12:45

Com atuação e empenho, Enfermagem da UFMA confirma destaque no Enade 2019 SÃO LUÍS - Preliminarmente conhecido como Escola de Enfermagem São Francisco de Assis, o curso de Enfermagem da Universidade Federal...

28/10/2020

21:39

UFMA homenageia o professor Aymoré Alvim com o título de Professor Emérito SÃO LUÍS - Natural de Pinheiro-MA, baixada maranhense, o professor Aymoré de Castro Alvim, do departamento de Patologia da UFMA,...

28/10/2020

17:00

Colun realiza entrega de chips de dados móveis para que estudantes acompanhem as aulas remotas SÃO LUÍS – Após realizar uma pesquisa interna em que identificou que 42% de seus alunos estavam com dificuldades ou...

28/10/2020

16:40

Arqueólogo e professor da UFMA tem pesquisa reconhecida por revista internacional SÃO LUÍS - O arqueólogo e professor do departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Arkley Marques Bandeira, é um...

28/10/2020

15:00

Professor Antonio Cordeiro receberá, na sexta-feira, o título de Professor Eméito SÃO LUÍS - Na continuação da série Professor Emérito 2020, o próximo homenageado será o professor Antonio Cordeiro Feitosa, do...
Fim do conteúdo da sessão