Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Diretora da DINTE faz destaques e novidades dos cursos gratuitos do portal EaD para Você

Publicado em: 01/06/2020

SÃO LUÍS - Para falar da grande importância das metodologias digitais no ensino e as iniciativas da Universidade Federal do Maranhão, a repórter Josi Frazão, da Rádio Universidade FM 106,9 realizou uma entrevista com a diretora da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte), Ana Emília Figueiredo de Oliveira (foto à esq.), em que falou sobre as ofertas de cursos virtuais gratuitos a toda a população brasileira por meio do portal EaD para Você — que teve destaque em publicações da Capes —, além de esmiuçar os desafios, as novidades e o trabalho de bastidores da Universidade para tornar acessíveis os mais de vinte cursos oferecidos pela plataforma, inclusive em formato mobile. Confira a entrevista:

Josi Frazão: Como surgiu a ideia de desenvolver um site voltado para o apoio ao ensino a distância da UFMA?

Ana Figueiredo: Com a chegada da pandemia, o que ocorreu de forma muito rápida, e acabou por exigir dos docentes um conhecimento em tecnologias na educação sem proporcionar a eles, entretanto, um tempo de aprimoramento na temática, a Dinte se sentiu na obrigação de desenvolver iniciativas para dar a sua colaboração Institucional à comunidade acadêmica, prioritariamente aos docentes da nossa Instituição neste primeiro momento.  Isto foi feito para subsidiá-los na aquisição de conhecimentos na esfera das Tecnologias na Educação. E assim, com o total apoio do nosso reitor, Natalino Salgado, e de toda a gestão superior da UFMA, surgiu a ideia do portal EaD para Você, que se tornou realidade há cerca de um mês.

Josi Frazão: Qual é o objetivo do portal?

Ana Figueiredo: O objetivo do portal é subsidiar a aquisição de conhecimentos na esfera da educação a distância, por meio de ricas informações, cursos, treinamentos, webinários, disponibilização de ferramentas tecnológicas gratuitas para a construção do conhecimento, entre outras iniciativas educacionais. Isso está voltado prioritariamente ao corpo docente da UFMA, mas também aos técnicos de nossa Instituição que entendem como importante a ampliação do conhecimento na temática.

Josi Frazão: Como tem sido o interesse e acesso ao site durante a pandemia?

Ana Figueiredo: Um grande desafio agora é a divulgação massiva do portal, que está com apenas um mês de implantação. E vários professores ainda não o conhecem, e muitos já ouviram falar, mas não sabem o que está ali disponibilizado. Então, considerando essas peculiaridades, já o consideramos um lançamento de sucesso, pois podemos ver o crescente número de inscritos nos webnários e, como exemplo, podemos citar que os três últimos passaram de 240 participantes, e o limite da sala é de 250 pessoas. E o bacana é que temos visto a fidelização de muitos professores em todos os webnários, o que significa que, se esses professores estão sempre presentes, é porque estão gostando bastante. Também temos recebido muitas devolutivas animadoras que nos incentivam a seguir em frente, mesmo diante das adversidades.

Josi Frazão: Por ser uma novidade na UFMA, há alguns desafios que são comuns de início. Quais são as principais dificuldades até o momento?

Ana Figueiredo: Tínhamos quatro grandes dificuldades para implantar a proposta, que até referenciei como adversidades na resposta anterior, que foram o fator tempo; o fator recursos humanos, que já tinha se qualificado para início imediato; o fator recursos financeiros; e as múltiplas demandas que já estavam sob a responsabilidade da Dinte, que nos levaram a perguntar: ainda se conseguirá incorporar mais alguma coisa?

Isto porque desenvolver um hotsite é algo simples. Porém um Portal, dentro do que nos propusemos a fazer, exigia montagem de uma equipe multidisciplinar com técnicos devidamente especializados para o trabalho em tempo integral. Exigia também a implantação de processos de trabalho que teriam que ser estabelecidos com muita rapidez, para evitar retrabalho e garantir qualidade às veiculações do portal. E todos sabem que montar equipe não é algo que se faz de forma rápida, fazer uma equipe assimilar e respeitar processos de trabalho estabelecidos também não é algo tão simples, principalmente quando se trata de uma equipe multiprofissional. Em nosso caso, essa equipe envolvia profissionais da EaD da área pedagógica, de comunicação, de design, de TI, das Ciências da Informação, da área jurídica e da administração, caso dos colaboradores que trabalham atualmente no portal.

E outra dificuldade encontrada foi o fato de que esse projeto perpassa por diferentes propostas de disponibilização do conhecimento, como cursos, webnários, repositórios, notícias, valiosas informações, ferramentas, treinamentos e muito mais que está vindo em breve. Então, tínhamos que trabalhar em várias frentes da proposta ao mesmo tempo, e esse foi e continua sendo um grande desafio, pois, semanalmente, ou até mesmo diariamente, procuramos inserir mais contribuições no Portal.

E soma-se a isso a ausência de recursos financeiros específicos para esse fim. Dá para imaginar a implantação de uma proposta multidisciplinar sem recursos financeiros? Então, tivemos que procurar viabilizar otimização de recursos, o que tem sido uma tarefa hercúlea. Outra dificuldade já referenciada quando nos perguntávamos, pela época da construção da proposta do portal, se daríamos conta de mais uma grande demanda, porque a Dinte tem sob a sua responsabilidade dois grandes programas ministeriais que exigem muito dos membros da nossa Diretoria, no caso Universidade Aberta do SUS – (UNA-SUS-UFMA) pelo Ministério da Saúde, e a Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFMA), pelo MEC.

Só para citar a dimensão dessas demandas, a UNA-SUS-UFMA registrou mais de 500 mil matrículas no último quadriênio, e, somente nestes cinco primeiros meses do ano, já alcançamos a marca de cerca de 85 mil matrículas. Ilustrando, um curso sobre a Covid-19 desenvolvido por nós, lançado há cerca de 45 dias, atingiu mais de 55 mil inscritos em 30 dias de lançamento.

A UAB-UFMA tem dez cursos de graduação atualmente, e a equipe já se encontra trabalhando em alguns novos lançamentos que estão por vir. Além disso, tem-se trabalhado muito em novos projetos e parcerias para que a Dinte possa se tornar autossustentável.

Neste momento  não podemos deixar de destacar outra demanda para a qual esta nova gestão da Dinte tem se dedicado muito, que é o trabalho de integração dos sistemas desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Saite-UNA-SUS-UFMA e registrados em nome da UFMA na esfera da EaD.

E nessa empreitada tenho que ressaltar quão valiosa tem sido a parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Anilton Maia, haja vista que estamos trabalhando para disponibilizar várias ferramentas para a toda a UFMA, como o Saite AVA, Sistema de Gestão e Construção do TCC, Sistema de Monitoramento de Tutores e Alunos, uma Central de Dados na esfera da EaD, Sistemas de Games, entre outros.

Mas, enfim, a equipe tem sido maravilhosa e não tem medido esforços para alcançarmos os objetivos a que nos propusemos no portal. Foi por meio da contribuição coletiva e de doação à causa que chegamos até aqui. Temos que destacar também o grande apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da professora Zefinha Bentivi e da diretora de Assuntos Culturais Li Chang Shuen, que, juntamente com o apoio incondicional e grande incentivo do nosso reitor Natalino Salgado e de toda equipe da gestão, têm contribuído muito para que as dificuldades sejam bem mais facilmente contornadas.

Josi Frazão: Qual a grande importância do portal EaD para Você neste momento de pandemia?

Ana Figueiredo: Tendo em vista o momento, a educação a distância sobressai como uma excelente alternativa para que professores e alunos possam continuar em interação. Construir um material didático apropriado para o modelo EaD exige peculiaridades distintas do presencial, e muitos professores não dominam essa modalidade de ensino. Portanto acho que está aí a importância do portal EaD para Você, que foi lançado para dar esse apoio aos professores que querem adquirir conhecimentos para empregar as tecnologias educacionais nas suas atividades docentes.

Acho que é importante destacar que, por reconhecermos a importância da democratização do acesso ao conhecimento na “palma da mão”, procuramos disponibilizar todo o portal em formato mobile também, cujo desenvolvimento foi realizado dentro dos conceitos do mobile first, design de interação e experiência do usuário, de forma que este possa ter uma excelente qualidade de acesso à informação de forma bem intuitiva, portanto, com um portal de fácil navegabilidade na palma da mão.

Exemplificando ações importantes já disponibilizadas no portal, podemos citar  o curso “Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EaD)” da UFMA,  composto por três módulos de 60 horas, com certificação garantida pela UFMA aos que o concluírem com sucesso, o que poderá ocorrer pelo todo, como curso de aperfeiçoamento de 180 horas, ou pelas partes como cursos de extensão de 60 horas.  Essa foi uma iniciativa da Dinte e do Grupo de Pesquisa Saite da UFMA, que, mesmo sem recursos para tal, juntaram esforços para produzir esses cursos e fizeram questão de disponibilizar a oferta para acesso livre, inteiramente gratuito, sem limites de vagas.

