Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professora da UFMA pesquisa sobre o câncer peniano em parceria com universidade dinamarquesa

Publicado em: 25/03/2020

SÃO LUÍS –  Neste mês, a coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Celular (LabGem) da UFMA e professora do Departamento de Biologia, Silma Pereira, realizou uma viagem para a Dinamarca para sequenciar o DNA de tumores gerados pelo câncer peniano, a fim de encontrar mutações que possam ajudar no tratamento da enfermidade, muito comum no Maranhão. A pesquisa faz parte de um projeto internacional cuja etapa foi desenvolvida em laboratórios do Hospital da Universidade do Sul da Dinamarca e que só foi interrompida em decorrência da pandemia do coronavírus.

De acordo com Silma, a ideia da pesquisa surgiu após a conclusão de seu pós-doutorado, em Washington, em que utilizou ferramentas moleculares para estudar a base genética de um tipo comum de câncer de mama. Porém, ao retornar ao Maranhão, surgiu o desejo de estudar uma doença, uma vez que não havia tantas pesquisas no estado.  

De acordo com dados divulgados em 2018, o Maranhão tem um dos maiores índices de câncer de pênis no mundo. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). “Vi que, na literatura científica, eram muito escassos os estudos de genética molecular em tumores de pênis. Quis estudar algo relevante para o meu estado. Esses pacientes, em grande parte das vezes, chegam em estado avançado do tumor”, contou.

Para isso, buscou a equipe médica do Hospital Aldenora Belo a fim de estabelecer uma parceria na nova pesquisa. “Entendemos que esse tipo de pesquisa pode ter um impacto grande. Apesar de ser uma pesquisa de genética básica, tem uma perspectiva de aplicação não só para o diagnóstico, mas para o prognóstico e o tratamento desse tipo de tumor, tão frequente em países em desenvolvimento”, evidenciou.

A primeira descoberta foi a relação dos tumores penianos com o HPV, já conhecido por ser um fator que influencia nos cânceres no colo do útero, na cabeça e no pescoço. Após alguns anos pesquisando o tumor, Silma Pereira submeteu um projeto de colaboração internacional com a médica Silvia Rogatto, brasileira que atua no Departamento de Genética Clínica do Hospital da Universidade do Sul da Dinamarca e que anteriormente já tinha realizado estudos acerca dos tumores de câncer de pênis.

Segundo Silma, o principal objetivo da pesquisa é fazer o sequenciamento genético desses tumores, isto é, buscar mutações que possam estar presentes nos tumores, para entender como essas alterações no material genético podem implicar na origem e na progressão desse tipo de câncer. 

Outra meta é estabelecer a linhagem celular dos tumores de pênis, que consiste em pegar as células tumorais, favorecer que se mantenham vivas e estimular a reprodução em laboratório, a fim de testar drogas antitumorais e observar como se comportam.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Laís Costa
Última alteração em: 25/03/2020 15:56

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

01/04/2020

15:07

Reveja a pesquisa de estudante que defende o uso de resíduos de podas em energia limpa SÃO LUÍS – “Os resíduos obtidos com a podagem podem ser utilizados como fonte de energia”, enfatizou a discente do...

01/04/2020

09:00

DCOM RÁDIO - UFMA lança campanha em apoio ao Hospital Universitário no combate à Covid SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão, junto com a Fundação Sousândrade e Fundação Josué Montello, lançaram, nesta segunda...

31/03/2020

18:43

Mais de mil profissionais do HU já foram capacitados para atender pacientes com Covid-19 SÃO LUÍS - Profissionais do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão sendo...

31/03/2020

17:40

TV UFMA contra o Coronavírus SÃO LUÍS - Na edição de hoje, a geriatra e professora da UFMA Jacira Serra presta esclarecimento sobre a Campanha...

31/03/2020

16:00

Grupo de pesquisa de jornalismo mantém suas produções em atividade pela internet IMPERATRIZ - Mesmo durante o isolamento social, estabelecido em todo o país em prevenção ao coronavírus, o grupo de pesquisa...
Fim do conteúdo da sessão