Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Abertura da IV Escola de Química aborda a importância da saúde mental no meio acadêmico

Publicado em: 14/11/2019

SÃO LUÍS – Na manhã de segunda-feira, 11, foi realizada a abertura da IV Escola de Química, no Auditório Central da UFMA, evento que é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim). Este ano, o evento tem como tema as “Tendências em Química: o papel do professor-pesquisador-empreendedor”, com a pesquisadora da Universidade Federal do Piauí Carla Eiras ministrando a palestra “Inteligência emocional e felicidade no meio acadêmico”.

Apresentar o papel e a multidisciplinaridade da Química como ciência, aplicada nas novas tendências, nos desafios e nas perspectivas dentro da academia e do mercado empreendedor é o objetivo a ser traçado pelo evento, segundo a coordenadora do evento, Ana Clecia Alcântara.

“Nós planejamos a Escola de Química deste ano de uma forma diferente, com uma nova cara. Queremos falar do papel do professor, pesquisador e empreendedor em vários ramos da Química e, para isso, convidamos palestrantes nacionais e locais de algumas diferentes áreas da Química, como é o caso da Carla Eiras, que trouxe a inteligência emocional e como os profissionais devem se preparar para esse novo mercado”, afirmou Ana Clecia Alcântara.

Com alguns questionamentos sobre as mudanças no mercado e a influência das novas tecnologias nas profissões, a professora da Universidade Federal do Piauí Carla Eiras deu início à sua palestra, trazendo também uma reflexão sobre o conhecimento técnico e a parte emocional de cada profissional.

Por eu ser da área de exatas e hoje estar trabalhando com a área tecnológica, eu tenho visto a importância de cuidar do lado emocional dos alunos. As universidades têm se preocupado muito mais com a parte do conhecimento técnico e estão esquecendo a parte emocional, habilidades importantíssimas que estão sendo pedidas pelo mercado”, comentou.

Ela ainda falou sobre a importância de se trabalhar esse lado emocional dos futuros profissionais. “Nós vemos nossos alunos cada vez mais introspectivos, competitivos, se isolando uns dos outros, justamente o contrário do que o mercado está pedindo, que é justamente o líder motivador e engajado com a empresa. Dentro do ambiente acadêmico, hoje, a segunda causa de morte de estudantes é o suicídio, a ansiedade e a depressão, com todas essas dificuldades. Temos que mostrar para eles que a importância do gerenciamento das emoções em toda carreira é ponto chave da nossa discussão”, enfatizou.

A estudante de Engenharia Química Cecília Alves viu a IV Escola de Química como um espaço para ampliar seus conhecimentos e aprendizados na sua área. “É a primeira edição do evento em que eu estou participando, e essa abordagem da inteligência emocional dentro do meio acadêmico foi o que me motivou a vir, pois sabemos que, atualmente, os estudantes estão cada vez mais estressados com as atividades diárias na academia, e trabalhar esse aspecto para o mercado de trabalho é muito importante”, afirmou.

O evento contou com a participação de 350 inscritos em três dias de programação, com palestras e minicursos ministrados por professores da UFMA, UFPI, UNIARA, UNICEUMA, IFMA, UFC e, de representantes da empresa Suzano Papel e Celulose. Foram submetidos 50 trabalhos dentre eles, projeto “Meninas da Ciência”, apresentado por estudantes do ensino médio.  A IV Escola de Química foi um espaço de discussão voltado, principalmente, para as novas tendências, desafios e perspectivas do papel do químico nos setores de ensino, pesquisa e inovação.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Patrícia Carvalho
Última alteração em: 14/11/2019 18:16

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

05/12/2019

18:35

Aviso de interrupção no fornecimento de energia elétrica nessa quarta, 6 SÃO LUÍS- A Prefeitura de Câmpus da Universidade Federal do Maranhão informa que, na quarta-feira, 6, haverá interrupção no fornecimento de...

05/12/2019

16:10

TV ASCOM: UFMA realiza I Simpósio de Biodiversidade e Conservação São Luís - Com o intuito de ampliar a discussão sobre a ciência aplicada à proteção da biodiversidade, o Programa...

05/12/2019

14:27

Abertura do I Simpósio de Biodiversidade aborda as transformações do cenário local SÃO LUÍS – Na manhã desta quinta-feira, 5, foi realizada a abertura do I Simpósio de Biodiversidade e Conservação, no...

05/12/2019

13:50

Mesa-redonda do PGCult aborda assuntos relacionados a mídia e linguagens SÃO LUÍS – Com o intuito de discutir as pesquisas e trabalhos desenvolvidos a partir da interdisciplinaridade das ciências humanas...

05/12/2019

12:10

Hoje tem alimentos saudáveis na I Feira da Resex de Tauá-Mirim, que vai até as 14h30 SÃO LUÍS – Com alimentos saudáveis desenvolvidos em povoados que fazem uso da agricultura familiar da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim,...
Fim do conteúdo da sessão