Inclusive, nós lançamos o curso PRA-EaD no mesmo dia da paralisação das atividades acadêmicas pela UFMA, já iniciando ali a nossa colaboração com o momento, portanto, antes mesmo do lançamento do portal. Porém, posteriormente, deixamos a sua divulgação e possibilidade de acesso também pelo portal. Vale ressaltar que a Capes recomendou esse curso a todos os assistentes a docência de todos os polos da UAB do Brasil, e isso certamente imprime um selo de reconhecimento da qualidade ao nosso curso.

O portal também disponibiliza uma ferramenta para construção de e-book em formato e-pub, a Saitebooker, com as respectivas orientações. Essa extensão e-pub é um formato que possibilita acesso aos alunos mesmo em celulares mais simples e de forma off-line. A ferramenta Saitebooker foi desenvolvida pelo Grupo Saite e registrada em nome da UFMA, portanto é um produto da nossa instituição que vale ouro em um momento como esse, pois é uma ótima forma de democratizar o conhecimento.

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, temos webnários em temáticas da EaD com grandes nomes da UFMA e expoentes nacionais. O portal disponibiliza também uma página com várias opções de repositórios, em que os usuários poderão buscar objetos de aprendizagem de acesso livre e gratuito para inserirem em suas disciplinas.

Sobre o SIGAA, também estão disponibilizadas orientações sobre como acessar, gerenciar e aproveitar todas as funcionalidades que o sistema oferece para interação com o aluno. Orientamos ainda como abrir salas virtuais de webconferências e muito mais. 

Enfim, na elaboração da proposta do portal, nós tínhamos que considerar uma miríade de particularidades, para que o portal pudesse realmente atender aos objetivos a que nos propusemos com essa iniciativa. E é nisso que estamos trabalhando incessantemente.

Josi Frazão: Estão previstas novidades no portal? Quais são elas?

Ana Figueiredo: Durante o desenvolvimento do projeto do Portal, nós tivemos que estratificar o nosso trabalho em ações de curto, médio e longo prazo. Até mesmo porque esse portal não se trata somente de uma proposta sazonal, mas, sim, de uma proposta de apoio à comunidade acadêmica da UFMA em caráter permanente.

E assim, as novidades serão contínuas. Vamos disponibilizar, na próxima semana, um Ambiente Virtual de Aprendizagem com alguns cursos curtos de 8 a 15 horas, de linguagem bem acessível, porém muito importantes para aqueles professores que nunca tiveram experiência alguma em EaD, mas que desejam iniciar as suas ações nessa esfera. Mas também serão disponibilizadas opções de cursos para aqueles que já possuem esse tipo de experiência e querem ampliar o seu leque de conhecimentos.

Continuamente, estarão sendo disponibilizados novos cursos no ambiente virtual de aprendizagem do portal, como curso de extensão, podendo ser de curta duração, até curso maiores, com carga horária de 60 horas, ou mesmo cursos de aperfeiçoamento, como é o caso do curso Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EaD), de 180 horas. E, na oportunidade, gostaria de agradecer também à Proec e ao DAC, nas pessoas da pró-reitora Zefinha e a diretora Li, haja vista que a Proec é outra parceira bem importante do Portal EaD para Você.

Disponibilizaremos uma página no portal também com várias informações de cursos externos gratuitos e bem apropriados ao momento, na esfera das tecnologias da informação, entre outras iniciativas.

A propósito, dando aqui uma “palhinha” e espero que ela não fique chateada comigo, a professora Zefinha já está trabalhando em cima de um edital de seleção de alunos para desenvolverem atividades de extensão na esfera das tecnologias na educação, que certamente vão aprender bastante e desenvolverão várias habilidades na Dinte, mas também darão um bom suporte nas mais variadas ações do portal que estão por vir, como, por exemplo, apoio nos treinamentos que vamos disponibilizar à comunidade de professores e técnicos da UFMA, assim como no suporte on-line aos usuários. Mas não vou adiantar muito por aqui, pois os detalhamentos deixarei para a professora Zefinha explicar, haja vista que é uma ação de sua Pró-Reitoria, e ela tem trabalhado arduamente nessa proposta.

Para o mês de junho, teremos o lançamento do blog EaD para Você em nosso portal, e várias outras novidades que gostaríamos sempre de poder informar por aqui, neste ótimo espaço de divulgação.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Josi Frazão/Rádio Univerisidade FM 106,9
Última alteração em: 01/06/2020 11:40

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão