Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Ex-lavrador, egresso da UFMA, é o único maranhense aprovado em mestrado na UFPA

Publicado em: 14/02/2020

CODÓ – Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Codó, Raimundo Francisco Oliveira Nascimento foi o único entre os estados do Maranhão e Piauí aprovado no mestrado de Ciências Biológicas em Especialidade em Zoologia, na Universidade Federal do Pará. Ele falou da sua rotina de estudos, as dificuldades que teve e como a Universidade contribuiu para sua mais nova conquista.

No fim do ano passado, Francisco realizou a prova de seleção para o mestrado, em que concorreu com candidatos de vários estados do Brasil e até de outros países, sendo  aprovado com bolsa de estudos no programa. Com 24 anos, ele já trabalhou na roça, vendeu coxinha e picolé. Seu interesse pela ciência e pela biologia surgiu quando começou a participar de projetos de pesquisa e a ler biografias de grandes nomes da área como Charles Darwin, Mendel e Russel.

“Estudar na UFMA foi essencial para a minha aprovação. Primeiro, pelo ensino público e de qualidade; e, segundo, pelo apoio e incentivo dos professores do câmpus, além dos serviços de biblioteca e do laboratório de informática que ficam à disposição dos estudantes”, relatou.

O graduado estava diante de alguns desafios quando se deparou com os assuntos que seriam abordados na prova, que tinha o conteúdo todo em inglês, foi então que ele decidiu se dedicar arduamente. “Eu estudava de 9 a 12 horas por dia. A maior dificuldade foi o inglês, e também, como o curso é Ciências Naturais - Biologia, tive que estudar disciplinas mais específicas, como, por exemplo, Paleontologia, Tafonomia e Sistemática Filogenética. Todas essas horas de estudo que tive, passei na biblioteca da UFMA de Codó, à qual sou agradecido pelo apoio que tive. Sou grato também ao meu orientador, por todo o apoio, ensinamento e incentivo”, lembrou.

Para José Orlando, professor do câmpus de Codó e orientador de Raimundo, a sensação de vê-lo aprovado no programa é imensa.

“É gratificante e um orgulho ver um aluno que saiu do interior, trabalhou na roça, vendia coxinha e picolé e tinha um sonho, e esse sonho só foi possível realizar, por meio do estudo intensivo. Ele sempre foi um aluno dedicado, persistente e batalhador, conseguiu entrar na universidade e começou a ter uma visão diferente sobre a pesquisa e extensão”, contou.

O docente falou, ainda, da importância da aprovação do seu orientando, visto que o curso de Biologia, em Codó, é recente, e o programa de mestrado é um dos primeiros do Brasil, por isso é bem concorrido. “Ele é um exemplo para os outros estudantes do curso de Biologia, e para todos da instituição, porque, mesmo diante das dificuldades pelas quais passou, Francisco conseguiu vencer”, concluiu.

 A diretora do câmpus de Codó, Franciele dos Santos, enfatizou que essa é uma conquista para toda a comunidade acadêmica. “Nós temos a dizer que o resultado dele é um esforço coletivo pela manutenção da qualidade e da excelência na educação pública, que a melhor Universidade do Maranhão oferece. Para nós, é uma grande alegria, e nós acreditamos que Francisco é o primeiro de muitos professores e professoras formados por esse câmpus que vai voltar e contribuir para o desenvolvimento da região dos cocais, do Maranhão, e com a pesquisa e inovação”, afirmou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Walber Oliveira
Última alteração em: 14/02/2020 17:08

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

18/02/2020

18:30

RÁDIO DCom: UFMA São Bernardo vai sediar Jornada de Ciências Humanas e Sociais SÃO LUIS - No Cidade Universitária de hoje: abertas as inscrições para a Jornada de Ciências Humanas e Sociais do...

18/02/2020

17:24

Mestrado Acadêmico em Letras do câmpus de Bacabal oferece 27 vagas BACABAL – Estão abertas, até o dia 1º de abril, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa...

18/02/2020

16:22

UFMA divulga lista para reavaliação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos SÃO LUÍS - Para atender à ação civil pública de autoria da Defensoria Pública da União, processo número 1006985-57.2020.4.01.3700, a...

17/02/2020

18:10

RÁDIO DCom: Graduanda de Ciências Econômicas da UFMA fala sobre PAC SÃO LUÍS - O Cidade Universitária Entrevista desta semana recebe Larissa Curvelo, graduanda em Ciências Econômicas da Universidade Federal do...

17/02/2020

18:03

Enepet abre inscrições para submissão de propostas para oficinas e minicursos SÃO LUÍS – Para compor a programação de um dos maiores eventos do Programa de Educação Tutorial, a organização do...
Fim do conteúdo da sessão