Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Segundo pesquisa, UFMA está entre as universidades que mais acolhem estudantes com deficiência

Publicado em: 03/12/2019

SÃO LUÍS - No dia internacional da pessoa com deficiência, a Universidade Federal do Maranhão é destaque em publicação da revista Quero Bolsa, como a 27ª instituição que mais recebe estudantes com algum tipo de deficiência. “Apenas 51 faculdades brasileiras com mais de 5 mil matrículas possuem até 1% de alunos deficientes, são essas instituições que ajudam o país a ser um lugar bem mais inclusivo”, afirmou Janaína Andrade, representante da revista Quero Bolsa. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2018, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem se mostrou bastante feliz com a notícia foi a diretora de acessibilidade da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (DAce-Proen-UFMA), Maria Nilza Silva Oliveira. “Recebemos o resultado dessa pesquisa com muita satisfação porque isso prova que, de fato, existe um trabalho sendo feito pela equipe de servidores e professores que proporcionam esse avanço em matéria de inclusão das pessoas com deficiência e necessidades especiais dentro da Universidade”.

Atualmente, a Biblioteca Central lançará um manual de orientação de trabalho de TCC acessível a esses estudantes, sendo disponibilizado em braile e em áudio.

Outro projeto de inclusão pensado pela Universidade é o programa de monitores com deficiência para interação entre alunos e o fomento a atividades práticas. “Estamos trazendo o estudante Thiago Ferreira Santos, do curso de Teatro, para trabalhar conosco a partir de hoje. Ele é surdo e vai usar a língua de sinais, o que expande horizontes e se traduz na possibilidade para os servidores e a Universidade dentro do processo administrativo terem contato e troca de experiências com surdos e com a língua de sinais”, explicou Maria Nilza Silva Oliveira.

Ela afirmou ainda que há vários equipamentos disponibilizados pela Universidade para os alunos com necessidades especiais, como lupas, notebooks especiais, impressão em braile, trabalho de revisão e arquivos digitais; tudo adaptado para atendê-los de forma digna. Maria Nilza afirmou também que o núcleo está preparando o hino da UFMA na língua brasileira de sinais.

Sobre a reunião com os estudantes realizada na quinta-feira, 28 de novembro, a diretora lembrou com carinho das sugestões dos alunos. “No dia em que fizemos a reunião, o interessante foi que eles sugeriram fazer o acolhimento dos novos alunos que devem chegar no próximo semestre. Achei a ideia fantástica, porque se traduz numa maior aproximação para que eles se sintam apoiados e incluídos na comunidade acadêmica, sabendo que existem pessoas iguais a eles aqui. É claro que ainda temos algumas dificuldades, mas procuramos minimizá-las ao máximo. Quando a revista pontua esse ranking, em que aparecemos em posição de destaque, nos motiva ainda mais a trabalhar em função da acessibilidade”, finalizou.

Por dentro do assunto

Quero Bolsa é uma plataforma de inclusão de estudantes no Ensino Superior. Nessa segunda-feira, a revista publicou a notícia falando do ranking nacional. Clique para ler.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Emerson Araújo
Última alteração em: 04/12/2019 17:46

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

05/12/2019

18:35

Aviso de interrupção no fornecimento de energia elétrica nessa quarta, 6 SÃO LUÍS- A Prefeitura de Câmpus da Universidade Federal do Maranhão informa que, na quarta-feira, 6, haverá interrupção no fornecimento de...

05/12/2019

16:10

TV ASCOM: UFMA realiza I Simpósio de Biodiversidade e Conservação São Luís - Com o intuito de ampliar a discussão sobre a ciência aplicada à proteção da biodiversidade, o Programa...

05/12/2019

14:27

Abertura do I Simpósio de Biodiversidade aborda as transformações do cenário local SÃO LUÍS – Na manhã desta quinta-feira, 5, foi realizada a abertura do I Simpósio de Biodiversidade e Conservação, no...

05/12/2019

13:50

Mesa-redonda do PGCult aborda assuntos relacionados a mídia e linguagens SÃO LUÍS – Com o intuito de discutir as pesquisas e trabalhos desenvolvidos a partir da interdisciplinaridade das ciências humanas...

05/12/2019

12:10

Hoje tem alimentos saudáveis na I Feira da Resex de Tauá-Mirim, que vai até as 14h30 SÃO LUÍS – Com alimentos saudáveis desenvolvidos em povoados que fazem uso da agricultura familiar da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim,...
Fim do conteúdo da sessão