Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Calendário acadêmico da UFMA será retomado em setembro

Publicado em: 29/07/2020

SÃO LUÍS – Após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, ficou aprovada, no dia 17 de julho, a resolução nº 2078, que regulamenta o ensino emergencial remoto ou híbrido na UFMA durante período de pandemia do novo coronavírus.

Segundo o calendário acadêmico, o primeiro semestre de 2020 retornará no dia 14 de setembro e vai até o dia 19 de dezembro. No período de 9 a 11 de setembro, será a acolhida virtual, realizada por cada curso de graduação.

As atividades acadêmicas serão de forma remota e/ou híbrida, cujo sistema de ensino adotado, temporariamente, visa desenvolver os componentes curriculares possibilitando a interação discente-docente-conhecimento.

O ensino remoto é, prioritariamente, mediado por tecnologias na educação, já o híbrido, realizado de forma planejada, são ações presenciais e remotas, que reduzem a convivência dos envolvidos no mesmo espaço físico, com a finalidade de viabilizar o processo ensino-aprendizagem.

A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, lembrou que a Universidade tem buscado alternativas para auxiliar, uma delas foi o lançamento de dois editais para inclusão digital dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, incluindo o acesso à internet, com a utilização de chips e entrega de tablets. “Desde maio, a UFMA tem realizado, também, diversos cursos de capacitação para docentes e discentes, por meio da Dinte e da Superintendência de Tecnologia da Informação”, completou.

O primeiro semestre de 2020 será reprogramado em consonância com o calendário acadêmico que foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os colegiados de cada curso de graduação devem definir a oferta e o planejamento acadêmico do processo de Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido. Junto às subunidades acadêmicas, eles podem também cancelar os componentes curriculares que não serão ofertados nesse formato, ofertar novas turmas de componentes curriculares originalmente não previstos, mediante anuência da subunidade acadêmica ofertante, avaliar e/ou alterar o número de vagas originalmente previsto nas turmas que serão ofertadas no formato de Ensino Emergencial Híbrido, entre outras ações que podem ser realizadas por cada curso.

“A maioria dos cursos vai definir que tipo de ensino emergencial será retomado neste momento, se será o híbrido, ou seja, parte presencial e parte virtual (para aqueles cursos que têm mais necessidade de aulas presenciais, como o uso de laboratórios, atividades práticas, estágios) ou remota, que serão aulas totalmente virtuais, com o uso da internet”, explicou a pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra.

Ela destaca que, no caso das aulas presenciais, será necessário obedecer à portaria que regulamenta as condições sanitárias, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda segundo o documento, o segundo semestre de 2020 ocorrerá no período de 8 de fevereiro a 30 de abril de 2021, e a acolhida virtual será de 1º a 5 de fevereiro. Já o primeiro semestre do período letivo de 2021 está previsto para iniciar no dia 10 de maio.

Clique para acessar a Resolução e o Calendário Acadêmico


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 30/07/2020 11:08

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão