Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Segunda do Português: "Prefixos desgarrados"

Publicado em: 01/06/2020

Prefixos desgarrados

Há algum tempo, passando pela frente de uma concessionária, percebi que eles reservam um setor do prédio para a comercialização de carros usados. Isso se observa facilmente, pois eles têm uma placa enorme do lado de fora, colada ao muro, e outra na parede do galpão indicando o setor de usados. O que me chamou a atenção foi que as grafias estavam diferentes, mesmo estando uma placa a menos de vinte metros da outra. Veja as duas formas como estavam escritas:

                SEMI  NOVOS (no muro) e SEMI-NOVOS (na parede do prédio)

Nessa hora, percebi a dificuldade que as pessoas têm com a grafia de palavras prefixadas, talvez por falta de oportunidade de estudar ou mesmo desleixo com a língua portuguesa. Vamos dar algumas explicações sobre a grafia correta dessas palavras:

Antes de tudo, é importante ter bem-fundamentado o conceito de “prefixo”: é um elemento de composição de palavras, que tem valor semântico (significado), mas não tem autonomia morfológica, ou seja, não pode ser usado como uma palavra.

Isso quer dizer que você não pode confundir “mega” com “grande”. “Mega” transmite a ideia de “grande”, mas não pode ser usado isoladamente numa frase, por isso é errado escrever “mega  promoção”, o certo é “megapromoção”, pois “mega” é prefixo, só é usado para compor palavras, logo não pode ficar desgarrado de um radical. Já “grande” é um adjetivo, portanto tem autonomia de palavra, logo você pode separar os dois termos: “grande  promoção”.

Outros exemplos de prefixos:

AUTO         MINI     SUPER     PSEUDO   SUB        TELE     MAXI     ANTI     ANTE     INFRA     RETRO    

HIPER        EX         CONTRA   PARA       TETRA    PENTA   ARQUI   SEMI     AMBI     BEM        RE etc.          

Observando a lista de prefixos acima e já com a ideia sedimentada de que eles NÃO SÃO PALAVRAS, isto é, não podem ser usados autonomamente, fica claro que os exemplos abaixo, muito comumente vistos, estão errados:

TELE SENA                                           ANTI DEMOCRÁTICO                        INFRA MENCIONADO

CONTRA ORDEM                                  TETRA CAMPEÃO                             SEMI ÁRIDO

SUPER DECEPCIONADO                      RETRO ASSINALADO                       AUTO ATENDIMENTO

EX ALUNO                                              HIPER BARATO                                 PARA CHOQUE

SUB GERENTE                                       BEM VINDO                                      PSEUDO MÉDICO

Todos esses termos foram retirados de situações reais, observadas em panfletos, documentos, peças publicitárias e na imprensa. Você pode escrever “falso médico”, uma vez que “falso” é um adjetivo, mas é errado grafar “pseudo médico”, pois “pseudo” é apenas um prefixo, que transmite a ideia de “falso”, e, por ser prefixo, deve estar agarrado ao radical. Assim, a grafia correta é “pseudomédico”.

Quando algo desaponta você extremamente, você escreverá corretamente se disser que está “muito decepcionado”, uma vez que “muito” é um advérbio, é uma palavra autônoma. Mas, caso você escreva “super decepcionado”, incorrerá no erro de separar prefixo do radical, pois “super”, embora transmita o sentido do advérbio “muito”, não é advérbio, logo fica clara sua necessidade de estar ligado a um radical para ganhar legitimidade. Assim, o certo é “superdecepcionado”.

Às vezes, esse uso autônomo do prefixo não nos parece um erro tão agressivo, mas essa benevolência que temos com alguns prefixos se dá porque muita gente usa a grafia errada, e, de tanto o erro estar disseminado na sociedade, ele acaba por ganhar status de estrutura legítima. Mas essa mesma condescendência não se aplica com outros prefixos. Observe, nos exemplos abaixo, os mesmos erros de separar o prefixo do radical, mas que qualquer um, ao se deparar com eles, gritaria em reclamações, denunciando a infração gramatical:

                Esse é um fato in comum.

                Ela estava des preparada para uma prova tão difícil.

                Acho que Paulo é um sujeito a normal.

                Você deveria re tomar o trabalho paralisado.

                Essa garota é bi polar.

                Será im possível entregar a encomenda hoje.

Como se vê, o hábito do erro contribui para legitimá-lo. Como imaginar que uma empresa rica, uma das maiores concessionárias da cidade, não teria a preocupação devida com sua imagem institucional e escreveria errado duas vezes a mesma palavra na entrada de sua loja:

                SEMI NOVOS e SEMI-NOVOS.

Nesse caso, o certo é SEMINOVOS. Ou seja, só havia três grafias possíveis, e a empresa utilizou, em letras gigantes, as duas formas erradas e preteriu a única forma correta.

Como confrontar uma peça publicitária produzida por uma agência de propaganda de renome, atendendo a uma das maiores universidades particulares do país, em que está escrito PÓS GRADUAÇÃO, quando o certo é PÓS-GRADUAÇÃO?

Você está entendendo que o erro mora ao lado, por isso é importante ter senso crítico, e não aceitar indiscriminadamente qualquer mensagem que se lhe apresente.

Hoje, fez-se o alerta para a infração que é o uso de prefixos desgarrados dos radicais. Essa união pode-se dar com ou sem hífen, e esses casos serão abordados no dia 8 de junho, na próxima Segunda do Português. Até lá!

 

Acesse todas as edições da coluna Segunda do Português.

 

Envie críticas e sugestões para esta coluna pelo e-mail dcom@ufma.br.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Texto: JADER CAVALCANTE DE ARAUJO
Última alteração em: 01/06/2020 20:44

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão