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Reggae no ensino da geografia no bairro de Fátima é tema da live do PPGEEB no domingo, 9

Publicado em: 06/08/2020

SÃO LUÍS – “Projeto de trabalho sobre o reggae: uma intervenção didático-pedagógica do ensino de Geografia” é o tema da live desse domingo, 9, a ser promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão, por meio do projeto “Live – Educação Básica em Foco”. Esse bate papo será transmitido pelo Instagram do Programa, a partir das 19h30, e contará com a participação de Rosângela Costa Coelho, egressa do Programa e professora da rede municipal de São Luís e de São José de Ribamar, sob a mediação de Luís Félix de Barros Vieira Rocha, pedagogo, educador artístico e também egresso.

A pesquisa que será explanada na live é uma intervenção didático-pedagógica sobre o reggae e que teve como local de pesquisa a Unidade de Educação Básica (UEB) Rosário Nina, pertencente à rede municipal de educação de São Luís, localizada no bairro de Fátima e que contou com a orientação do professor doutor da UFMA Antônio de Assis Cruz Nunes.

“O local da pesquisa foi pensado com base no objeto de pesquisa, por ser um bairro de território negro e do contexto sociocultural dos discentes dessa unidade de ensino. Dessa forma, foi feito um panorama histórico, geográfico econômico, pedagógico e físico, tanto da escola pesquisada, quanto do bairro em que ela está situada. Pude desenvolver, por meio do ensino da geografia, conhecimentos que, na maioria das vezes, são pouco estudados em sala de aula, como os países de população negra”, esclareceu Rosângela Coelho.

Ela discorre que o objeto de estudo originou-se da necessidade de se trabalhar a questão étnico-racial, especificamente sobre o reggae, como um elemento de difusão da identidade afro-maranhense no ensino da geografia, no 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que esse gênero musical se constitui como parte integrante da cultura maranhense.

“O estudo teve como finalidade realizar uma discussão étnica e racial negra, fomentando uma identidade racial positiva no tocante à valorização da cultura negra do Maranhão, como forma de desenvolvimento de autoestima para o fortalecimento de uma identidade afro-maranhense por meio da disciplina de geografia”, completou.

Na aplicação da pesquisa, foram desenvolvidas várias atividades com os alunos da escola, como a construção de mapas em alto-relevo; reconhecimento dos lugares que têm o reggae como estilo musical, partindo do local para o global com a utilização do software Google Earth Pro; construção de portifólio; e a realização de oficinas de dança.

A pesquisa ainda pontua que utilizar o reggae como tema nessa dissertação ajuda no enfrentamento do racismo contra a população negra pela via do conhecimento positivo da cultura afro-brasileira.  “O trabalho teve a criação de um produto, que foi um site intitulado ‘Reggae e Geografia na sala de aula: Guia de Orientação Didáticas’. Esse produto se constitui como um instrumento de desconstrução de estereótipos e representações negativas sobre vários aspectos da população negra no continente americano, em especial na América Central, na Jamaica, e na América do Sul, no Maranhão”, reforçou.

Por fim, a professora mestra informou que o Bairro de Fátima é uma localidade considerada como um dos celeiros de regueiros e possui uma boa porcentagem de negros e negras em sua demografia populacional. “O reggae tem grande influência cultural na cidade de São Luís, além de ser a primeira cidade do Brasil a consagrar esse estilo musical como elemento cultural, o que elevou ao nome de Jamaica Brasileira, sendo a primeira cidade brasileira a constituir um Museu do Reggae”, finalizou.


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Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 06/08/2020 22:25

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