Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

"Inovação está na conexão com as pessoas", afirma executiva no Congresso de Relações Públicas

Publicado em: 07/08/2020

SÃO LUÍS – Reunir pesquisadores de estados ou até países diferentes num mesmo auditório requer uma estratégia bem-calculada com base em alguns critérios, como orçamento, transporte, hospedagem e tempo. Na privação dos encontros presenciais por causa da pandemia da covid-19, o Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes mergulhou no mundo digital e reuniu, remotamente, a diretora executiva Andreia Almeida, que estava em Portugal; a executiva de comunicação Karla de Melo, no Rio de Janeiro; e o moderador Walter Romano, em Belo Horizonte. O Congresso, organizado por professores e estudantes da UFMA, foi transmitido via plataforma Youtube e já obteve mais de 2 mil visualizações.

Os profissionais abordaram a temática “Desafios e oportunidades da Comunicação Integrada na era digital" numa live que ocorreu ontem, 5, mas toda a apresentação está disponível na página do C3PR – Global PR.

Conexão

Um dos pontos que a Relações Públicas Karla de Melo frisou na sua apresentação foi a conexão com pessoas. Segundo ela, esse é um dos papeis fundamentais do profissional da sua área. “O profissional em Relações Públicas precisa criar estratégias pensando em seus públicos para, de fato, ter um trabalho consistente e relevante. Todas essas transformações que vivemos ao longo dos anos — a mudança dos meios, dos canais, e das maneiras de comunicação — comprovam que somente as pessoas conectam com pessoas, e isso é a única coisa que não muda em nenhum cenário”, revelou.

Depois de 20 anos na empresa de mineração Vale, Karla ansiava em fazer uma transição de carreira com o intuito de entender como a inovação acontece. Com esse objetivo, ela viajou até o Vale do Silício, situado na Califórnia, nos Estados Unidos, considerado um polo industrial com foco em inovações no campo científico e tecnológico.

“Lá, fizemos uma imersão nas empresas em relação à forma de gestão, as estratégias e o que estava sendo discutido. Apesar de todas as ferramentas tecnológicas, posso resumir que toda a base de inovação está primeiro na diversidade, ou seja, no respeito, na construção conjunta em entender e buscar soluções com diferentes olhares porque se complementam”, contou.

Mesmo com todas essas experiências e aprendizados, Karla ainda sentiu o impacto do trabalho remoto obrigatório na pandemia, quando, em março de 2020, ela assumiu o cargo de chief reputation officer da Casa da Moeda do Brasil. “Comecei a trabalhar no dia em que a empresa decidiu que todo o trabalho seria feito de maneira remota. Eu fiquei muito abalada, porque eu planejava conversar com as pessoas, entender a cultura da empresa, sentir o intangível para começar a gestão em Relações Públicas. Como eu ia fazer tudo isso de dentro da minha casa?”, confidenciou.

A alternativa, segundo ela, foi utilizar seus conhecimentos com maior eficiência.  “Todo o meu aprendizado, que era muito do presencial, do tático, do visual foi ressignificado, porque, trabalhando em home office, eu precisava criar novas conexões. Assim, utilizando todas as ferramentas que a empresa possibilitou para o trabalho a distância, pude, inicialmente, realizar um diagnóstico e planejar capacitações on-line para alinhar a comunicação no mundo virtual entre a gerência e os staffs”, explicou.

Empresa virtual

Segundo Andreia Almeida, diretora executiva da agência portuguesa We Love Social e-PR, uma empresa, no mundo digital, precisa ser transparente na sua comunicação. Ela contou que as empresas virtuais seguem a seguinte metodologia: trabalham o CEO (a organização) de forma a ser encontrada no mundo digital; trabalham o conteúdo próprio, mas fazem também a curadoria de conteúdo; planificam o seu calendário editorial e a frequência das suas publicações com antecedência; focam na moderação da presença digital e na interação com os clientes; têm uma imagem mais cuidada e consistente, mas ao mesmo tempo acessível; tornam-se membros ativos de grupos e comunidades nas redes sociais; são iguais a si mesmo no on-line e no off-line; têm sempre um call-to-action em tudo o que comunicam; e marcam pela diferença que fazem na vida dos outros.

“Para fazer um trabalho com qualidade e que realmente faça a diferença, alguns desses requisitos devem ser transparentes na sua comunicação e devem envolver todos os acionistas da empresa. Devem, ainda, ser éticos na transmissão desta comunicação, para além de saber ouvir os seus públicos mesmo quando a mensagem não é positiva, ou seja, críticas negativas também são positivas para o crescimento da organização”, explanou.

Perfil

Karla de Melo é executiva de comunicação, com experiência corporativa e significante atuação na área de Relações Públicas. Hoje é chief reputation officer da Casa da Moeda do Brasil. Andreia Almeida é diretora executiva da We Love Social e-PR Agency, agência portuguesa de Relações Públicas focada em comunicação digital. Walter Romano é gerente de Comunicação da Fundação Dom Cabral, com vasta experiência em comunicação digital.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 10/08/2020 12:02

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão