Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Conheça algumas das empresas juniores e como têm atuado perante a pandemia do coronavírus

Publicado em: 29/05/2020

SÃO LUÍS - Manter o aprendizado em tempos de quarentena se tornou um desafio na vida de muitos estudantes ao redor do mundo, mas uma maneira de seguir nesse processo se dá por meio do funcionamento das empresas juniores, um ramo que rende qualidade e conhecimento. A Universidade Federal do Maranhão, em seus cursos, conta com uma série de alunos que fazem parte dessas empresas. Vamos mostrar três delas aqui, e como têm sido suas atuações durante a pandemia.

Primeiramente deve-se entender o que é uma empresa júnior, qual sua área de atuação e que benefícios ela gera para a comunidade acadêmica. Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes de um curso superior em que por meio dela, os alunos mantêm, de perto, o aprendizado prático, bem como o contato com o mercado de trabalho junto com a Universidade.

 

A Imprensatriz é uma empresa júnior do curso de Comunicação Social – Jornalismo composta por bolsistas e graduandos do Câmpus de Imperatriz. Criada em dezembro de 2015, a associação surgiu pela vontade de incentivar a capacidade empreendedora dos acadêmicos do curso, permitindo uma dimensão de mercado de trabalho por meio da visão e experiência profissional.

Com o intuito de inserir a Imprensatriz no mercado de agências de comunicação na Região Tocantina, os estudantes trabalham com produções de comunicação cultural e audiovisual, assessoria, criação gráfica, gerenciamento de mídias sociais, cobertura fotográfica e produção de conteúdo para blogs e sites.

A equipe envolvida no projeto já participou de trabalhos ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) como o gerenciamento de mídias e produção para uma casa de apoio para pessoas com tratamento de câncer, o Instituto Amar Mais.

Carla Pereira Justino é graduanda do curso e atua como presidente da empresa, e contou sobre os trabalhos feitos durante a quarentena. “Estamos fazendo um trabalho totalmente remoto. Atualmente, estamos produzindo audiovisual para a empresa Suzano, além de estarmos abertos para novas propostas do mercado, em nossa área de atuação”, explanou.

Entrando no ramo da contabilidade, a empresa Contábil Júnior UFMA, do curso de Ciências Contábeis, atua em atendimentos ao Núcleo de Apoio Contábil Fiscal em convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB), assim como também atendimentos de consultoria sobre as modalidades de Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (MPE), em convênio com o Sebrae.

A empresa também já promoveu vários cursos de atualizações contábeis fiscais com ênfase na comunidade acadêmica e nos egressos do curso e das faculdades parceiras. Tem mais de vinte anos de existência, tendo sido criada no ano de 1999 em uma ação conjunta entre estudantes e professores.

 

Envolvida em diversos trabalhos, a equipe possui em torno de trinta pessoas, entre elas, seis professores. Por conta das medidas de isolamento social, todas as atividades desenvolvidas pela empresa têm sido feitas de forma remota, mas sem previsão de retorno de atendimento presencial. O professor do curso de Ciências Contábeis Hélio Rodrigues Araújo contou sobre o trabalho feito.

“O trabalho de maior relevância tem sido o atendimento a um público que não encontra outra forma de ter atendidos seus pleitos, em função da grande burocracia de nosso sistema legal e tributário, bem como foi o reconhecimento pela Universidade Federal do Maranhão, que, no ano de 2016, considerou a nossa empresa júnior como a melhor do estado, concedendo-nos uma premiação”, relatou.

A IUS - Empresa Júnior de Direito UFMA Consultoria Jurídica é uma empresa júnior mais recente, criada no segundo semestre de 2019. Ela tem o compromisso de atender aos objetivos educacionais propostos pela iniciativa, além de fomentar a cultura empreendedora nos discentes sobre o ramo de consultoria jurídica.

A equipe é formada por 12 estudantes e um professor tutor. Por ter sido criada há pouco tempo, a área de atuação da empresa ainda não está consolidada, e, para ganhar visibilidade, a equipe faz visitas a escritórios de advocacia, atividades que foram interrompidas com as medidas de isolamento social.

 

A Universidade Federal do Maranhão reconhece o valor de cada uma e se disponibiliza a contribuir conjuntamente com o conhecimento e o trabalho, além de desejar força e esperança neste momento tão delicado. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Cutrim
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Walber Oliveira
Última alteração em: 30/05/2020 11:00

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/10/2020

10:15

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de...

19/10/2020

18:10

Maranhão Júnior representa UFMA no Encontro Nacional de Empresários Juniores SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão foi representada na 27ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (Enej)...

19/10/2020

18:00

Segunda do Português: "Juros" e "Em oito" 1. Juros Outro dia, durante o horário eleitoral, um candidato a prefeito cometeu uma infração ao bom português, com a seguinte...

19/10/2020

16:57

Programação Virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções Publicado originalmente em 17/10/20, no Imirante.com. SÃO LUÍS - Corram, que ainda dá para assistir a todos os filmes de curta...

19/10/2020

16:48

No Rádio Ciência, diretor de centro de inovação faz ponderações sobre a educação maranhense no Ideb SÃO LUÍS - No dia 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou...
Fim do conteúdo da sessão