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Reuniões mediadas pelo computador garantem andamento de pesquisas, avalia professor

Publicado em: 14/08/2020

Publicado, originalmente, em 05/08/2020, no site do projeto ciencia.ufma.br.

IMPERATRIZ - Apesar do momento de distanciamento das atividades acadêmicas presenciais, a tentativa de manter uma rotina de pesquisa tem sido bastante presente entre os pesquisadores da UFMA, câmpus Imperatriz. Mesmo em meio às dificuldades que surgem com essa problemática, professores e alunos seguem debatendo e compartilhando conhecimentos em reuniões virtuais de grupos de pesquisa. A opção  de reuniões mediadas pelo computador garante o andamento das pesquisas e é uma forma de manter professores e alunos estimulados nos seus estudos, avalia o Prof. Dr. Lucas Reino, vice-coordenador do Mestrado em Comunicação da UFMA de Imperatriz.

Nos encontros gerais, que estão ocorrendo por meio da plataforma Google Meet, há discussões de textos previamente selecionados e apresentações de pesquisas em andamento, com ponderações dos discentes e orientadores. O Prof. Lucas acredita que estão conseguindo fazer um bom trabalho, com seriedade, adaptando as atividades com os recursos disponíveis, organizando eventos, bancas e pareceres on-line. “Estamos retomando as reuniões do grupo de pesquisa, muita reunião por vídeo, e-mail, mensagem, acho que nunca se movimentou tanto o meio acadêmico nessa parte de interações”, afirma ele, pontuando também a importância desse momento para se repensar no valor das atividades presenciais e da pesquisa como um todo.

Na avaliação do professor, a participação dos alunos no grupo de pesquisa é uma atividade agregadora e tem bastante impacto no desenvolvimento dos trabalhos, uma vez que os encontros funcionam por conta dessa colaboração. “Eu sugiro aos meus orientandos que participem do grupo de pesquisa”, conta, complementando que acredita ser essa participação uma forma de agregar valor à formação de futuros mestres e pesquisadores.

E o professor não está sozinho nessa reflexão. Alguns alunos buscam formas de participar mais ativamente da vida acadêmica e encontram nos grupos de pesquisa essa resposta. “É ótimo se os estudantes puderem ao menos experimentar o mundo da pesquisa. Conhecer, saber um pouco como funciona”, pontua a estudante do curso de Jornalismo Evellyn Lima, uma das orientandas do Prof. Lucas e integrante do G-Ciber. Para ela, a participação no grupo está sendo importante para aprender coisas novas, sendo um incentivo até para pensar em ingressar em um curso de pós-graduação no futuro.

Evellyn conta também sobre as discussões feitas nos encontros e como isso tem ajudado na construção de sua pesquisa, elogiando as contribuições já feitas pelos colegas e a disponibilidade em ouvir e levar ideias.

Outro ponto reforçado nas reuniões do grupo é a importância na participação de eventos, não apenas os organizados na própria instituição, como o Simpósio de Comunicação da Região Tocantina – Simcom, mas também os que dialogam com os estudos desenvolvidos. Quanto a isso, o professor Lucas afirma: “eu recomendo que ela estude onde estão os autores que são referência e vá nesses”, pontuando principalmente aos estudantes de pós-graduação que ulitizem o período do curso para se aproximarem e conhecerem mais o tema que propõem estudar.

O que o professor está pesquisando hoje

Um dos estudos em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercutura (Gciber), que o professor integra, investiga as mudanças que os títulos jornalísticos em língua portuguesa vêm sofrendo. O professor deseja fazer um estudo comparado entre títulos de veículos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Macau, Timor Leste, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, escolhendo dois jornais de cada país. “Em cada um dos títulos, eu vou analisar diversos aspectos, de forma a conteúdo, recursos e outros pontos ainda em análise. Eu estou aproveitando para aprender a usar programas de Pesquisa Qualitativa, estou testando o Iramuteq e o Atlas Ti. Para ajudar nas análises e aprender também”, conta, informando que os questionamentos sobre os títulos e sua importância para o jornalismo já resultaram em outras pesquisas, realizadas em conjunto com a Profa. Dra. Thaisa Bueno. “Eu e a Thaísa estamos há alguns anos pesquisando títulos. Começamos com ganhos jornalísticos, depois sobre diferenças do on-line para o título offline, seguimos olhando para caça-cliques e, por último, ainda não publicado, sobre o uso da oralidade nos títulos”, afirma o professor.

Para ele, os títulos são o que atraem o leitor para a notícia, ganhando muito mais força com o uso das redes sociais digitais. Isso reforça a importância de voltar o olhar para esse elemento, bem como para os possíveis problemas que surgem como as notícias caça-cliques e as fake news.

O Grupo também atua separando os jornais para análise e ajudando na construção da pesquisa para finalizar em um prazo determinado. “Eu cadastrei a pesquisa sobre títulos há 2 anos, e meu objetivo é, ao fim, criar um banco de dados de títulos, de referência e de biblioteca de pesquisas”, afirma o Prof. Lucas. 

Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas, acesse:

Lucas Reino – http://lattes.cnpq.br/5487269670962081

Evellyn Lima – http://lattes.cnpq.br/3331847935697442

G-Ciber – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3805043502066073


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Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus Imperatriz
Fonte: Marina Gama/Ciência UFMA
Última alteração em: 13/08/2020 21:25

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