Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil de Imperatriz promoveu aula sobre dicas ao estudo com tecnologias digitais

Publicado em: 04/09/2020

IMPERATRIZ - A Assistência Estudantil e Pedagógica do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, realizou, na segunda-feira, 31 de agosto, por meio da plataforma Google Meet, uma aula intitulada “Como as tecnologias podem ser usadas para estudar e pesquisar”, que foi ministrada pelo professor João Batista Bottentuit Júnior, doutor em Ciências da Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação Multimídia (Universidade do Porto), tecnólogo em Processamento de Dados (Centro Universitário UNA) e licenciado em Pedagogia (Faculdade do Maranhão).

A aula on-line teve por principal objetivo oferecer aos estudantes ferramentas, dicas e estratégias para estudar e pesquisar com tecnologias digitais, incentivando-os a usarem a internet e os aplicativos de forma útil para estudos e pesquisas que são indispensáveis à vida acadêmica. “Vivemos numa era digital, e conhecer essas ferramentas facilita a localização, o gerenciamento de informações que podem se converter em conhecimento na vida dos alunos”, contou Bottentuit.

A aula tratou sobre a pesquisa na era digital, a diferença entre motores de busca e bases de dados, estratégias para localização rápida da informação, ferramentas para normalização de trabalhos acadêmicos e a escrita de referências. Durante a aula, também foram apresentados alguns aplicativos para estudar, fazer esquemas, realizar e apresentar trabalhos em seminários.

O docente destacou a importância do uso de ferramentas que facilitam o estudo e a compreensão das informações para os alunos. “Num mundo em que o volume de dados é imenso, temos que ter em mente que as ferramentas digitais podem auxiliar a filtrar e ajudar na melhor compreensão dos conteúdos”, destacou.

A psicóloga da Assistência Estudantil do Câmpus Imperatriz, Kíria Karine Lins, relatou que a palestra teve um retorno positivo que superou suas expectativas. “Alunos e até docentes que participaram da aula gostaram bastante, consideraram que tomaram conhecimento de muitas ferramentas que vão melhorar os estudos e o acesso a informações científicas para subsidiar pesquisas e a formação em geral”, contou.

Além disso, a psicóloga contou que a aula serviu para auxiliar os discentes na melhoria do rendimento no cenário por conta da covid-19, e destacou que os estudos mediados pela tecnologia digital não eram tão familiares como se imaginava, principalmente como um lugar de aprendizado.

“Considerando que as práticas educativas vêm ocorrendo principalmente em telas como forma de minimizar o contágio da covid-19, que a utilização das tecnologias digitais não nos é tão familiar para os estudos, e que as competências não estão prontas nos indivíduos, a aula promovida pela Assistência Estudantil teve como foco atuar positivamente na inclusão digital dos estudantes e na apropriação dos instrumentos necessários para aprender e interagir nesse contexto”, pontuou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus Imperatriz
Texto: Alice Caroline
Última alteração em: 04/09/2020 18:22

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão