Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

NOTA DE PESAR: José Maria Cabral Marques, ex-reitor da UFMA

Publicado em: 28/05/2020

SÃO LUÍS - É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do ex-reitor José Maria Cabral Marques, ocorrido nessa quarta-feira, 27, aos 91 anos.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão, Cabral Marques, como era conhecido, foi reitor da UFMA no período de 1979 a 1988. Ele fez seu fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife – UFPE.

Cabral ocupava a cadeira de número 38 da Academia Maranhense de Letras, exerceu ainda cargos públicos de Secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; do Trabalho e Ação Social. Trabalhou ainda no Estado do Amazonas como Secretário da Educação e Cultura; Presidente da Fundação Educacional do Amazonas; Presidente da Fundação Cultural do Amazonas; Presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.

No setor privado, ele foi Diretor-geral do Departamento Regional do Sesc e do Senac, no Maranhão; diretor-geral da Associação Brasileira de Teleducação – ABT, Rio de Janeiro.

Além de professor universitário, Cabral, sempre muito atuante, também foi Diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reitor da Universidade do Maranhão (católica); Vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas – Ceuma; primeiro reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão – Uniceuma (2000); e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, Caxias-MA.

Atuou ainda como Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília.

Já no exterior, ele foi 1º vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Lisboa; membro do Conselho Consultivo e presidente interino para o Brasil da Organização Universitária Interamericana – OUI, Québec; presidente, interino, do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Reitores de Universidade – IAUP, Guadalajara, México; vice-presidente para o Brasil e membro do Conselho Assessor da Presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social – CUIDES, Little Rock, Estados Unidos; e 1º vice-presidente da AULP, Lisboa.

O ex-reitor Cabral Marques recebeu, ainda, diversas medalhas e títulos honoríficos tanto no Brasil quanto no Exterior, em países como Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha e México.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom
Última alteração em: 28/05/2020 22:04

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão