Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA alcança, na avaliação do RUF, o título de melhor Universidade do Maranhão

Publicado em: 08/10/2019

São Luís - A Universidade Federal do Maranhão, mais uma vez, alcançou o título de Melhor Universidade do Estado, segundo o Ranking Universitário da Folha 2019 (RUF), cujo resultado foi divulgado nessa segunda, 7.

Entre as 197 universidades públicas e privadas do país que passaram pela avaliação, a UFMA galgou o 51º lugar. Desde 2012, quando a Folha iniciou o processo de ranqueamento das Instituições de ensino superior brasileiras, a UFMA vem ratificando seu protagonismo e sua relevância no contexto  maranhense e na região Nordeste.

Para a reitora Nair Portela, “os dados avaliativos do RUF refletem o esforço e a dedicação da gestão da Universidade, que, mesmo com o cenário econômico fragilizado, tem alcançado importantes conquistas, garantindo o padrão de excelência da UFMA e cumprindo com a responsabilidade social de formar sujeitos preparados para enfrentar os desafios da vida”.

O que é o RUF?

Conhecido como RUF, o Ranking Universitário da Folha é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do Brasil e as 40 carreiras com mais estudantes matriculados no país. Usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, considerando cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.


Histórico de crescimento e avaliação positiva

No que tange à internacionalização, a UFMA saiu da posição 98, em 2018, para 89, em 2019, refletindo os crescentes investimentos nesse campo por meio de bolsas e projetos desenvolvidos pela Universidade.

Outro aspecto relevante é o incentivo à produção científica, que levou a Universidade a sair da posição 68, em 2018, para 58, em 2019. O ensino também cresceu, deixando de ocupar o 73º lugar no ano passado, para 65º, neste ano.

“O RUF é um indicador importante para a Universidade, uma oportunidade de comemorarmos os resultados positivos, mas, também, de analisarmos nossas fragilidades, propondo políticas e estratégias para superá-las, desafios que fazem parte da sistemática da UFMA”, declara o procurador Institucional, Romildo Sampaio. Ele ainda ressalta que das 40 carreiras avaliadas pelo RUF, a UFMA oferta cursos em 31 delas. Dessas, a Universidade possui o melhor curso do estado em 30.

Já para a pró-reitora de ensino, Dourivan Câmara, “análises avaliativas como o RUF abrangem a complexidade da universidade e servem como bússola, que, no caso da UFMA, tem indicado que estamos, degrau a degrau, aperfeiçoando processos e direcionando eficazmente nossas práticas educativas”.

As avaliações pelas quais a universidade passa, todos os anos, mostram que a UFMA, apesar das dificuldades orçamentárias que começaram já em 2015, vem superando com serenidade os desafios e consolidando os avanços. A UFMA protagoniza, no Maranhão, com a busca contínua pelo aprimoramento, a pesquisa, o ensino, a inserção de profissionais no mercado, a internacionalização e a inovação.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Última alteração em: 08/10/2019 18:08

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

24/09/2020

09:00

Câmpus de Grajaú promove nesta quinta-feira live sobre suícidio na população LGBTQIA+ GRAJAÚ - A Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Grajaú, realizará nesta quinta-feira (24), uma live com o tema “A descoloração...

24/09/2020

08:30

Projeto sobre cenário de podcasts em São Luís é aprovado no Mestrado em Comunicação da UFMA SÃO LUÍS – Graduado em Comunicação - Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão, Jefferson Saylon Lima de Sousa...

24/09/2020

08:00

I Jornada de Combate ao Racismo no Ensino Superior ocorrerá até essa sexta-feira, 25 SÃO LUÍS - ”Nosso papel enquanto universidade é combater o racismo a partir de políticas afirmativas e educação étnico-raciais”: com...

23/09/2020

21:10

Pesquisa aponta redução de gases poluentes durante os cinco primeiros meses da pandemia SÃO LUÍS - A pandemia da covid-19 interferiu de diversas formas na vida de todos, e o meio ambiente também...

23/09/2020

19:36

Pesquisadora fala à Rádio Universidade sobre premiação no Congresso de Ciência e Tecnologia SÃO LUÍS - “A pesquisa pode beneficiar a comunidade científica e a comunidade local, pois o lugar onde foram realizadas...
Fim do conteúdo da sessão