Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Docente de Biblioteconomia e Diretora de Bibliotecas da UFMA é aprovada para professora titular

Publicado em: 10/07/2020

SÃO LUÍS - Natural de Coroatá-MA, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira veio para São Luís aos 17 anos de idade, com o objetivo de estudar e se preparar para ingressar na universidade. Em 1982, ela iniciou o curso de Biblioteconomia na UFMA; em 1988, Especialização em Análise de Sistemas. Em 1995, ela ingressou no Mestrado em Ciências da Computação e, em 1998, no Doutorado em Engenharia de Eletricidade. Foi no ano de 1993 que ela assumiu o cargo de professora assistente, chegando até o nível de professora adjunta IV.

Ao longo da explanação do seu memorial, ela traçou, de forma sintética, sua trajetória de vida, até o ingresso na academia. Na presença do reitor Natalino Salgado, dos pró-reitores, da diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maciel, da chefe de gabinete da reitoria, Marize Aranha, superintendentes, familiares, amigos e docentes do curso de Biblioteconomia, o resultado da sua avaliação não deu outra.

Ela ouviu, ansiosamente, a banca examinadora ler a ata: “Declaramos que Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira foi aprovada com louvor para o cargo de professora titular da Universidade Federal do Maranhão”.

No momento, a emoção tomou conta da docente, pesquisadora e diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas, que, após uma série de questionamentos e interesse da banca em conhecer mais a pessoa e a professora Cenidalva Teixeira, chegou a esse resultado final.

A defesa do memorial foi realizada por meio da plataforma Google Meet, com a participação de um pouco mais de 70 pessoas, inclusive parentes de outros países, como a Bélgica, que se fizeram presentes, no momento, para prestigiar a ascensão da docente ao nível máximo da carreira acadêmica na Universidade.

As professoras Célia Barbalho, da Federal do Amazonas; Marta Valentim, da Estadual de São Paulo; e Josenilda Maués, da Federal do Pará, que integraram a banca examinadora, foram unânimes ao parabenizar por sua trajetória não só pessoal, mas profissional, contribuindo para o crescimento da ciência no Brasil e na formação de profissionais qualificados. Elas ficaram impressionadas com a diversidade de conhecimentos apresentados pela, agora titular, Cenidalva Teixeira.

Ela é formada em Biblioteconomia, com Mestrado em Ciências da Computação e Doutorado em Engenharia Elétrica, e o que mais chamou a atenção da banca é que, em sua formação, ela adentrou as áreas sociais e exatas, o que representa sua ousadia em correlacionar essas áreas, para que elas conversem entre si, e torná-las interdisciplinares.

O reitor Natalino Salgado, entusiasmado com o resultado, parabenizou a docente. Ele acompanhou de perto parte da trajetória acadêmica da professora Cenidalva, visto que, por volta de 2008, logo em sua primeira gestão (2007 – 2011), ela foi convidada para coordenar a Assessoria de Interiorização da UFMA, onde ficou até 2013. Já no segundo mandato do reitor (2011 – 2015), ela assumiu, em 2014, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, no período em que foi instituída, tornando-se a primeira pró-reitora da pasta.

“Hoje não é só uma realização pessoal da professora Cenidalva, mas, sim, o coroamento de uma brilhante carreira. Todo nós estamos em festa, pela progressão da professora, por sua capacidade intelectual, pelo conhecimento, pela abnegação, pelo comportamento ético, pela dedicação que tem com a Universidade”, destacou o reitor.

A professora Cenidalva falou da emoção que estava sentido em participar desse momento, mesmo em épocas de distanciamento social, mas que estava bem próxima de pessoas queridas que, direta ou indiretamente, fazem ou fizeram parte da sua história, seja na vida pessoal, seja na acadêmica.

“Foi um momento imensurável na minha vida. Estou muito feliz com toda minha trajetória, com tudo que fiz”, comemorou, resumindo sua fala em duas palavras: gratidão e amor.

Conheça o currículo da docente

Defesa do Memorial para Professor Titular de Cenidalva Miranda Teixeira - 10-07-2020


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 10/07/2020 18:58

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão